back

Serviço e tratamento inaceitáveis

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. P.

Para: Norauto Portugal S.A.

29/08/2023

Bom dia,É com enorme desagrado que venho aqui relatar uma situação lamentável que se passou com a NORAUTO Aveiro e que remonta ao dia 15 de julho de 2023.Nesse dia, dirigi-me às instalações da NORAUTO em Aveiro para verificar porque é o ar condicionado (frio) do meu carro não estava a funcionar corretamente. Fui informado por um técnico da NORAUTO que o problema resultava de falta de líquido refrigerante, uma conclusão baseada no facto de eu nunca ter realizado uma carga desde a aquisição do veículo. A solução oferecida foi a realização de uma recarga, com a ressalva de que embora pudessem ser identificadas grandes fugas durante o processo, não seriam capazes de detetar microfugas. Em resultado, fui alertado de que existia a possibilidade de dentro de 1,5 a 2 anos, o ar condicionado voltar a perder a sua capacidade de refrigeração.Após considerar a situação, aceitei as condições propostas e efetuei o serviço de recarga num valor de 159,00 €. Contudo, ao deixar as instalações da NORAUTO, percebi imediatamente que o ar condicionado estava a emitir um ruído anormal, assemelhando-se a uma fuga. Apesar disso, dado que o sistema estava efetivamente a produzir ar frio, assumi que estava tudo em ordem e que era normal.No entanto, após um período de meras 2 a 3 semanas, o ar condicionado voltou a falhar, gradualmente reduzindo a sua capacidade de refrigeração até voltar ao estado inicial (antes da intervenção da NORAUTO).Desde então, tenho tentado resolver a situação através de contactos com a NORAUTO, mas até ao momento, não me foi oferecida qualquer solução viável. A única proposta apresentada foi a repetição do mesmo procedimento anterior, seguida pela cobrança de uma análise de fugas (no valor de 60€) e, posteriormente, do reparo das fugas (custo que não conseguem estimar). Esta abordagem representa uma completa desresponsabilização por parte da NORAUTO e uma tentativa lucrarem mais face a esta situação.Para agravar a situação, fui instruído a comparecer na loja de Aveiro no dia 27 de Agosto para repetir o procedimento realizado no dia 15 de Julho de forma a verificar a perda de massa do líquido refrigerante. Na visita, fui surpreendido pela recusa do responsável em analisar o ruído anormal do ar condicionado, problema este que se manifestou após a intervenção anterior da NORAUTO. Para além disso, o mesmo responsável, questionou a veracidade da informação dada sobre o prazo de 1,5 a 2 anos (mencionado acima), sugerindo indiretamente que eu e a minha mulher poderíamos estar a mentir. A situação foi tão desagradável que nos sentimos desconfortáveis em deixar o carro nas instalações da NORAUTO Aveiro, optando por sair sem realizar o procedimento. Ficou acordado que o responsável verificaria a veracidade das informações que relatámos com o técnico envolvido no processo e que me ligaria no dia seguinte para, caso se confirmasse a veracidade, efetuar um possível reembolso (situação surreal, parece saída de um filme). Até ao momento, nenhum contacto foi feito.Nesta fase, a situação é completamente lamentável, caracterizada por uma combinação de práticas questionáveis, incompetência e má educação. Assim, solicito o reembolso integral do montante de 159,00€ investidos no serviço inadequado prestado pela NORAUTO. Esta quantia é a compensação mínima por todo o transtorno e insatisfação associados a este procedimento.Agradeço e aguardo resolução imediata desta questão, sendo que irei proceder ao arranjo do ar condicionado noutra oficina.

Mensagens (2)

Norauto Portugal S.A.

Para: D. P.

30/08/2023

DATA NOT AVAILABLE

Norauto Portugal S.A.

Para: D. P.

30/08/2023

Boa tarde Sr.Pio espero que se encontre bem.No seu e-mail indica que pretende cito: " Agradeço e aguardo resoluçãoimediata desta questão", solicito o reembolso integral do montante de159,00EurApresento-lhe desde já as minhas desculpas em nome da Norauto.Apesar de todo o empenho e rigor das nossas equipas, o caráter humano donosso trabalho não nos isenta de falhar.Para minimizar os inconvenientes causados, *proponho-lhe a devolução domontante do serviço efetuado, neste caso 159Eur .*Aproveito ainda este email que vai ao encontro do seu pedido paraesclarecer alguns pontos por si referenciados.*Cito: ponto a)* " fui alertado de que existia a possibilidade de dentrode 1,5 a 2 anos, o ar condicionado voltar a perder a sua capacidade derefrigeração.* 1 - O que lhe foi explicado foi o prazo de manutenção recomendado para amanutenção do sistema de ar condicionado *Cito: *ponto b)* " Desde então, tenho tentado resolver a situaçãoatravés de contactos com a NORAUTO, mas até ao momento, não me foioferecida qualquer solução viável. A única proposta apresentada foi arepetição do mesmo procedimento anterior, seguida pela cobrança de umaanálise de fugas (no valor de 60Eur) e, posteriormente, do reparo das fugas(custo que não conseguem estimar).*Ponto c) cito* " Esta abordagem representa uma completadesresponsabilização por parte da NORAUTO e uma tentativa de lucrarem maisface a esta situação. Desde então, tenho tentado resolver a situaçãoatravés de contactos com a NORAUTO*Ponto d) Cito* " mas até ao momento, não me foi oferecida qualquersolução viável. "2 - *O Sr.Pio fez o serviço a 15/07/2023 de carregamento de arcondicionado, apenas e só, sendo que confirma que o mesmo ficou afuncionar, ora desta forma fica inequívoco que a avaria (detectada após 2 a3 semanas como refere) evidencia uma avaria no circuito (fuga) e não donosso serviço de carregamento.*3 - *O valor proposto (ponto b) visa a procura da avaria do sistema, e sódepois dessa análise seria possível a elaboração do custo de reparação.**O supracitado responde ainda ao ponto c), onde de forma simples se percebeque não há lugar a como o Sr.Pio disse "* tentativa de lucrarem mais facea esta situação", . e comprova ainda respondendo ao ponto d) que lhe foiproposto "solução viável"*Ponto e) cito: "* Até ao momento, nenhum contacto foi feito"4 - *O Sr Pio veio reclamar o serviço no dia 27/08/2023 ou seja mais de 40dias após efetuar o serviço nas nossas instalações (15/07/2023), e foicontactado dia 29/08/2023 (menos de 48 horas) após apresentação da suareclamação. **Sendo que o colega Rafael Pereira o contactou via telefone no dia29/08/2023 às 12h49, informando que iríamos proceder aoreembolso supracitado.*Esclarecidos estes pontos, pedimos ao Sr.Pio que *nos próximos 7 diascompareça na nossa loja, com a fatura do serviço efetuado para irmos aoencontro do seu pedido e satisfação. *-- Samuel SantosDiretor de CentroNorauto: mobilePhone] 234 102400: emailAddress] dir06005@norauto.pt: website] www.norauto.pt


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.