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Problema com a seguradora no processo de substituição do para-brisas

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. G.

Para: Mapfre Seguros

30/01/2021

Em dezembro, solicitei junto do mediador que fosse feita a reparação do vidro do meu automóvel, tendo em conta a cobertura CE005 de Quebra de Vidros prevista na Apólice. Neste contexto, o mediador informou-me que eu poderia fazer a substituição do vidro numa oficina recomendada pela Seguradora ou, em alternativa, poderia selecionar a oficina onde a substituição fosse feita, mas, neste caso, estaria sujeito ao pagamento de 50€ correspondentes ao valor da franquia. Perante este facto, optei por proceder à substituição do vidro numa oficina da minha confiança, aceitando pagar a franquia a que estaria sujeito. Em seguida, procedi às diligências necessárias para iniciar o processo de substituição do vidro.No passado dia 04 de janeiro de 2021, o perito deslocou-se à oficina onde estava o carro. Concluída a peritagem, o perito mencionou no relatório final que o Seguro apenas pagaria a substituição total de um vidro se este não fosse original da marca do carro. Ou seja, mediante esta informação eu estaria obrigado a colocar um vidro de uma marca branca, com qualidade inferior, sendo essa uma decisão que rapidamente rejeitei, pelo facto de o carro ter tido sempre um vidro da marca original e eu querer que se mantivesse a qualidade do vidro instalado. Portanto, a meu ver, com este procedimento a Seguradora está a obrigar o cliente a colocar um vidro de fraca qualidade, sendo esta atitude verdadeiramente lamentável e incompreensível. Perante a minha rejeição à decisão da Seguradora, a oficina procedeu à instalação de um vidro da marca original.Feita a substituição, sou, então, confrontado pela seguradora com o facto de não quererem pagar o vidro da marca, apenas querendo pagar o montante que respeita a um vidro de marca branca e que é, portanto, mais barato, sendo eu obrigado a pagar o valor de diferença.Face a esta situação, manifestei o meu descontentamento perante a decisão tomada pelo seguro. É lamentável que não me tenham informado atempadamente que eu estaria obrigado a colocar um vidro de fraca qualidade no meu carro, mesmo tendo decidido optar pela substituição do vidro numa oficina da minha confiança e, por isso, ter aceitado o pagamento da franquia de 50€. Por fim, solicitei junto da seguradora o envio de documentação legislativa que suporte e justifique a tomada de decisão da mesma, ou seja, que o cliente é sempre obrigado a colocar um vidro exigido pela Seguradora e de qualidade inferior, documentação essa que nunca foi enviada.


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