Desde março de 2024, comecei a experienciar variações de pressão da água de forma esporádica. Esta situação foi-se agravando progressivamente, repetindo-se ao longo do dia, até que em março de 2025, a frequência e intensidade dos problemas me levaram a enviar o primeiro e-mail de reclamação formal (14 de março de 2025)
A situação afeta gravemente o dia a dia, com exemplos como o esquentador a desligar durante o banho e a máquina de lavar a demorar o dobro do tempo. É importante notar que, desde a contratação do serviço em maio de 2022, a estabilidade da pressão era adequada, apesar da idade do prédio.
Cronologia dos Contactos e o Tratamento do Problema:
- 14 de março de 2025: Apresentei a primeira reclamação formal à SMS Setúbal via e-mail. Recebi uma resposta automática de registo e análise do pedido.
- 18 de março de 2025: Um técnico da SMS Setúbal visitou a minha residência e confirmou que o problema era da "pressão da água na zona", e não da minha instalação ou contador. Contudo, não foi apresentado um plano de ação claro.
- 31 de março de 2025: Perante a ausência de seguimento e o agravamento do problema, enviei um e-mail com um histórico detalhado das variações.
- 8 de abril de 2025: A SMS Setúbal agendou uma nova visita para "mais despistes".
- 11 de abril de 2025: Realizou-se a visita técnica. Posteriormente, a SMS Setúbal enviou um e-mail informando que a "pressão registada no local foi de 3 bar" e que procederam à troca do contador. No entanto, a medição que me foi mostrada no local era de aproximadamente 2,45 bar.
- 11 de abril de 2025 (Minha Resposta): Respondi de imediato a corrigir o valor da pressão e a reiterar que a questão principal é a variação constante da pressão ao longo do dia, e não uma medição pontual. Apesar de ter recebido uma resposta automática, não obtive qualquer resposta subsequente a este meu contacto.
- 3 de junho de 2025: Perante a falta de resolução e acompanhamento, registei a primeira reclamação formal no Livro de Reclamações Eletrónico (Nº ROR00000000045290435).
- 5 de junho de 2025: Recebi uma chamada da SMS Setúbal. Durante a chamada, foi-me questionado se o problema persistia e, de forma preocupante, voltaram a perguntar se o edifício tinha bomba de água, questão já esclarecida na primeira visita técnica. Esta repetição de perguntas e a perceção de sugestões contraditórias (que o problema seria do edifício) denotam má gestão do processo e falta de conhecimento do histórico do caso.
- 5 de junho de 2025: Como resultado da chamada e da persistência do problema, registei uma segunda reclamação no Livro de Reclamações (Nº ROR00000000045292263), associada à primeira, para detalhar os novos factos e exigir um relatório das ações tomadas.
Conclusão sobre o Atendimento e Recomendações:
A minha experiência com os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS Setúbal) tem demonstrado uma falta de resolução efetiva dos problemas e, infelizmente, práticas que visam disfarçar o volume real de reclamações. Ao contactar as oficinas ou por telefone, as interações com o apoio ao cliente muitas vezes parecem focadas em 'fechar' o caso rapidamente para fins internos, sem que o problema real seja solucionado. Isto resulta num 'atendimento' que é apenas uma formalidade, mas na prática não resolve nada.
É crucial, ao contactar a SMS Setúbal (seja presencialmente ou por telefone), pedir SEMPRE o NÚMERO DE RECLAMAÇÃO. Isto obriga-os a registar o seu problema no sistema. Se o seu problema não for resolvido, não hesite em fazer uma reclamação formal através do Livro de Reclamações Eletrónico. É o canal correto para ser levado a sério e aciona a Entidade Reguladora.
Ao preencher, procure pelo fornecedor como 'SM de Setúbal', que é como está registado no Livro de Reclamações. Recorde que, após o registo do seu Livro de Reclamações, o fornecedor tem 15 dias úteis para lhe dar uma resposta. Caso esta não seja satisfatória ou não a receba, deve contactar a ERSAR, que é a Entidade Reguladora e o organismo competente para o ajudar a tomar os passos seguintes.