back

Reclamação por cancelamento injustificado de encomenda e possível prática abusiva

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. M.

Para: Auchan Portugal Hipermercados, S.A.

19/05/2025

Exmos. Senhores, No dia 18/05/2025, realizei uma encomenda de 3 videojogos no site da Auchan, aproveitando uma promoção bastante apelativa. Antes de concluir a compra, verifiquei a disponibilidade dos produtos. Alguns jogos apareciam claramente como esgotados, mas os três que selecionei estavam assinalados como disponíveis em stock. Efetuei o pagamento via MBWay e recebi de imediato uma confirmação formal da encomenda por email — o que configura, legalmente, a celebração de um contrato de compra e venda. No entanto, a 19/05/2025, recebi um email a informar o cancelamento unilateral da encomenda, sem qualquer explicação concreta. Após contacto telefónico com o apoio ao cliente, foi-me dito que o motivo seria "rutura de stock". Isto levanta desde logo duas questões: 1. Se os produtos não estavam disponíveis, porque é que o site indicava o contrário no momento da compra? 2. Se o stock não existia, porque é que a Auchan aceitou o pagamento e enviou uma confirmação de encomenda? Mais grave ainda, fui informado de que o valor seria reembolsado no prazo de 72 a 96 horas, o que significa que a Auchan mantém o meu dinheiro indevidamente durante vários dias. Este tipo de prática, se recorrente, pode configurar uma forma de financiamento indevido com capitais de consumidores, beneficiando temporariamente de fluxos de caixa e potenciais ganhos de juros à custa de transações que nunca são concluídas. Para agravar a situação, não me foi dada qualquer opção de manter os jogos encomendados ao mesmo preço promocional quando voltarem a estar disponíveis em stock. Isto demonstra que a Auchan se isenta de qualquer compromisso com o consumidor, mesmo quando a falha é da sua inteira responsabilidade. É uma prática lesiva da boa-fé e dos direitos do cliente. Assim, apelo à DECO para que avalie: - A validade do contrato de compra após confirmação de encomenda; - A legalidade do cancelamento unilateral por motivos contraditórios com a informação apresentada no site; - A retenção do montante pago por um período excessivo sem prestação de serviço; - A recusa da empresa em manter os preços promocionais posteriormente, penalizando o consumidor por um erro da própria empresa. Esta situação, além de lesiva, pode configurar uma prática comercial desleal e merece atenção, especialmente se não for um caso isolado. Fico disponível para fornecer os comprovativos de pagamento, comunicações por email. Com os melhores cumprimentos, Paulo Marques

Assistência solicitada 20 maio 2025

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.