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Recomendações falsas e falta de assistência

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

G. C.

Para: Top Atlântico

04/10/2025

O meu nome é Gonçalo Castelão Teixeira e venho apresentar uma reclamação formal relativa à viagem organizada pela agência de viagens, Top Atlântico a Cuba, entre 12 e 22 de setembro de 2024. A experiência foi profundamente insatisfatória e demonstrou uma grave negligência e incompetência por parte da agência, tanto na informação prestada como na gestão das expectativas, transparência e qualidade dos serviços vendidos. A Top Atlântico recomendou e vendeu um hotel descrito como “5 estrelas” e “um dos melhores de Havana”, que se revelou claramente abaixo do anunciado: instalações degradadas, falta de higiene, presença de baratas, sanitas entupidas com refluxo de águas sujas e elevadores avariados durante várias horas, sem comunicação adequada aos hóspedes. Além disso, houve falhas graves de organização: Transfer coletivo vendido como se fosse privado, nunca foi mencionado como colectivo e teve atrasos significativos; Ausência total de acompanhamento por parte da agência durante o percurso; Falta de resposta eficaz perante problemas reportados; A Top Atlântico demonstrou um modelo de negócio ineficaz e obsoleto, limitando-se a revender serviços sem qualquer responsabilidade direta sobre a execução, transferindo culpas para operadores locais que desconhecem o contrato e não têm poder de decisão. Este comportamento viola os direitos do consumidor e contraria o dever de intermediação responsável que se exige a uma agência de viagens. O cliente paga à agência para ter garantias, e não para ser abandonado quando surgem falhas. Face a esta experiência, considero o serviço prestado enganoso, negligente e desprovido de valor acrescentado. Solicito a intervenção da entidade competente para análise do caso e medidas que garantam a responsabilização da Top Atlântico e a proteção dos consumidores. Gonçalo Castelão Teixeira

Mensagens (1)

Top Atlântico

Para: G. C.

10/10/2025

Exmos. Senhores, Conforme é do conhecimento do Departamento Jurídico da DECO, foi celebrado um Protocolo com o Provedor do Cliente da APAVT, em vigor desde 8 de junho de 2005, com o objetivo de encaminhar para esta entidade todas as reclamações apresentadas pelos seus associados, para apreciação no âmbito da resolução alternativa de litígios de consumo. Nesse sentido, e em conformidade com o referido Protocolo, agradecemos que todas as exposições apresentadas pelos vossos associados, relativas a viagens de turismo, sejam reencaminhadas para esta entidade, incluindo a exposição em apreço. Não obstante, informamos que nos encontramos em análise do respetivo processo, pelo que os devidos esclarecimentos irão ser remetidos a nosso estimado cliente, Exmo. Senhor Gonçalo Teixeira. Agradecendo, desde já, a atenção dispensada, apresentamos os nossos cumprimentos, Direção da Qualidade Serviço de Apoio ao Cliente Av. da República 90 3º Dto 1649-024 Lisboa Portugal Email: apoioaocliente@wamos.pt Pense no ambiente antes de imprimir este e-mail. A Top Atlântico declara que cumpre a legislação em matéria de proteção de dados pessoais atualmente vigente e garante que o tratamento dos seus dados pessoais é lícito, leal, transparente e limitado às finalidades autorizadas. A Top Atlântico é responsável pelo tratamento e informa que está a implementar todas as regras ao tratamento dos seus dados pessoais, às medidas de segurança técnicas e organizativas, aos direitos que lhe assistem, assim como, à recolha do seu consentimento. Caso pretenda exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação, portabilidade, oposição ou limitação pode enviar um e-mail para protecaodados@topatlantico.com Top Atlântico – Viagens e Turismo, SA. Av. da República 90 3º Piso 1649-024 Lisboa NIPC 501061126 RNAVT 1833


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