No passado dia 14 de maio de 2023, Domingo, eu, Ana Castillo, Mãe de duas crianças transportadas pela empresa SmartRoute desde setembro 2022, recebemos via email da empresa SmartRoute a seguinte declaração:“Caros Pais / Encarregados de Educação,A SmartRoute tem-se focado na solução de necessidades de mobilidade com a preocupação de prestar serviços de transporte escolar, e de outras atividades, personalizados, fiáveis, com conforto, em segurança e pontuais.Para isso fomos sempre procurando evoluir para acompanhar o mercado. Assim, no passado ano celebramos uma parceria comercial que, à data, avaliamos como uma boa solução para melhorar e diversificar a qualidade do serviço a prestar aos nossos clientes.No entanto, na passada semana constatamos que esta opção não foi correta – não me querendo, neste momento, alongar em rebater qualquer informação que vos tenha chegado de forma abusiva através do nosso parceiro, e que será tratada em lugar próprio – o que me levou a tomar uma decisão muito difícil: suspender, com efeitos imediatos, o serviço de transporte.Com efeito, a confiança que os Pais depositam na SmartRoute quando nos confiam o transporte dos seus filhos / educandos, tem de ter respaldo na relação de confiança que a SmartRoute estabelece com os seus parceiros e/ou subcontratados. Esta foi quebrada, pelo que não poderemos manter esta parceria.Embora estejamos a procurar soluções alternativas que se enquadrem nos princípios que acima indiquei, não nos parece possível em tempo útil encontrar uma solução viável.Tenho consciência que vai ser difícil compatibilizar esta realidade com as agendas familiares, mas tenho que estar segura de que os vossos filhos são transportados em segurança e com fiabilidade como até aqui. É uma situação que muito lamento.Nos próximos dias, serão emitidos os documentos contabilísticos necessários para a anulação correspondente ao período do serviço não prestado e posterior reembolso dos valores correspondentes.Por fim, resta-me agradecer a confiança e a V. preferência na escolha da SmartRoute como parceiro no transporte escolar do(s) seus filho(s), na maioria dos casos, desde há vários anos.”Começamos o curso escolar 2022/2023 com o transporte das crianças de e para a escola dos nossos dois filhos com a empresa SmartRoute no mês de setembro.Durante todo o mês, várias vezes chegavam fora do horário combinado de manhã para vir buscar as crianças em casa o que resultava em frequentes atrasos na entrada da escola e reclamações por parte da professora por interromper o horário normal da aula.Perante a falta de soluções, ficou combinado que seríamos nós os pais passar a levar eles na escola dentro do horário assignado para a entrada e só manter o horário da tarde para a recolher as crianças na escola e levá-los para casa. Igualmente houve várias situações de atraso no horário estipulado (às 17:00 horas na escola) o que originou várias situações em que chegaram após as 18:00 (escola fechada) ou que tivemos que ser nós, os pais, a saírem rapidamente do trabalho para ir à escola e recolher as crianças antes do fecho da escola, para assim não ser penalizados com coimas ou inclusive a impossibilidade de deixar as crianças nos tempos livres após a terceira coima por atraso.Deixaram de prestar o serviço imediatamente (conforme carta citada anteriormente), a meados do mês de maio, com o curso escolar a terminar em junho o que trouxe muitas dificuldades para nós, os pais, uma vez que tínhamos agendamentos já confirmados para todo o mês de maio, a dificuldade em encontrar outra empresa de transporte de crianças nesta altura do ano e a repercussão a nível laboral.Ainda fomos nós os pais a tentar contatar várias vezes a empresa no dia a seguir do envio do email, segunda feira 15, até que conseguimos e demos a oportunidade de organizar-se e buscarem alternativas durante essa semana, chegando domingo 21 de maio sem resposta nenhuma por parte da SmartRoute.Além do incumprimento de contrato (rescisão com 60 dias de aviso prévio como descrito no mesmo), da rescisão imediata do serviço sem explicação clara nem razão aparente, pois continuou a prestar o serviço para outras crianças na mesma escola e nos mesmos horários, sem outra alternativa nem solução, da maneira em como foi realizado, sem comunicação verbal prévia, simplesmente um email no Domingo sem dar tempo nem para avisar às nossa entidades empregadoras, das ausências nas últimas horas de trabalho para ir buscar e da ausência de reembolso do valor pago, vemo-nos na delicada situação de fazer queixa da empresa SmartRoute a dia de hoje pelos motivos explicados.Queremos a correspondente restituição dos valores antecipados:Maio/2023 -> 151,25€Julho/2023 -> 302,50 e a compensação pelos outros prejuízos ocasionados.