Venho, por este meio, expor uma situação que ocorreu comigo no banco CTT e que o banco não está a querer resolver.No dia 16 de Dezembro de 2022 (6ª feira), às 13:49, foi feita uma transferência da minha conta no banco CTT, no valor de 5649,00€, para uma conta, também do banco CTT, com o NIB: PT50019300001050775210261, pertencente a um Fernando Oliveira. Transferência esta que não foi feita e nem autorizada por mim.Só tivemos conhecimento desta transferência quando, no dia seguinte (sábado), às 22:55, acedi à aplicação do banco para consultar a conta, contactando de imediato a linha de apoio do banco CTT (212697144). Contei, à funcionária que atendeu o telefonema, que lhe tinham roubado 5649,00€ da conta, tendo fornecido todos os dados a que tivemos acesso (NIB e nome do destinatário da transferência). A senhora disse que iria cancelar os códigos de acesso à conta, como medida de segurança, disse para enviarmos um e-mail para info@bancoctt.pt a expor a situação e aconselhou a dirigirmo-nos a um balcão do banco CTT na 2ªfeira seguinte, pois era fim-de-semana e não podia fazer mais nada. Enviei, logo em seguida, a reclamação por escrito para o referido endereço de e-mail, tendo ficado a aguardar uma resposta ou um contacto.Na 2ªfeira (dia 19), dirigimo-nos, logo ao abrir, ao balcão do banco CTT das Caldas da Rainha para expormos a situação e ver se conseguíamos reverter a transferência. A funcionária ligou a alguém para tentar saber o que tinha acontecido e fomos informados de que os meus códigos de acesso ao homebanking foram clonados e que fizeram essa transferência em meu nome. Fomos, ainda, informados de que a funcionária da linha de apoio ao cliente do banco CTT que falou com o meu marido no sábado, cancelou os códigos de acesso do meu marido, mas não cancelou os meus códigos (?????). Questionei como é que é possível alguém ter conseguido concluir essa transferência em meu nome se eu não recebi nenhum SMS a notificar-me da transferência e nenhum código para autorizá-la. A resposta foi que não sabiam e que tinham que investigar. Questionei, ainda, o porquê de no sábado, quando o meu marido fez a denúncia à linha de apoio do banco, a conta desse indivíduo não ter sido bloqueada. Foi-nos dito que não podem fazer isso sem terem a certeza de que realmente tinha havido uma fraude e que a transferência não tinha sido feita por nós e nos termos arrependido a seguir. Foi-nos dito, ainda, que o banco só aceitaria a nossa reclamação se apresentássemos um auto de denúncia feito na polícia.Dirigimo-nos, novamente, à PSP das Caldas da Rainha, agora com a informação de que não tinha havido nenhum engano e que tinha mesmo sido um roubo, e formalizámos a queixa, que seguiu para a Polícia Judiciária de Leiria.Voltámos ao banco para entregar a cópia do Auto de Denúncia e disseram-nos para esperar, que o banco iria investigar o que aconteceu e, depois, entraria em contacto connosco.Na falta de respostas e de qualquer contacto por parte do banco a dar uma explicação sobre o assunto, contactámos o balcão de Caldas da Rainha, algumas vezes, e a informação que sempre nos deram foi que “o caso está em análise”.Na passada 5ªfeira, dia 5 de Janeiro de 2023, recebi um e-mail do Banco CTT Reclamações (em resposta ao e-mail que enviei no dia 17 de Dezembro de 2022), onde me deram a seguinte resposta:“(...)Reportando-nos ao tema em assunto, na sequência da comunicação que nos remeteu denunciando a ocorrência de débito na sua Conta à Ordem que afirma não ter ordenado ou autorizado, e que nos mereceu a mais cuidada análise, cumpre-nos esclarecer que no cumprimento dos deveres a que se encontra vinculado, o Banco CTT encetou as diligências adequadas ao apuramento dos factos que nos transmitiu e demais circunstâncias que lhe pudessem estar associadas.As referidas diligências permitiram-nos concluir pela existência de fortes indícios relativos à criação ilegítima por terceiros de páginas de Internet aparentando (embora grosseiramente) pertencerem ao Banco CTT, tendo V. Exa. acedido às mesmas, o que permitiu a estes terceiros capturar ilicitamente as Suas credenciais de acesso aos canais digitais e, uma vez na sua posse, realizaram uma transação a débito.Mais esclarecemos que, o Banco CTT é alheio aos denominados fenómenos de cibercriminalidade, correspondentes aos factos aqui apurados, pese embora a adoção por parte desta instituição de um conjunto de medidas de prevenção em matéria de cibersegurança. (...)Certos de que o sucedido não afetará a confiança depositada no Banco CTT, e que muito nos honra, manifestamo-nos disponíveis para prestar a colaboração que, sendo possível, entenda necessária.”Ontem, dia 6 de Janeiro de 2023, contactei o banco a solicitar o detalhe dos movimentos feitos com os meus códigos de acesso no dia 16 de Dezembro de 2022, ao qual me responderam que só disponibilizarão essa informação mediante o pagamento de 50,00€.Ora, pela maneira como o banco CTT está a gerir este caso, descartando responsabilidades, não dando explicações, exigindo o pagamento de 50,00€ para me facultar informação sobre o que aconteceu e não restituindo o dinheiro que me foi roubado desta instituição bancária, não tendo eu dado qualquer autorização para tal (autorização essa que é sempre solicitada pelo banco, via sms, para concluir qualquer pagamento ou transferência bancária feita pelos clientes), ainda querem que eu mantenha a confiança no banco??? Quando o banco nada fez para me ajudar? E, ainda, quer ganhar dinheiro com esta situação que, segundo apurei, afetou vários clientes do banco? Sim, porque o meu caso não é o único. Várias pessoas foram lesadas naquela semana de Dezembro, sendo o seu dinheiro roubado das suas contas no banco CTT. Então o banco deixa vários clientes seus serem roubados e, simplesmente, descarta responsabilidades? Que segurança é que estes clientes têm para continuar a depositar o seu dinheiro num banco que não protege os seus bens?