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Produto defeituoso

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. F.

Para: CODITEK

23/12/2023

CoditekProblema com prestação da garantiaAssunto: Reclamação e Insatisfação com a Compra do Produto Eletrónico (Motherboard) pela Loja Online da CoditekNIF : 244709823N. º de cliente: 23118170625Prezados responsáveis pela Coditek,Venho por meio desta formalizar uma reclamação referente à compra do produto eletrónico, uma motherboard, realizada através da vossa loja online. A compra foi efetuada no dia 2/11/2023 e o produto foi recebido em minha residência no dia 9/11/2023.Após receber o produto, conduzi os procedimentos habituais de verificação, que envolveram a inspeção minuciosa da embalagem e da caixa. Vale ressaltar que a caixa estava devidamente acondicionada, sem sinais de qualquer impacto. A embalagem exterior encontrava-se imaculada. Contudo, ao proceder com os testes da motherboard, constatei que a mesma não funcionava. Posteriormente, ao analisar mais detalhadamente o produto, descobri que estava amassado, sendo que esse defeito não era visível na embalagem exterior.Imediatamente, no dia 13/11/2023, comuniquei o problema à Coditek, fornecendo informações detalhadas por texto, imagens e vídeos que evidenciavam claramente o estado danificado do produto.Troquei diversos emails com a Coditek, apresentando de maneira clara e conclusiva as evidências do defeito, inclusive com imagens e vídeos. Nessa comunicação, ficou evidente que o defeito já existia no momento da fabricação, pois a caixa de proteção externa estava em perfeitas condições, sem qualquer sinal de danos.Após reportar o problema, a Coditek providenciou uma etiqueta para o retorno do produto, com o intuito de avaliação e possível reparação (sendo que ficou a cargo do comprador o pagamentos dos portes de envio que obviamente teriam de ser suportados pelo vendedor, pois o comprador não tem qualquer responsabilidade no sucedido). Contudo, para a minha surpresa, o produto foi devolvido sem qualquer reparo, alegando que o prazo de 48 horas para reclamações já teria expirado.Entendo que, conforme o Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade sobre produtos defeituosos é do fornecedor, e não do consumidor. Portanto, é inaceitável que a Coditek se recuse a resolver essa questão.Diante do exposto, exijo uma solução imediata para o problema, seja a substituição do produto por um novo e funcional ou o reembolso integral do valor pago. Estou disposto a colaborar e fornecer todas as informações adicionais necessárias para a resolução eficaz deste caso.Com os melhores cumprimentos,Vitor Fontes

Mensagens (1)

CODITEK

Para: V. F.

23/12/2023

Caro sr. Vitor,A sua reclamação tem a premissa errada, visto que não se trata de uma devolução normal nem de prazos legais de garantia de um produto defeituoso ou não conforme. Trata-se sim de um produto devolvido danificado, e cujo dano (que invalida a garantia) não foi reportado no prazo acordado entre as partes.O cliente é responsável pelo estado do bem desde o momento em que adquire a posse física do mesmo, no seu caso, desde o dia 9/novembro e portanto, na ausencia de qualquer comunicação sua em contrário, assume-se que o artigo foi entregue nas devidas condições no dia 9/novembro.Nos nossos termos e condições (seguem em anexo), que aceitou antes de encomendar, é estabelecido no ponto 4. p) um prazo máximo de 48h para reportar qualquer dano ocorrido com o artigo e que indica o seguinte O cliente deve SEMPRE verificar o estado interno ou externo do artigo após a entrega do mesmo e comunicar qualquer situação (ou qualquer outro dano externo ou interno, tal como riscos, peças partidas ou outro) por email,telefone ou chat, em 24h a 48h, após este prazo não aceitamos reclamações., portanto o senhor Vitor teve conhecimento prévio dos prazos e procedimentos que devia adotar aquando da receção do artigo, para verificar o estado do mesmo.Lamentamos que, mesmo tendo conhecimento prévio em 2 ocasiões (quer através das condições de venda aceites na altura da compra, quer no email enviado aquando da expedição da encomenda, também em anexo) dos prazos para efetuar a reclamação e dos procedimentos a adotar aquando da receção da encomenda, não tenha verificado o artigo devidamente no prazo de 48h, visto tratar-se de um dano bastante visível (placa amolgada), e só o tenha feito passado 4 dias.Não obstante e apesar do não cumprimento do prazo, aceitamos inicialmente o envio do artigo para tentar resolver junto do distribuidor do fabricante para analisar este caso e informaram-nos que a motherboard nunca tinha sido devolvida ou enviada a outro cliente e assim sendo o dano verificado nas fotos só pode ter sido causado por alguma ocorrencia após a entrega, visto que a embalagem não tinha qualquer dano, e que tal invalidaria qualquer pedido de troca ou garantia e por isso recusaram o pedido de assistenciaoca.Pretendemos oferecer um serviço de excelencia aos nossos clientes, mas para tal os prazos estabelecidos (e acordados no contrato de compra e venda à distância) devem ser cumpridos.Esse prazo estabelecido para reportar quaisquer danos ou irregularidades tem o intuito de assegurar que possamos resolver prontamente e de forma eficaz qualquer problema que possa surgir com os produtos adquiridos assim que são entregues na morada do cliente.Lamentamos toda esta situação ocorrida, mas se o dano tivesse sido reportado dentro do prazo estabelecido nas condições de venda, a sua reclamação teria sido aceite sem reservas e esta situação evitada.Melhores Cumprimentos /Un Saludo/ Kind Regards


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