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Preço cobrado por desentupimento de esgoto

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. C.

Para: TELESGOTOS Desentupimentos Unipessoal Lda.

19/02/2021

Exmos. Senhores,Fui vítima de uma situação que tenho a certeza que se enquadra no crime de usura, da qual tenciono apresentar queixa crime de modo a prevenir que outras pessoas sejam vítimas de abuso como eu fui.No dia 19.01.2021, requisitei um serviço de desentupimento de uma tampa de esgoto de águas sujas à TELESGOTOS Desentupimentos Unipessoal Lda. Nunca tinha passado por semelhante situação.Pelo serviço foram pedidos inicialmente 420€ e que se eu quisesse fatura teria de pagar ainda o IVA. Considerei um exagero mas dada a situação em que me encontrava, com os meus filhos em casa impossibilitados de usar as casas de banho e a tampa a começar a verter para fora, aceitei o serviço.Quando terminou o técnico referiu que afinal por cortesia só me cobraria 400€. O serviço no total não durou mais de 20 minutos. Estranhei mas paguei em numerário já que como não pedi logo fatura só aceitavam numerário. Deixaram-me uma folha de orçamento, com o número 0006, no valor de 400€.No dia seguinte solicitei a fatura. Para meu espanto enviam uma fatura de 325,2€ mais IVA (valor final de 400€), ou seja, um serviço que inicialmente custava 420€+iva, foi afinal de 325,20€+iva!!!Mas a falta de critério de preço não é a única falha, encapotando uma realidade sem regras nem limites em que se pedem quantias astronómicas e injustificadas às pessoas aproveitando-se da situação de se ter um esgoto a transbordar. Percebi isso após algumas pesquisas e contactos, situações de reclamação no portal da queixa, etc. O preço médio do serviço que me foi prestado ronda os 180€ + IVA. Existem muitas empresas a cobrar este tipo de valores exorbitantes, e a prática de não emissão de fatura é recorrente porque as pessoas sujeitas ao elevado valor fazem tudo para pagar menos. Reclamei à empresa, ameaçando com uma ação judicial, ofereceram-me um desconto de 25%, ficando o serviço em 244€+iva. Acabei por aceitar, mas ainda não me devolveram o dinheiro nem me emitiram a correspondente Nota de crédito. Devo frisar que a intervenção em minha casa não durou mais de 20 minutos.Cumprimentos,

Mensagens (3)

TELESGOTOS Desentupimentos Unipessoal Lda.

Para: H. C.

24/02/2021

Exmos. Senhores,Acusamos o Vosso mail referente à reclamação da Sra. D. Helga Carrasqueira, a qual, aliás, mereceu a nossa melhor atenção.Deste modo, atento o teor da mesma, cumpre-nos esclarecer o seguinte:Corresponde à verdade que no passado dia 19.01.2021, a Reclamante requisitou o serviços da ora Reclamada a fim de proceder a um desentupimento. Tal desentupimento foi a caixas que a Reclamante tinha na sua propriedade.Ao chegar ao local, a equipa de técnicos informou a Reclamante que o custo por aquele serviço era de Eur 420,00, valor este que foi aceite pela Reclamante, aliás, conforme a mesma assume na sua reclamação.No que respeita à questão do IVA cumpre-nos referir que tal é totalmente falso, aliás, lamentavelmente foi a Reclamante que aliciou a empresa a não passar factura pelos serviços prestados conforme infra melhor explicaremos.Ora, tal como é habitual, os Técnicos no final do serviço fizeram uma atenção à Cliente e cobraram apenas Eur 400,00, o que aliás, é procedimento habitual na empresa sendo certo que não vimos em que é que uma atenção ao Cliente, lhe pode ser prejudicial. Mas continuando....No dia seguinte a ora Reclamada, tal como é seu apanágio, emitiu a factura no montante de Eur 400,00, ou seja, pelo montante que tinha sido cobrado à Reclamante. Não conseguimos alcançar o espanto da Reclamante pela factura ter sido passada no montante de Eur 400,00 se foi esse o preço que lhe foi transmitido que o serviço custava. Com efeito, o valor apresentado pelos técnicos é o valor final, já com o IVA incluído.Quanto ao valor alegadamente astronómico, diga-se que não deixa de ser curioso que a Reclamante venha agora falar em Eur 180,00 quando, por mail, refereriu que o valor médio era de Eur 100,00 e que não estava disposta a pagar mais que isso. Aliás, tal será facilmente comprovado pela troca de mail ´s existentes. A este respeito diga-se também que desconhece a Reclamada nem tem obrigação de saber se o valor apresentado pela Reclamante é ou não praticado por outras empresas do mesmo ramo.Acrescenta dizer que, após diversa troca de mail ´s e telefonemas, a Reclamada acedeu a fazer um desconto máximo de Eur 25%, explicando à Reclamante que poderíamos fazer o desconto pois seria como se nos tivesse apresentado um cartão de desconto que muitas vezes é distribuído nas caixas de correio. A mesma recusou dizendo que o máximo que pagaria seriam, primeiro Eur 100,00 e depois Eur 180,00.No meio de toda esta situação, foi a Reclamante que, após ter aceite o valor do desconto, enviou um mail à Reclamada propondo que o pagamento fosse efectuado sem IVA, proposta de imediato recusada pela reclamada.No que respeita à transferencia do desconto efectuado, a Reclamada apenas ainda não o fez porque a Reclamante se recusa a assinar a Nota de Crédito antes de receber a transferencia. Ora, como é sabido, contabilisticamente, a Reclamada tem de ter um documento de suporte para o poder fazer sendo certo que, tal como já comunicado à Reclamante, logo que a mesma devolva a Nota de Crédito procederemos a uma transferencia bancária correspondente a 25% do montante pago.Para finalizar, não pode a Reclamada deixar de referir alguns pontos que considera essenciais:1° A Reclamada informou a Reclamante do valor do serviço antes de ter iniciado o mesmo sendo que estava na disposição da Reclamante aceitar ou não2° A Reclamante aceitou o valor apresentado, aliás, conforme a mesma assume na sua reclamação, alegando agora a necessidade de ver seu problema resolvido3° A Reclamada jamais se furta às suas obrigações fiscais, tendo sido a Reclamante quem propôs evasão fiscal (tal está documentado por escrito)4° A Reclamada apenas aceitou proceder à devolução de 25% do valor que a Reclamante pagou numa perspetiva de não deixar o Cliente insatisfeito pois não se sente nem legal nem moralmente obrigada a faze-lo.5° A Reclamada mantendo o compromisso que assumiu, fará a transferencia do valor correspondente a 25% do valor pago pela Reclamante logo que a mesma devolva a Nota de Crédito devidamente assinada.Colocando-nos à disposição de V. Exas. para qualquer questão adicional, apresentamos os nossos melhores cumprimentos, ngela SilvaCOORDENAÇaO,ATENDIMENTO E AGENDAMENTOTELESGOTOS TELEPRAGASTlm +351 961 309 200911 862 370Email angela.silva@telesgotos.ptwww.telesgotos.ptwww.teledesinfestacao.pt[cid:image001.jpg@01D70A8F.486BBBA0] [s:ipmcdn.avast.com/images/icons/icon-envelope-tick-green-avg-v1.png] Sem vírus. www.avg.com

