Problema identificado:
OutroReclamação
J. S.
Para: G2MG
A G2MG administrou e fez assessoria de administração deste condomínio.A G2MG era detida pela Sra. D. Ana Mendonça e foi vendida/trespassada a uma nova gerência (Sr. R.ui Carvalho).Os titulares de movimentação da conta do condomínio eram:Ana Mendonça (G2MG)Joel Oliveira (condómino, administrador)A mudança de administradores e titulares foi normalmente decidida em assembleia geral ordinária de 14/3/2023, para:Ana Mendonça (G2MG)João Silva (condómino, novo administrador)A ata para mudança de titulares junto do Novo Banco não foi aceite pelo mesmo, porque uma das assinaturas era digital e a ata foi entregue em papel.Por lapso da G2MG e do Novo Banco, o novo administrador (João Silva, eu) não foi informado desta situação.Depois de decorridos alguns meses perguntei à G2MG pelo processo de mudança de titulares.A G2MG respondeu que quanto á mudança de titulares da conta bancaria do Condominio, não houve qualquer mudança. Assim, as responsabilidades da movimentação da conta são do Senhor João Silva e da Senhora D.ª Ana Mendonça. A G2MG desconhecia, portanto, que a ata não tinha sido aceite pelo Novo Banco e o novo administrador não tinha qualquer acesso à conta bancária do condomínio.Só quando me desloquei ao Novo Banco fiquei a saber desta situação. A funcionária pediu desculpa por não me ter informado, mas disse que informou a Ana Mendonça (G2MG).Na sequência do mau serviço prestado pela nova gerência, a G2MG foi destituída em assembleia geral extraordinária de dia 16/11/2023, com efeito a partir de dia 1/12/2023.Nesta assembleia foi igualmente decidido a mudança de titulares para:Alexandra Silva (condómina)João Silva (condómino, administrador)No dia 29/11, e após conhecimento do conteúdo da ata da referida assembleia, a G2MG envia e-mail para a Administração onde informa que rescinde os seus serviços e renuncia ao cargo de Administração com caráter imediato.Na sequência da destituição da G2MG, a Administração solicitou à G2MG que indicasse data e hora para passagem de todos os bens do condomínio, incluindo numerário, arquivo, etc.A G2MG diz que se recusa a entregar os pertences do condomínio enquanto tiver valores a haver pelo seu trabalho.A Administração não tinha conhecimento de quaisquer valores em dívida à G2MG, pois aprovou todos os pagamentos de avença da G2MG que foram lançados em sistema pela Ana Mendonça em nome da G2MG.A Administração não tem ainda possibilidade de apurar se há pagamentos em falta porque não tem acesso à conta bancária. O processo está em andamento no Novo Banco. Este processo foi e está a ser tratado com a máxima urgência por parte da Administração.Até ao momento, um dos titulares da conta do condomínio é a Sra. D. Ana Mendonça. Enquanto a nova Administração não tinha acesso à conta bancária, os pagamentos eram iniciados pela Ana Mendonça, em nome da G2MG, e aprovadas pelo anterior administrador (titular), depois de este pedir autorização ao novo administrador (sem acesso à conta).Se por acaso existem pagamento por fazer à G2MG é porque os mesmos não foram lançados em sistema pela Ana Mendonça em nome da G2MG.É de notar que a Administração do condomínio não tem qualquer forma de contactar a Ana Mendonça, pois os contactos de e-mail e telefone que dela dispunha pertencem à G2MG.A Administração do condomínio informou a G2MG de forma clara e inequívoca que, assim que finalmente tenha acesso à conta do condomínio, irá verificar se há pagamentos em falta à G2MG e efetuá-los.A Administração informou que a devolução dos bens do condomínio nada tem a ver com os pagamento da avença da G2MG e solicitou que a devolução seja feita o quanto antes, podendo tal retenção de informação e bens prejudicar a normal administração do condomínio.A G2MG mantém uma postura de retenção de bens do condomínio enquanto os valores que afirma em falta não forem pagos. A Administração relembra que os prejuízos que advierem desta retenção de bens e informação serão responsabilidade exclusiva da G2MG.A Administração reitera que pagou todos os valores que foram lançados em sistema bancário, não tem conhecimento de valores em falta, nem tão pouco pode fazer pagamentos sem que os mesmos sejam iniciados pela G2MG.Não se resolvendo nesta instância esta questão a Administração irá ponderar instauração de processo crime por retenção de bens do condomínio.
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G2MG
Para: J. S.
