Reclamação
J. P.
Para: BOSCH
No passado dia 21-jul entreguei uma torradeira no representante autorizado de reparação de pequenos eletrodomésticos Bosch, NARSIL.A torradeira foi adquirida a 15-jan deste ano e entretanto avariou. O tempo foi passando e nunca recebi nenhum contacto, nem da Bosch, nem do representante. Entretanto contactei o representante insistentemente e a resposta era sempre a mesma: dificuldades em ter peças disponíveis por causa da pandemia. Mais tarde alteraram o discurso indicando que a Bosch iria enviar um modelo diferente substituindo-o. Na verdade continuava sem nada receber. Já em outubro, perante a minha insistência, e sem resposta concreta da Bosch, o representante decidiu, por sua iniciativa, ceder-me uma outra torradeira até a minha estar pronta ou enviarem-me uma nova. Aceitei a boa vontade do representante em tentar minimizar o problema (a responsabilidade era da Bosch que não resolvia o problema da torradeira) apesar de ser uma torradeira significativamente inferior (preço de mercado de cerca de 1/5).Referiram-me que a Bosch nunca se tinha comportado desta forma, e que decidiram proceder assim para tentar minimizar o meu dano. Hoje, dia 9-dez, decorridos mais de 140 dias da entrega da torradeira, continuo à espera da reparação definitiva da Bosch ou de um novo equipamento igual. Recordo que, por lei, a reparação ou a substituição devem ser realizadas no prazo máximo de 30 dias.Entretanto contactei a Bosch diretamente, em três ocasiões: Por vezes não obtive resposta, e por outras apenas o costume a indicar que iriam ver o que se passava e encaminhar o assunto. Os meus contactos com a Bosch foram a 1-nov, 17-nov e 7-dez.
Mensagens (4)
BOSCH
Para: J. P.
POR FAVOR NÃO RESPONDA A ESTE E-MAIL.Exm.° (ª) Senhor (ª)Acusamos a recepção do seu e-mail que mereceu a nossa melhor atenção.Informamos que o mesmo foi encaminhado para o respectivo departamento para análise.Tentaremos ser breves em dar-lhe feedback sobre o seu assunto.Dear Sir or Madam,We confirm the reception of your email that deserved our best attention.Please be advised that the same was forwarded to the respective department for analysis.We will try to be brief in giving you feedback on your subject.Com os melhores cumprimentos, Best regards,CarelineServiço de Apoio ao Cliente, Customer ServiceBSHP - Electrodomésticos, Lda.Sede: R. do Alto do Montijo, 15, 2790-012 Carnaxide - Portugal:www.bsh-group.comPessoa Colectiva, Contrib. N° 501 861 718Capital Social 1.500.000REEE- N° de Registo de Produtor EEE PT 000200--------------------------------------------------------------------------------------Esta mensagem é para uso exclusivo do destinatário e pode conter segredos comerciais ou outra informação confidencial e privilegiada. É proibida qualquer utilização, reprodução, revisão, distribuição ou publicação desta mensagem. Se tiver recebido esta mensagem por engano, agradecemos que nos informe imediatamente respondendo para o e-mail do remetente, e que elimine esta mensagem sem a reproduzir, incluindo eventuais anexos e cópias que a tenham acompanhado.
BOSCH
Para: J. P.
Ex.mos SrsSomos a informar termos hoje respondido ao cliente com resposta da marcaCliente tem aparelho de empréstimo fornecido pelo reparador para utilizar até ser fornecido de fábrica aparelho novo, no entanto como a marca não tem stock ou previsão de entrega de aparelho novo foi aconselhado cliente a solicitar junto da loja o credito, como solução comercialCom os melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteBSHP Electrodomésticos, Sociedade Unipessoal, Lda.Sede: R. do Alto do Montijo, 15, 2790-012 Carnaxide - Portugal:www.bsh-group.comPessoa Colectiva, Contrib. N° 501 861 718Capital Social Eur 1.500.000REEE- N° de Registo de Produtor EEE PT 000200--------------------------------------------------------------------------------------Esta mensagem é para uso exclusivo do destinatário e pode conter segredos comerciais ou outra informação confidencial e privilegiada. É proibida qualquer utilização, reprodução, revisão, distribuição ou publicação desta mensagem. Se tiver recebido esta mensagem por engano, agradecemos que nos informe imediatamente respondendo para o e-mail do remetente, e que elimine esta mensagem sem a reproduzir, incluindo eventuais anexos e cópias que a tenham acompanhado.Texto original
