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Problema no motor de Citroen C3, devido a defeito de fabrico e negligência

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. L.

Para: Citroen Portugal

01/12/2023

Tenho uma viatura da marca Citroën, modelo C3, que deu entrada no dia 7/11 na oficina Filinto Mota em Guimarães completamente imobilizada, em cima de um reboque. O diagnóstico, após mais de uma semana, foi o “o motor precisa de ser trocado”, sem qualquer explicação da sua razão. Trata-se de uma viatura com 6 anos e com cerca de 79500Km. Tendo em conta que se trata de um carro com poucos quilómetros, apenas 6 anos, um histórico minucioso de manutenções na marca cumpridas à risca, sem nunca esperar pela luz com indicação para manutenção, cumprindo religiosamente, todos os prazos e indicações de quem as fazia.Em fevereiro de 2022 apercebi-me de um anómalo consumo de óleo pelo motor, sendo que imediatamente entrei em contacto com a oficina e expus o problema. Da parte da pessoa com quem falei, foi-me dito e afirmado que era normal a necessidade de reposição de níveis do óleo entre manutenções, dizendo-me que eu próprio o podia fazer, sem nunca se mostrarem interessados no sentido de averiguar a dimensão do problema e qual sua origem. Na data da manutenção, ainda nesse ano (abril 2022, ou seja, cerca de menos de dois meses depois), voltei a frisar o problema tendo-me sido dada a mesma resposta e sem investigação do problema. Tal como disse, e perante a minha confiança, até então, na marca e concessionário, acreditei. O problema continuou. Na revisão do corrente ano (março 2023), o problema continuava, pelo que voltei a falar no assunto e obtive a mesma resposta e despreocupação. Hoje, percebo que afinal era um problema sim, recuso a ideia de que foi apenas uma coincidência. Ainda nesta linha, refiro que a última revisão, na marca, tal como todas as outras, foi feita em março do ano corrente, tendo-me sido transmitido que tudo estava em conformidade.Considero que não se admite tal situação e que as responsabilidades têm de ser apuradas!No dia 15/11/2023, depois deste tempo à espera, foi-me dado um orçamento astronómico, do qual obviamente discordei. Além disso, voltei a frisar a questão relacionada com o excessivo consumo de óleo para o qual alertei, sendo que a resposta que me foi dada, foi algo como “não temos o registo da sua queixa, acreditamos que o tenha feito, mas não estando registado é a sua palavra contra a nossa”, não posso aceitar tal argumento que além de lamentável é incongruente. Porque primeiro não tinham o registo mas depois afinal lembravam-se de ter visto, mas sem registo. Foi-me fácil, e será a qualquer pessoa, perceber a tentativa em esconder/disfarçar o seu erro, sem assumir qualquer responsabilidade, e agindo de má fé para comigo, sendo eu cliente há 14 anos, religiosamente. No dia 16/11/2023, a meu pedido, reuni com o Engenheiro responsável pela oficina de Guimarães. Pedi-lhe que me explicasse exatamente, e ao pormenor, o problema que tiveraacontecido. No desenrolar da conversa, assumiu que o problema parece tratar-se de um defeito de engenharia no fabrico daquele motor, e não tinha sido o primeiro caso. Assim comoeu posso, também e autonomamente, facilmente perceber através de uma breve pesquisa acessível a todos. Deu-me, ainda, a indicação de que por norma, o máximo de acréscimo de óleo admitido pela marca entre revisões seria de 2.5 litros a cada 10 000Km, fazendo uma estimativa de aproximadamente 250ml por cada 1000Km. Neste sentido, devo dizer que entre a última revisão (março, 2023, com 72400Km) até a data da avaria (79500Km), percorri 7100Km, e neste espaço de tempo e Km, o carro precisou de 2.5litros, e, em breve, iria precisar novamente a julgar pelo nível. Assim, não está de todo, dentro dos parâmetros considerados normais. Penso que é mais do que óbvio que o problema já existia na minha viatura, foi por mim sinalizado e pelo concessionário negligenciado. Na minha conversa com o Engenheiro, foi percetível a sua noção em relação a esta negligência, assumindo que tem pedido aos técnicos, com quem parece descontente (haverá por isso alguma razão), que tudo fique registado para evitar problemas destes, “pois já aconteceu mais vezes”. Assim, e se o pediu, tal como admitiu, já terá acontecido mais vezes e já por eles foi reconhecido. E contra este facto não há qualquer argumento. Reconheceu, ainda, o defeito no fabrico deste material.Depois de voltar a tentar reclamar, desta vez junto da marca, e depois de aguardar mais de 1 semana para uma resposta, foi-me dito hoje que não poderiam dar-me uma solução pois não conseguiram obter qualquer informação junto do concessionário. Vergonhoso! Isto não pode acontecer! Não se justifica que a marca não procure essa informação e que o concessionário não a dê, como forma de garantir a satisfação dos clientes.Ainda antes de terminar, devo apontar a falta de profissionalismo com a que fomos atendidos por parte da rececionista da Filinto Mota Guimarães (D Andreia), sem apresentação de soluções depois de mostramos o descontentamento. É vergonhoso o tratamento e tom irónico com que ao cliente se dirige. Reconheço e normalizo a exaltação depois de um descontentamento por parte de um cliente, no entanto, a formação, valores, profissionalismo e ética, têm de estar presentes. Do mesmo modo, agora junto da pessoa com quem falei por parte da marca no dia de hoje (D Iasmim), depois de me ter dito que não assumiriam, desligou-me o telemóvel na cara. Serviço inadmissível e pouco voltado para o consumidor.Infelizmente, eu arquei com as consequências de uma equipa, neste momento, ineficaz e pouco experiente. Por fim, e dados estes parâmetros, não posso, de forma alguma, aceitar a proposta que me fazem para resolução do problema. A correção do defeito pelo carro apresentado e admitido em oficina, terá de ser por eles assumido. Terão de ser apuradas as responsabilidades relativasà minha queixa em relação ao consumo de óleo e que de nada valeu. Não posso arcar com uma despesa deste calibre quando existe responsabilidade por parte do concessionário e marca. Não é admissível! Exijo a resolução deste problema!


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