back

Racismo e falta de profissionalismo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. L.

Para: Auto-Bocage Lisbonense

20/12/2024

Exmos. Senhores, Venho descrever uma situação de tremendo desagrado que tive, da minha experiência com a oficina Auto Bocage Lisbonense. Entrei na semana passada na oficina com o carro, aflita pois tinha uma luz do motor acesa e queria entender a seriedade do problema, na altura fizeram-me um despiste e a luz apagou e caso voltasse a acender indicaram-me para regressar, que foi o que fiz no dia seguinte. Deixei o carro numa data e hora combinadas, para ser efetuada a troca das velas de ignição pois o Sr. Jorge constatou que era esse o problema, e eu inclusive perguntei se seria um valor alto ou não, e ele indicou-me que "não sabia porque ainda não tinha feito as contas mas que não seria muito elevado" e eu concordei e fiquei a aguardar porque as peças chegavam no dia seguinte. Não me disse mais nada, contactei novamente então no dia seguinte para entender se já podia ir buscar a viatura, e nesse mesmo dia não consegui então tive de levantar na sexta-feira dia 20 de dezembro. Chego à oficina e o Sr. Jorge transmite-me que o valor que tenho a pagar é de 600€, e caio em mim, estupefacta, pois quando me referiu "não seria muito elevado" não estava a contar com uma despesa de 600€. Pergunto ao detalhe o que foi feito, e o mesmo me indica que se tratava de uma troca de sonda de oxigénio, as velas, mão de obra etc, e que só a sonda custou 258€, e que foi trocada, sem comunicação, sem orçamentar primeiro comigo, e sem autorização sequer prévia de que o podia fazer. Em experiências passadas, quando é o caso, o mecânico ou a pessoa responsável com a comunicação com o cliente comunica o valor, e aí prossegue se avança ou não. Acima de tudo, paguei o valor em dívida, e solicitei que me especificasse que peças foram colocadas e o mesmo não quis ser transparente em partilhar, nem me indicou de facto qual era o valor real da peça. Mesmo desagradada e contrariada, e pronta para sair do local dentro da minha viatura, com a janela aberta, ouço o Sr. Jorge a dirigir-se para um cliente cuja viatura se encontrava a bloquear a minha para sair, e dizer e eu cito: "tira lá daí o carro porque a chinoca quer sair", o qual ainda repetiu 2 vezes, sabendo por bem que sou de etnia chinesa, e achando que eu não estaria a ouvir. Por esse motivo saí da minha viatura confrontei o Sr. Jorge sobre o assunto por ter sido uma falta de respeito tremenda contra mim, ofensiva, preconceituosa e racista e que me faz automaticamente refletir sobre a posição que teve comigo desde início até fim, no que toca à reparação do meu carro. Acho inadmissível ainda existir estes ato verbal ofensivo, numa oficina no centro de Lisboa, e que tem boas recomendações online, quando o mesmo caso não se verifica. Esta situação se me acontece a mim, poderá acontecer a qualquer outro cliente, e por isso reclamo aqui em meu nome, para que seja reivindicado e que tenham em conta deste tipo de comportamentos e falta de profissionalismo com os seus clientes. Certamente que não voltarei, e espero que mais ninguém tenha esta experiência tão desagradável quanto eu. Cumprimentos, Cristina Li


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.