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Recusa taxa fixa crédito habitação

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. P.

Para: Caixa Geral de Depósitos

03/11/2023

Ex.mo Senhores, tendo tomado conhecimento da nova campanha promovida pela Caixa Geral de Depósitos de taxa fixa a 3,75% durante 2 anos, solicitei no final do mês de Julho de 2023, via mensagem segura caixa direta, uma simulação para o meu crédito habitação. A mesma foi-me enviada pelo meu gestor (João Pedro Carrasqueira) por mensagem caixa direta no dia 27 de Julho de 2023. A simulação apresentava uma mensalidade de cerca de 740€ mensais. Tendo em conta que a minha mensalidade atual é de 725€ (taxa variável) decidi dar início ao processo, uma vez que se trataria apenas de uma diferença de cerca de 15€ e face aos aumentos da taxa euribor acabaria por me compensar a longo prazo. Enviei todos os documentos solicitados no dia 6 de Agosto de 2023 e no dia 8 de Agosto recebo uma mensagem do gestor a informar que a documentação foi encaminhada para análise.Reforço que durante todo este processo nunca fui informada por parte do gestor que não preenchia todos critérios, muito pelo contrário até porque a diferença para o que pago atualmente com taxa variável é mínima.Para meu espanto, no dia 13 de Outubro, ou seja, mais de 2 meses depois de ter feito o pedido de passagem para taxa fixa, recebo uma resposta via caixa direta a informar que o meu pedido tinha sido recusado por não se encontrarem reunidas condições (critérios de solvabilidade) para adesão à opção taxa fixa. Enquanto cliente da CGD, cumpri sempre as minhas obrigações e paguei sempre a tempo e horas a mensalidade de 725€ pelo que não compreendo como a CGD me recusa a taxa fixa a pagar 740€ (apenas mais 15€ do que pago atualmente). No mesmo dia (13 de Outubro), contactei o meu gestor de conta por chamada telefónica. O mesmo foi arrogante e muito pouco profissional ao telefone. Quando lhe disse que iria procurar outras alternativas de crédito junto de outros bancos o mesmo respondeu-me de forma irónica e extremamente arrogante que “nenhum banco me iria dar crédito sequer”! Acho uma falta de respeito tratarem assim os clientes. Sou cliente da caixa geral de depósitos à vários anos e reforço uma vez mais que sempre cumpri com as minhas obrigações e nunca em tantos anos me senti tão insultada.Solicitei novamente ao gestor uma alternativa e no dia 23 de Outubro recebo uma mensagem da caixa geral de depósitos a informa-me das medidas de apoio “DL 80A/2022”, medidas estas que poderia solicitar junto da CGD. Segundo as medidas apresentadas, a mensalidade que iria pagar seria de mais de 800€ por mês!Perante o exposto, solicito que a CGD me explique como me nega um pedido de taxa fixa a pagar 740€ alegando que não estão reunidas as condições (critérios de solvabilidade) para adesão à opção da taxa fixa e me apresenta uma proposta a pagar mais de 800€/mês! Dizem que o cliente não tem capacidades económicas para suportar uma mensalidade de 740€ e após recusa apresentam 10 dias depois uma proposta de mais de 800€ mensais com acréscimo juros? Gostaria ainda que me justificassem como demoram mais de 2 meses a dar uma resposta para aprovação de taxa fixa ao cliente, ainda por mais sendo a mesma negativa. Solicito ainda que me seja atribuído um novo gestor de contas pois nunca fui tratada de forma tão arrogante e pouco profissional por alguém que “supostamente” representa uma instituição bancária. Perante esta situação solicito igualmente a revisão de todo o processo e a atribuição da taxa fixa com a mensalidade de 740€ conforme descrito na simulação efetuada pela CGD.Fico a aguardar uma resposta célere.Cumprimentos,Maria Helena Pinto

Mensagens (1)

H. P.

Para: Caixa Geral de Depósitos

20/11/2023

No seguimento da reclamação anteriormente enviadas agradeço que a CGD seja clara na sua resposta. No email de resposta enviado lamentam o atraso na resposta ao pedido de taxa fixa sem dar sequer uma justificação para o sucedido. Depois afirmam que “Foram informados de que a situação foi analisada com vista à resolução com a brevidade possível ponderando alternativas”. Que alternativas foram essas? As alternativas que me deram foi dar-me a taxa fixa sob a ameaça de darem o meu nome ao Banco de Portugal (sendo que sempre fui uma cliente cumpridora!!!) ou proporem um apoio do qual não tenho necessidade para pagar mais à frente com juros! São essas as alternativas que a CGD disponibiliza quando o cliente tem todas as capacidades para aderir à taxa fixa? Repito uma vez mais que neste momento pago a tempo e horas 725€ com a taxa variável e pretendo passar para taxa fixa a pagar 740€ conforme a simulação de Julho (apenas mais 15€ do que pago agora)! Posso pagar sem problema nenhum esse valor pelo que não compreendo porque por mais 15€ me recusam e apresentam “alternativas” sem sentido algum! Agradeço que esclareçam de forma clara se atribuem ou não a taxa fixa (sem condicionantes e apoios com juros) pois em caso negativo irei então proceder à transferência das contas e crédito para outro banco pois as alternativas que me apresentam não têm cabimento para além de que estou extremamente desagradada com o tratamento que tenho vindo a ter com a CGD.


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