No seguimento da reclamação apresentada no Portal Deco, em 16 de Dezembro de 2023, com a referencia CPTPT01938397-46, vem a G2MG, Lda responder:A G2MG respondeu que "quanto á mudança de titulares da conta bancaria do Condomínio, não houve qualquer mudança. Assim, as responsabilidades da movimentação da conta são do Senhor João Silva e da Senhora D.ª Ana Mendonça". A G2MG desconhecia, portanto, que a ata não tinha sido aceite pelo Novo Banco e o novo administrador não tinha qualquer acesso à conta bancária do condomínio.Em resposta ao nosso e-mailcarta de 11 de Setembro de 2023, a G2MG foi questionada pelo atual Administrador, sobre a mudança de titulares da conta bancária. A questão foi formulada sem indicar qualquer contexto ou informação adicional, e de acordo com o transcrito na presente reclamação, o mesmo tinha conhecimento que havia uma falha na ata, que impediu a mudança dos autorizados na conta.Como o Administrador, omitiu esse facto (grave) à nova gerencia / Administração externa do Condomínio, foi também por esse motivo que a G2MG alegou deslealdade e falta de confiança quando apresentou a rescisão dos seus serviços.Naturalmente, e desconhecendo a situação à data da questão, obteve a resposta indicada, por se tratar do que consta na deliberação da última ata.Na sequência da destituição da G2MG, a Administração solicitou à G2MG que indicasse data e hora para passagem de todos os bens do condomínio, incluindo numerário, arquivo, etc.A G2MG diz que se recusa a entregar os pertences do condomínio enquanto tiver valores a haver pelo seu trabalho.Tal afirmação é caluniosa. A Administração não tinha conhecimento de quaisquer valores em dívida à G2MG, pois aprovou todos os pagamentos de avença da G2MG que foram lançados em sistema pela Ana Mendonça em nome da G2MG.Ora, se tal como o atual administrador alega, não existe acesso à conta, obviamente não estão a ser pagos os serviços, afirmar não ter conhecimento é no mínimo deselegante. O facto é que a G2MG, não recebe quaisquer pagamentos desde Agosto de 2023, conforme informámos no nosso e-mail de 29 de Novembro de 2023. A Administração não tem ainda possibilidade de apurar se há pagamentos em falta porque não tem acesso à conta bancária.O condomínio tem acesso à conta bancária por home-banking. Se aparentemente o atual Administrador e o anterior Administrador interno tem dificuldades de comunicação, a G2MG é alheia a esse facto. Para comprovar a verdade dos factos, em anexo estão fotos do serviço de home-banking, onde consta o saldo da conta bancária (respeitando o devido sigilo) e os pendentes de autorização por parte do condomínio. Fica assim provado o acesso à data de 20 de Dezembro de 2023, bem como a existência de autorizações pendentes. Mas mesmo que o condomínio não tivesse o referido acesso, qualquer Administrador minimamente expedito, pode deslocar-se ao balcão do banco e solicitar extratos bancários. O processo está em andamento no Novo Banco. Este processo foi e está a ser tratado com a máxima urgencia por parte da Administração.Até ao momento, um dos titulares da conta do condomínio é a Sra. D. Ana Mendonça. Enquanto a nova Administração não tinha acesso à conta bancária, os pagamentos eram iniciados pela Ana Mendonça, em nome da G2MG, e aprovadas pelo anterior administrador (titular), depois de este pedir autorização ao novo administrador (sem acesso à conta). Se por acaso existem pagamento por fazer à G2MG é porque os mesmos não foram lançados em sistema pela Ana Mendonça em nome da G2MG.A anterior gerente não é titular da conta bancária, apenas está autorizada para a movimentação conjunta da mesma.Ficamos com a seguinte dúvida, mas afinal o condomínio tem ou não tem acesso à conta? Aparentemente, a falta de acesso é conforme a conveniencia.Mais uma vez se entra na contradição, diz não ter acesso à conta, mas afirma sem qualquer réstia de dúvida que os lançamentos não foram efetuados.Tratam-se de afirmações caluniosas, como comprovado. É de notar que a Administração do condomínio não tem qualquer forma de contactar a Ana Mendonça, pois os contactos de e-mail e telefone que dela dispunha pertencem à G2MG.Conforme nossa cartae-mail de 11 de Setembro, a empresa mantém todos os contactos, e nas vezes que nos contactou foi atendido e respondidas as suas questões.A anterior gerente não tem qualquer vinculo com a empresa, e legalmente qualquer assunto terá que ser tratado com, e através da G2MG, que por sinal também era Administração do condomínio. Se o Administrador optou por não o fazer, é responsabilidade exclusiva do mesmo. A Administração do condomínio informou a G2MG de forma clara e inequívoca que, assim que finalmente tenha acesso à conta do condomínio, irá verificar se há pagamentos em falta à G2MG e efetuá-los.