H. C.

Para: TELESGOTOS Desentupimentos Unipessoal Lda.

26/02/2021

Exmos. Senhores,Estou simplesmente estupefacta com a resposta dada atrav&#233s do portal da DECO.A reclama&#231&#227o cont&#233m v&#225rias afirma&#231&#245es que s&#227o falsas e nem o facto de estarem perante uma reclama&#231&#227o p&#250blica num portal de uma Institui&#231&#227o de Defesa do Consumidor os impede de agirem de forma ileg&#237tima.Designadamente, &#233 falso que estejam a aguardar que eu devolva a nota de cr&#233dito assinada, pelo simples motivo de que esse documento apenas me foi enviado no dia 25.02.2021, &#224s 9h10m da manh&#227, como se pode verificar pelo email que anexo.&#160 Note-se que acabei de devolver os duplicados assinados. Vamos ver se me devolvem o dinheiro!&#201 tamb&#233m absolutamente falso que eu vos tenha incitado &#224 n&#227o emiss&#227o de fatura. Todas as propostas que vos apresentei referem expressamente a contabiliza&#231&#227o do IVA. Os factos que me imputam s&#227o falsos e a imputa&#231&#227o de factos que ofendam a honra ou a considera&#231&#227o de algu&#233m constitui um crime de difama&#231&#227o p.p. no art.&#186 180.&#186 do C&#243digo Penal, com moldura penal agravada nos termos do art.&#186 183.&#186 quando praticada atrav&#233s de meios ou circunst&#226ncias&#160que facilitem a sua divulga&#231&#227o. Recordo os Senhores que a presente reclama&#231&#227o &#233 p&#250blica!Os Senhores n&#227o s&#227o s&#233rios e espero que a presente reclama&#231&#227o sirva de alerta para os consumidores n&#227o contratarem os vossos servi&#231os, para n&#227o serem enganados e ainda por cima ofendidos, como eu fui! Deixo um alerta a todos os consumidores, existem no mercado empresas que facultam or&#231amentos pr&#233vios por escrito e que n&#227o cobram valores exorbitantes. Um problema de esgotos deixa-nos vulner&#225veis e sem clareza de racioc&#237nio para dizer que n&#227o, mas nunca, nunca, aceitem que os t&#233cnicos v&#227o &#224s vossas casas sem primeiro vos darem uma estimativa de pre&#231o por escrito. Se a empresa se recusar a dar uma estimativa por escrito procurem outra, porque significa que n&#227o &#233 s&#233ria. Esta &#233 a atua&#231&#227o da TELESGOTOS Desentupimentos Unipessoal Lda.Melhores cumprimentos,&#160

TELESGOTOS Desentupimentos Unipessoal Lda.

Para: H. C.

15/03/2021

Bom Dia,Tal como a vossa associada poderá confirmar a situação ficou resolvida.A Sra. D. Helga tal combinado devolveu NC devidamente assinada e noMesmo dia (26/02), procedemos à transferencia.Lembro que estaremos à vossa disposição para qualquer duvida ou esclarecimento. ngela SilvaCOORDENAÇaO,ATENDIMENTO E AGENDAMENTOTELESGOTOS TELEPRAGASTlm +351 961 309 200911 862 370Email angela.silva@telesgotos.ptwww.telesgotos.ptwww.teledesinfestacao.pt[cid:image001.jpg@01D719F3.2F8AC590] [s:ipmcdn.avast.com/images/icons/icon-envelope-tick-green-avg-v1.png] Sem vírus. www.avg.com


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