Exmos. Senhores, No seguimento do assunto em epígrafe, passo a informar que a 27 Março de 2021 adquiri no retalhista Jumbo Maia todos os eletrodomésticos para equipar a minha cozinha: forno, micro-ondas, placa, frigorífico, exaustor e máquina de lavar loiça da marca Bosch/Siemens (conforme comprovativos que anexo). Devido a insuficiência de stock da própria marca (Bosch/Siemens), só me foram entregues os eletrodomésticos a 17 de Junho de 2021 (conforme documento em anexo), incluindo o artigo alvo desta reclamação: o forno Multifunções Bosch Encastre Série 8 A+ HSG636BS1/91 (EAN 4242002808451), no início de Junho do corrente ano, durante uma utilização quotidiana e habitual : elaboração de um jantar de família, simplesmente deformou todo o seu interior, com um forte ruído e estrondo caindo a grelha lateral esquerda e consequentemente a grelha de base e tabuleiro que estava no interior com carne a assar e batatas. Por pura sorte, além dos danos materiais, não houveram danos físicos a reportar, que não tenho qualquer dúvida existiriam (e graves!), se no momento do sucedido estivesse a verificar a cozedura do assado, como é normal quando se está a cozinhar, e o tabuleiro com azeite a alta temperatura (como é normal num assado num forno) tivesse entornado para cima do utilizador do forno. Quando equipei a minha cozinha, escolhi a marca Bosch/Siemens, dado me parecer ser uma marca fiável e que me garantia alguma confiança, fiabilidade e segurança em relação a outras marcas presentes no mercado. Qual não é o meu espanto quando tenho um forno, para o qual me foi dado a garantia ser um produto topo de gama (com um PVP de 1.399€, em 2021, se não é de qualidade superior deveria ser) que com apenas 2 anos de utilização tem um problema desta gravidade que nos faz, sem dúvida alguma, ter o direito de questionar a fiabilidade de um equipamento Bosch/Siemens. Não me parece de todo normal que um equipamento passado 2 anos da sua aquisição/utilização tenha um problema desta gravidade!! Salvo se os equipamentos já sejam fabricados, a montante, para ter esta “curta” durabilidade ou os materiais utilizados sejam de qualidade inferior, o que em ambos os casos me parece seriamente de lamentar ….Contudo, não deixam de ser aspetos pertinentes a equacionar e analisar. Toda esta situação que já de si era grave, tornou-se ainda mais surreal quando a 26/Junho contactado ,via telefone , o serviço de assistência técnica da Bosch e solicitada a presença de um técnico para in loco avaliar os danos no forno, pois não estamos a falar de uma avaria, mas sim de um claro defeito de fabrico do mesmo, a deslocação do técnico ficou agendada para o dia 30 Junho 2023. Ao analisar o forno e os danos no mesmo, claramente constatamos que o técnico ficou sem saber de imediato que “diagnóstico” dar, pois é importante referir que o forno está a funcionar (aquece normalmente, ventoinha a funcionar, tudo operacional, os únicos danos são o revestimento interior do mesmo: parte superior, inferior e laterais que deformaram completamente! Tendo a resistência superior rebatido (conforme podem facilmente verificar nas fotos em anexo) . O técnico Bosch presente, após contactar os colegas do serviço técnico, refere que de acordo com indicações técnicas que lhe foram transmitidas tudo indica que os danos no forno se devem ao uso de álcool no interior do mesmo (!!??). Quero deixar bem claro que nunca ninguém (técnico, serviço técnico assistência a clientes) se quer questionou o facto da garantia de 2 anos estar praticamente no seu terminus (talvez porque não estamos a falar de uma avaria…. mas sim de um defeito de fabrico ), o problema do forno era , segundo a assistência técnica o uso de álcool!.... E por essa razão não podem/não aceitam substituir o forno por um novo (dado que segundo afirmação do técnico não existe reparação possível). Como o deveriam fazer assumindo a responsabilidade de um claro defeito de fabrico. Bem, sinceramente se esta situação, desde o início, me pareceu estranha (pois nunca vi um forno implodir/deformar no seu interior!), mais estranha ficou com semelhante justificação que nem sei bem como a qualificar!!! Isto por duas razões:PONTO UM: Não cozinho nem estava a cozinhar no momento da implosão/deformação interior do forno álcool ou artigos com álcool no interior do mesmo!! Estava a cozinhar batatas assadas com carne!! Que seja do meu conhecimento, nem as batatas nem a carne libertam álcool , só se para a Bosch/Siemens tal fenómeno químico seja plausível, lógico, viável e possível com carne assada e batatas! É verdade que tudo é possível… quando se quer arranjar justificações e desculpas para o injustificável, como sinceramente e infelizmente me parece ser o caso PONTO DOIS: Não uso para limpeza do forno produtos com álcool. O produto de limpeza usado foi apresentado ao técnico da Bosch/Siemens, no momento da visita técnica, que in loco pode atestar que o produto que é usado é um produto apropriado para limpeza de fornos. Não é aceitável que uma marca com o suposto prestígio da Bosch/Siemens, quando na aquisição dos seus artigos o consumidor paga claramente mais do que os preços médios de mercado, com a perceção de estar a adquirir artigos de suposta qualidade e durabilidade, ao fim de 2 anos de utilização um forno “imploda”/deforme no interior! E mais bizarro ainda (sendo a palavra “bizarro” a mais simpática que me ocorre…) que a própria marca, para se ilibar de assumir uma clara responsabilidade, justifique tal “fenómeno” como consequência do uso de álcool (que mais uma vez reitero: não é verdade no caso em análise!! Nunca usei álcool no interior do forno, até porque como o próprio nome indica: um forno de cozinha é para cozinhar , não é uma destilaria !!). Aguardo vossa resposta urgente, assim como resolução para a situação acima exposta . Mais informo que foi dado conhecimento do teor desta mensagem/reclamação à DGC, à Deco Proteste e à ASAE.Cumprimentos.Emília Souto