É a primeira vez que o condomínio transmite esta informação. Lamentamos que não tenha sido feita diretamente à G2MG. A Administração informou que a devolução dos bens do condomínio nada tem a ver com os pagamento da avença da G2MG e solicitou que a devolução seja feita o quanto antes, podendo tal retenção de informação e bens prejudicar a normal administração do condomínio.Até à presente data a Administração nunca agendou a reunião para finalizar o assunto. Aliás, as únicas respostas que tem dado são queixas em portais.Ficamos a aguardar o vosso e-mail, onde se comprometem por escrito ao pagamento dos valores em dívida, e a agendar a referida reunião para a recolha dos pertences do condomínio, com conhecimento aos condóminos, uma vez que não temos qualquer confiança no atual Administrador. A G2MG mantém uma postura de retenção de bens do condomínio enquanto os valores que afirma em falta não forem pagos. A Administração relembra que os prejuízos que advierem desta retenção de bens e informação serão responsabilidade exclusiva da G2MG.A Administração reitera que pagou todos os valores que foram lançados em sistema bancário, não tem conhecimento de valores em falta, nem tão pouco pode fazer pagamentos sem que os mesmos sejam iniciados pela G2MG.Vide resposta aos pontos 3 e 4.Conforme já indicámos anteriormente, a G2MG cumpriu todas as suas obrigações até 29 de Novembro de 2023, o condomínio está devidamente informado dos valores pendentes, e pelo menos até ao dia 20/12/2023 tinha acesso por home-banking à conta bancária através da pessoa do anterior Administrador e da gerente cessante, qualquer afirmação em contrário só pode resultar de um delírio.Continuamos sem compreender, porque motivo o atual Administrador está a dificultar a conclusão do processo, optando por apresentar queixas em diversos organismos, sem apresentar provas, escrevendo meias verdades e contradizendo-se nas próprias afirmações.Face ao exposto, a G2MG junto do seu advogado, pondera a apresentação de queixa crime por difamação e calúnia, contra o autor e o condomínio, de forma a ser esclarecida e reposta a verdade dos factos, e exigir indemnização por danos morais contra o bom nome e imagem da empresa e da sua gerencia.Lamentamos também a divulgação indevida de dados pessoais, sem consentimento prévio dos intervenientes, situação que será objeto de tratamento nos canais próprios.Lisboa, 21 de Dezembro de 2023A GerenciaÀs 19:25 de 16/12/2023, escreveu:
J. S.
Para: G2MG
Li a resposta da G2MG no meu telemóvel Android, mas não consegui distinguir o texto da resposta do texto da reclamação. Mais tarde acedi à resposta em PC GNU/Linux, mas vejo que não te trata de um problema de formatação: de facto o texto da reclamação e da resposta estão mesmo misturados. Solicito que faça uma resposta à reclamação de forma a que fique claro o que é texto da autoria da G2MG e minha. Desta forma dá ideia que o meu texto (que eu reconheço) é da autoria da G2MG. Os colaboradores da DECO poderão confirmar que esta mistura está presente na resposta da empresa. Em todo o caso anexo screenshot.
J. S.
Para: G2MG
Agradeço ter enviado a resposta original para o endereço de e-mail do condomínio.Respondendo à mesma, ponto a ponto:1. Não é verdade que quando questionei a G2MG sobre o processo de mudança de titulares soubesse do seu estado. A última informação que tinha sobre esse processo foi quando me desloquei ao balcão do NB para assinar os papéis e a funcionária disse "isto vai demorar algum tempo" (presumi que seria por ser período de férias). Depois disso não obtive qualquer informação sobre o processo, a não ser quando a G2MG me respondeu que eu já era titular. Ora, como eu sabia que não era titular, pois nunca tinha recebido códigos ou qualquer comunicação por parte do NB, inferi que a G2MG também não estava a par do assunto e por isso tive de me deslocar ao balcão, onde só nessa altura me disseram que o processo tinha falhado e porquê.Presumo aqui, sendo totalmente sincero, que fomos vítimas de falta de comunicação/cooperação por parte da Ana Mendonça, pois não terá informado a G2MG nem o administrador do sucedido.2. O texto da G2MG é claro: "deverá o condomínio liquidar os valores em falta, e após boa cobrança levantar toda a documentação nos nossos escritórios".Eu voltei a pedir para levantar os bens do condomínio: "Solicito que nos indiquem em que dia e horas nos podemos deslocar à G2MG para entrega do arquivo e restantes bens do condomínio." e a G2MG fez copy/paste de texto anterior e acrescentou: "Caso tenha dificuldade de interpretação, estamos ao