Boa tarde,
Venho por este meio reclamar formalmente dos serviços da MEO, expondo uma situação que considero desastrosa.
Iniciei o processo de mudança de casa, para uma moradia de nova construção num loteamento com outras 12 casas numa das 3 maiores cidades do país e sem ser na periferia, sensivelmente em meados de Junho de 2024, dando especial atenção à necessidade de ter internet na nova moradia devido a requisitos do meu trabalho.
Entrando em contacto com a MEO para dar essa indicação, informaram-me que o loteamento não tinha ainda cobertura de fibra ótica, e que se fosse do meu interesse, iriam enviar uma equipa técnica para avaliar a possibilidade de extensão da rede MEO para o novo loteamento. Chegaram até a indicar que este processo teria um custo de 60€, que naturalmente estaria disposto a pagar. Expus ainda nesse mês que todos os meus futuros vizinhos estavam também a aguardar que um fornecedor de internet de alta velocidade passasse os cabos de fibra para optarem por esse fornecedor, ou seja, todos potenciais clientes MEO caso acedessem ao meu pedido.
Tranquilizaram-me indicando que aquela região já era zona MEO e que muito possivelmente a extensão da rede estaria concluída em 90 dias, caso houvesse condições para tal, pois é do total interesse da MEO expandir a sua rede de serviços principalmente a de cobertura de fibra ótica.
Passado mais de 1 mês e após muita insistência da minha parte, informaram-me que a equipa técnica passou no loteamento e indicou que ainda não havia condições para ter fibra ótica no loteamento, para voltar a contactar daí a 3 ou 4 meses.
Mudei de casa a 10 de Outubro de 2024, voltei a questionar pela fibra ótica e sem pedir qualquer aval de equipa técnicas rapidamente me indicaram que ainda não haviam condições. Obrigaram-me então a assinar um contrato de 24 meses de MEO satélite, pelo mesmo valor do meu anterior contrato (que já tinha fibra 400Mbits) mas com internet 4G de 40Mbits.
Não assinei nenhum contrato, pois não tinha qualquer garantia que iriam colocar fibra ótica num futuro próximo caso eu assinasse contrato com a MEO, nem que a internet seria suficiente para exercer as minhas funções profissionais. Posteriormente indicaram-me que não assinar o mesmo, através da plataforma da MEO equivale a consentir. Ridículo.
Para minha surpresa, no dia 12 de Dezembro de 2024, estavam técnicos de uma empresa local a passar cabos de fibra ótica no loteamento. Abordei os senhores, que tinham coletes da Vodafone, que indicaram que o meu vizinho do lado era um potencial cliente, e por isso passaram o cabo até aqui. Indiquei que tinha falado com a MEO e que me tinha esclarecido que não havia condições para passar a fibra, ao qual o técnico da Vodafone negou e indicou que “a MEO só não passa a fibra aqui se não for do seu interesse”.
Entro imediatamente em contacto com a MEO expondo a situação, que me voltam a indicar passado 15 minutos em espera que não há cobertura fibra e que ainda não há possibilidade de o fazer neste momento. Exigi que fosse enviada uma equipa técnica então para averiguar essa impossibilidade, que deu origem a uma reclamação urgente internamente na MEO. Ligaram-me de volta no dia seguinte antes das 9h manhã para confirmar que não havia condições de colocar fibra no loteamento. Voltei a indicar que a concorrência esteve a fazê-lo no dia anterior e expus todo o processo até à data onde o assistente da MEO simplesmente indica que “a MEO não tem de expandir a sua cobertura só porque uma pessoa quer, que não é assim que funciona!”.
Face a esta postura só me resta, com esta reclamação, uma de duas ações imediatas: ou a MEO realmente envia cá uma equipa para colocar a fibra ótica porque já foi demonstrado pela Vodafone que as condições estão mais que reunidas. Em alternativa vou avançar com a rescisão de contrato por justa causa dado que a MEO continua me nega a possibilidade de exercer as minhas funções profissionais em condições mínimas, principalmente a uma cliente de há mais de 20 anos.
Para referência o n° de cliente é o 122 265 57 34.
Obrigado.