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Sem médico de família

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. S.

Para: USF Gago Coutinho

14/02/2023

Desde que nasci que sempre fui utente do Centro de Saúde de Alhandra (USF), assim como a minha família, mas devido ao facto do nosso médico, Dr. Rui de Almeida, assim como outros se terem reformado, ficámos todos sem médico de família, comunicado por carta. Foi-me indicado para me ir inscrever na Unidade de Saúde de Alverca, coisa que fiz no dia 08/02/2023. Quando questionei como seria o procedimento caso necessitasse de uma consulta, foi-me dito que teria de ir para a Póvoa de Santa Iria, +- 10 km da minha residência. Isto é inaceitável!Se não têm médicos, contratem mais! É por estas e por outras que cada vez mais se recorre ao privado.Quanto tiver necessidade de uma consulta, continuarei a ir às vagas do dia na USF de Alhandra ou de Alverca, até ter médico atribuído, não vou para a Póvoa.

Mensagens (2)

USF Gago Coutinho

Para: M. S.

14/02/2023

'‹Caro utente,Informamos que por motivo de igualdade de acesso a todos os utentes, as marcações são feitas pela equipa administrativa, através de telefone, email ou presencialmente na secretaria.O EMAIL GERAL DEVERÁ SER UTILIZADO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA AS QUESTa•ES ABAIXO INDICADAS.Email médico encerrado para contatos com os utentes, exceto situações previamente combinadas e/ou autorizadas pelo médico de família (ex: envio de resultado de exames).Emails com resultados de exames sem o formulário de autorização do médico não serão encaminhados. Deverá efetuar marcação de consulta de Saúde de Adultos.Se houver alterações significativas nos resultados dos exames poderá ser solicitada a marcação de consulta Aberta, que será realizada pelo médico que tiver vaga de marcação.Qualquer outra situação deverá ser orientada com a nossa equipa de secretariado através dos contatos gerais da unidadeCONTACTOS ACTUALMENTE EM USO:Telefone da USF: 21 957 97 73Email da USF: usf.gagocoutinho@arslvt.min-saude.ptAs marcações de consulta na Unidade passarão a ser realizadas EXCLUSIVAMENTE da seguinte forma:- Consulta aberta (doença aguda-consulta urgente)/ início de "baixa": presencial ou telefónica- Renovação de receituário: presencial ou email da USF (devem conter nome completo, n° de utente e nome/dose dos medicamentos necessários.)- Vigilância de saúde de adultos (pedir exames de rotina): presencial, telefónica ou email da USF- Vigilância de saúde infantil (1ª. Consulta de vida, 2 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses, 15 meses, 18 meses, 2 anos, anos, 4 anos, 5 anos, 6/7anos, 8 anos, 10 anos, 12/13 anos, 15/18 anos), planeamento familiar, saúde materna ou diabetes: presencial, telefónica ou email da USF.

M. S.

Para: USF Gago Coutinho

14/02/2023

Boa noite, desde j&#225 agrade&#231o a vossa resposta c&#233lere. N&#227o obstante, creio que a minha reclama&#231&#227o n&#227o foi compreendida. Passo a explicar, a minha indigna&#231&#227o prende-se com o facto de ter sido informado por carta de que fiquei sem m&#233dico de fam&#237lia, tal como os meus pais e que ter&#237amos de nos inscrever no Centro de Sa&#250de da nossa &#225rea de resid&#234ncia. Sendo que resido no Sobralinho e a respectiva freguesia foi agregada a Alverca, foi-me informado, ao ter contactado telefonicamente a USF de Alhandra, pela senhora Susana Costa (se n&#227o me falha a mem&#243ria) de que teria de me inscrever no Centro de Sa&#250de de Alverca para ter m&#233dico de fam&#237lia. Foi o que fiz no dia 08/02/2023, inscrevi-me e aos meus pais e av&#243 paterna, na USF Gago Coutinho. Fic&#225mos sem m&#233dico de fam&#237lia porque o Dr. Rui de Almeida, assim como outros da USF de Alhandra se reformaram, e &#233 nesse sentido que reclamo o facto de n&#227o contratarem mais m&#233dicos para me/nos atenderem e termos de ser &quotredistribu&#237dos&quot por outros centros de sa&#250de. Foi-me informado pela senhora da USF Gago Coutinho, Maria Jos&#233 Santos, que basicamente na USF Gago Coutinho apenas passavam receitu&#225rio, faziam tratamentos, e prorroga&#231&#245es de baixas, sendo que a 1&#170 teria que ser passada pelo Centro de Sa&#250de da P&#243voa de Santa Iria assim como os demais servi&#231os. Indicar-me que existe a possibilidade de &quotConsulta aberta (doen&#231a aguda-consulta urgente)/ in&#237cio de &quotbaixa&quot: presencial ou telef&#243nica&quot n&#227o invalida a minha indigna&#231&#227o/reclama&#231&#227o nem resolve o facto de ter ficado sem o m&#233dico de fam&#237lia que me acompanhava desde que nasci, ter sido &quotrecambiado&quot para Alverca/P&#243voa de Santa Iria (+-10 km da minha resid&#234ncia) conforme os servi&#231os prestados, e ser atendido (se tiver a sorte de conseguir a vaga do dia) por um qualquer m&#233dico que esteja de servi&#231o e que me desconhece e e vice-versa, que n&#227o faz ideia do meu hist&#243rico de sa&#250de. N&#227o me venham dizer que os m&#233dicos t&#234m acesso &#224 nosso hist&#243rico, que isso tamb&#233m eu sei, mas n&#227o &#233 a mesma coisa.Uma nota final, o desleixo com que fizeram esse email de resposta, com erros, CAPS, provavelmente copy/paste e sem sequer assinarem, &#233 tamb&#233m ilustrativo do estado em que encontram os servi&#231os p&#250blicos, e neste caso o SNS.Cumprimentos.


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