dispor para prestar quaisquer esclarecimentos."Mas se assim não é, se a G2MG não está a reter os bens do condomínio, então volto a perguntar em que dia e hora nos podemos deslocar às vossas instalações para levantar os bens do condomínio.3. Pode interpretar como quiser, e não acreditar, mas eu volto a afirmar que do meu lado não há qualquer má intenção. Eu não tenho acesso à conta bancária, mas uma ou duas vezes o antigo administrador, que tem acesso, disse-me que havia operações lançadas para aprovar e perguntou-me se o devia fazer e eu disse que sim. Aprovei pelo menos um pagamento à G2MG, à senhora da limpeza e, se bem me recordo, à Clefta. Recentemente o atual titular (ex-administrador) deixou de ter segurança em aprovar operações que lá apareceram. Segundo me diz estará lá uma operação de pagamento à senhora da limpeza e à G2MG, mas ele não se sentiu seguro em aprovar. A titularidade de acesso é pessoal e intransmissível, pelo que eu não o pude obrigar a aprovar as operações. Assim que tiver acesso à conta bancária faremos os pagamentos devidos, sem qualquer atraso. Neste momento isso é impossível, pois o ex-administrador titular não se sente seguro em aprovar mais operações em seu nome. Informo que a ata para alteração de titulares foi mais uma vez rejeitada pelo NB na semana passada. Informo ainda que já está convocada nova assembleia para dia 11 de janeiro para mais uma vez tentar corrigir o problema de acesso à conta bancária.4. O acesso home banking é pessoal e intransmissível. Um titular nunca deve fornecer as suas credenciais de acesso a outra pessoa, seja ela quem for. O anterior administrador não é obrigado a aprovar pagamentos que não se sente seguro em fazer. Pelo que observo dos screenshots que envia estão lá pendentes 2 pagamentos de limpeza e 2 da G2MG, no entanto o ex-administrador não se sente seguro em aprovar (voltei a confirmar com ele à data em que escrevo esta resposta).Não é verdade que eu me possa deslocar ao balcão e pedir extratos bancários, mesmo sendo administrador, sem ser titular da conta.5. Não houve qualquer calúnia. Há é confusão gerada propositadamente. O atual administrador, eu, não tem acesso à conta bancária. Os titulares continuam a ser a Ana Mendonça e o Joel Oliveira. Nunca me contradisse. Nunca disse que os movimentos não foram lançados. Como não tenho acesso à conta só sei aquilo que os titulares me dizem.6. Não é verdade. Há e-mails meus sem resposta. Cabe à G2MG apresentar prova em como respondeu. Eu apresentei cópia dos e-mails que enviei.7. Então apresente prova em como a administração informa recusar-se a fazer os pagamentos devidos. Nunca a administração ou qualquer condómino se manifestou contra o pagamento integral de todos os fornecedores do condomínio.8. A administração já pediu por duas vezes o agendamento de reunião para entrega dos bens. A queixa na DECO surgiu depois do segundo pedido para entrega dos bens ter sido recusado inclusivé com um teor incorrecto "Caso tenha dificuldade de interpretação, estamos ao dispor para prestar quaisquer esclarecimentos."Volto a dizer que os pagamentos nada têm a ver com devolução de bens. Reter os bens do condomínio é crime.Em vez de manter uma postura agressiva e incorreta ("qualquer afirmação em contrário só pode resultar de um delírio") talvez me possa explicar de que forma posso fazer os pagamentos à G2MG (e a outros fornecedores) na situação atual.Exigir que eu faça um pagamento, mas depois não explicar como é que posso fazê-lo demonstra má fé. A única forma seria pagar através da minha conta bancária pessoal.Algo que nada tem a ver com os pagamentos é a devolução de bens do condomínio. Já tentei agendar reunião para entrega por várias vezes, mas ainda não obtive resposta.
G2MG
Para: J. S.
Exmos. Senhores,Conforme já mencionado anteriormente, continuamos a aguardar o envio de e-mail à G2MG, com conhecimento dos condóminos, onde o condomínio se compromete a pagar os valores que estejam em dívida e a agendar datahora, para recolha dos pertences.Os problemas internos do condomínio já não nos dizem respeito.Votos de um Feliz Ano Novo.A gerencia
J. S.
Para: G2MG
Estou a aguardar informação sobre a disponibilidade de mais 2 condóminos para nos deslocarmos à G2MG e levantar os bens do condomínio.Sobre "Os problemas internos do condomínio já não nos dizem respeito." infelizmente não é bem assim, pois a razão pela qual o condomínio está nesta situação foi porque a G2MG, seja sob a antiga ou atual gerência, não comunicou ao administrador do mesmo que o processo de mudança de titulares tinha falhado. Foi falha do Novo Banco e da G2MG, como empresa.
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