back

Problemas Garantia - Frigorifico Combinado HOTPOINT

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. M.

Para: Whirlpool Portugal, SA

05/12/2023

No dia 22 de Novembro de 2023 desloquei-me à Worten do Mar Shopping Algarve para accionar a garantia de um frigorífico combinado HOTPOINT Ariston HA8 SN1E W, com menos de dois anos, por surgimento de múltiplas marcas de ferrugem e esmalte a saltar na parte inferior do equipamento e oxidação/ferrugem marcada nas dobradiças das portas - FT ISG011/002393. Nesse mesmo dia foi aberto o Processo de Garantia Nº WO- 26277785. No dia 27 de Novembro, fui contactada pela empresa Tritécnica via telefone, solicitando o envio por email da Fatura da Worten, Numéro de Série do Equipamento e Fotografias demonstrativas dos danos referidos. Procedi ao envio da informação solicitada, todavia, hoje 5 de Dezembro de 2023 recebo por email a Declaração de Fecho do Processo (envio em anexo) a alegar que os “danos são devidos a um uso/manutenção menos cuidado” e que a situação não é coberta em garantia por ter sido “provocada”. Nenhum técnico se deslocou para verificar o equipamento sequer e constatar que este encontra-se como novo sem quaisquer marcas de incorreta utilização ou manutenção. Fico triste por saber que marcas como esta iludem os clientes a comprar equipamentos de má qualidade, descartando defeitos como estes da garantia, como uso inadequado por parte do cliente. Anteriormente detive um frigorífico LG por 10 anos, sem qualquer marca de “alegado mau uso” e só o troquei por ser demasiado pequeno para as necessidades emergentes. Pretendo que me enviem todas as cláusulas da garantia da marca e que seja encontrada uma solução para este processo, pois por este andar a curto/médio prazo terei um frigorífico puído e inutilizado.

Mensagens (1)

S. M.

Para: Whirlpool Portugal, SA

06/12/2023

Em resposta ao vosso indulto (no livro de reclamações online) que transcrevo em baixo: “Exma Sra Sofia Mendes,Acusamos a recepção da sua prezada comunicação escrita, que mereceu a nossa melhor atenção. Informamos que a situação reportada no seu equipamento, nomeadamente a oxidação, deriva da presença de água, e neste sentido a situação não é coberta em garantia. Esta oxidação resulta de um uso e manutenção menos cuidado.Por exemplo: (o que designamos como efeito esfregona)(consequência de água que escorreu da cavidade de refrigeração)A situação verificada nas fotos não se encontra abrangida pela garantia legal, é uma exclusão de garantia.Lamentamos mas não podemos ir de encontro com a sua pretensão”.Ponto 1: Referem portanto que as marcas de ferrugem e esmalte a saltar na parte inferior do equipamento é devido ao uso da esfregona. Não se pode portanto lavar a cozinha quando compramos frigoríficos da Whirlpool, Indesit ou Ariston é isso? Diria que é no mínimo curioso, tive um frigorífico anterior LG por 10 anos, exatamente no mesmo local, efetuando os mesmos procedimentos de limpezas habituais sem quaisquer marcas de ferrugem, esmalte a saltar ou oxidação das dobradiças da porta. Pergunto eu, será mesmo culpa da limpeza efetuada ? Deve-me ter realmente escapado algum ponto do manual de instruções que descreve a atividade de lavar cozinhas como contra-indicado para este “ Especial Frigorífico”, porque até hoje nunca me tinha acontecido tal coisa com nenhum outro eletrodoméstico em contacto com o chão, aliás tenho uma máquina de lavar loiça na mesma cozinha com mais de 7 anos (posso comprovar mediante fatura e fotografias) sem qualquer ponto de ferrugem ou oxidação. Quanto ao ponto 2: Salientam que a oxidação da dobradiça da porta de cima é consequência da água que escorreu da cavidade de refrigeração. Mas é suposto escorrer água da cavidade de refrigeração para a dobradiça da porta ? Afinal tinha um extra de escorrimento de água pelo frigorífico abaixo que desconhecia. Já que nenhum técnico se deslocou para verificar o equipamento e descartam a cobertura de garantia com base nas fotografias que enviei, envio em anexo mais duas que gostaria que justificassem a causa desta oxidação massiva, em metal que não tem qualquer contacto com água (só se houver outra cavidade da qual escorre água que desconheço). Agora questiono eu, será realmente mau uso ou má qualidade da pintura e do próprio material do equipamento ? Espero mesmo que muitas pessoas leiam está reclamação no Portal da Queixa e DECO, pois da minha parte a recomendação futura da vossa marca é totalmente negativa no que respeita à qualidade dos produtos e transparência na assistência e apoio ao cliente.Fico a aguardar por uma resposta.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.