J. P.
Para: BOSCH
Transcrevo a Vossa resposta: Ex.mo SrEm resposta ao exposto e na impossibilidade de resposta da marca em tempo útil somos a indicar que solicitamos Vossa Exa se dirija as instalações do reparador, acompanhado do aparelho que lhe foi cedido de empréstimo pelo mesmo, levantar o seu equipamento e fatura para junto da loja solicitar que olhe seja efetuado crédito Lamentamos a situação mas não existe aparelho para substituição igual ou superior em fábrica com previsão de fornecimento para ser possivel procedermos a troca do aparelho a Vossa Exa.Vai ser igualmente contacto pelo nosso reparador, caso ainda não tenha sido já contactadoCom os melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteA minha resposta:Boa tarde. Não me conformo com a situação. Foram necessárias várias reclamações e ao final de mais de 140 dias a resposta é esta!Porque não responderam desta mesma forma mas ao final de 30 dias conforme previsto na lei?Quem suportará os custos de ir novamente levantar a torradeira e ir entregá-la ao vendedor? A compra foi feita online sem custos de transporte mas concerteza que a devolução não será.O vendedor foi contactado? Não me parece que aceite a devolução sem aviso da vossa parte nesse sentido. Não tem porque o fazer. Aliás, inicialmente contactei-o para acionar a garantia e informou-me que deveria entregar a torradeira num agente reparador.Como serei indemnizado pela privação de utilização da torradeira? Aguardo uma resposta clara e explícita às questões levantadas. Cumprimentos, João Pestana Nova resposta Vossa:Ex.mo SrTrata-se de uma situação pouco comum, que muito lamentamos, e a que somos alheios, em parte explicada pela fase de recuperação de produção por parte das nossas fábricas, na fase subsequente a várias limitações decorrentes de medidas restritivas associadas ao Covid 19 que alteraram significativamente os ritmos de fabricação e consequente disponibilização dos produtos para os vários países onde são comercializados.Lamentamos mas a situação mas não existe previsto compensação pretendida por Vossa Exa. Com os melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteA minha resposta:Boa noite.Respondendo ao Vosso último contacto:1. Não compreendo como podem afirmar que são alheios. Eu, como cliente, é que sou totalmente alheio.2. Se, de facto, a Covid-19 teve impacto, que acredito que tenha tido, no momento da entrega da torradeira para reparação (julho) já existia uma perfeita noção do impacto que a pandemia trouxe. Tinham tido 30 dias - de acordo com a lei - para me dar uma resposta. Foi preciso reclamar por diversas vezes, junto de Vós e junto do Vosso reparador autorizado.3. Perante a Vossa posição completamente inadequada, o reparador tomou iniciativa - por livre vontade, e não por Vossa indicação, segundo me informou - de me entregar uma torradeira de substituição. Estamos a falar numa torradeira bem diferente do modelo que estava para reparação (valor de mercado de 1/5). Aceitei e compreendi que o reparador, esse sim, era completamente alheio ao problema e à forma como trataram do processo.4. A torradeira de substituição só me foi entregue em outubro, tendo eu ficado privado de utilização de qualquer torradeira durante 3 meses, sem ter qualquer responsabilidade.5. Acabaram por não me responder se contactaram a empresa que me vendeu a torradeira. Aguardo essa indicação para saber como proceder.Cumprimentos,João Pestana
BOSCH
Para: J. P.
POR FAVOR NÃO RESPONDA A ESTE E-MAIL.Exm.° (ª) Senhor (ª)Acusamos a recepção do seu e-mail que mereceu a nossa melhor atenção.Informamos que o mesmo foi encaminhado para o respectivo departamento para análise.Tentaremos ser breves em dar-lhe feedback sobre o seu assunto.Dear Sir or Madam,We confirm the reception of your email that deserved our best attention.Please be advised that the same was forwarded to the respective department for analysis.We will try to be brief in giving you feedback on your subject.Com os melhores cumprimentos, Best regards,CarelineServiço de Apoio ao Cliente, Customer ServiceBSHP - Electrodomésticos, Lda.Sede: R. do Alto do Montijo, 15, 2790-012 Carnaxide - Portugal:www.bsh-group.comPessoa Colectiva, Contrib. N° 501 861 718Capital Social 1.500.000REEE- N° de Registo de Produtor EEE PT 000200--------------------------------------------------------------------------------------Esta mensagem é para uso exclusivo do destinatário e pode conter segredos comerciais ou outra informação confidencial e privilegiada. É proibida qualquer utilização, reprodução, revisão, distribuição ou publicação desta mensagem. Se tiver recebido esta mensagem por engano, agradecemos que nos informe imediatamente respondendo para o e-mail do remetente, e que elimine esta mensagem sem a reproduzir, incluindo eventuais anexos e cópias que a tenham acompanhado.
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