Exmos. Senhores,
Ontem, dia 19 de maio de 2024, tal como habitualmente, fiz um pedido na Uber Eats.
Fui acompanhando a preparação e a recolha do mesmo, através da plataforma.
Entretanto, recebo uma mensagem do estafeta RAJAT, a dizer que tinha chegado.
A campainha não tocou, fui à janela (vivo no rés do chão virado para a porta de entrada do prédio) e não vi ninguém. Respondi, pedindo que viesse à porta (conforme indicação no pedido), a resposta foi: "não"! Disse-lhe que teria que o fazer, pois tinha sido a minha indicação, continuou a responder que não viria. Informei que iria reportar a situação, ao que me disse que fizesse um relatório. Alegou estar no endereço, embora fosse mentira. Pedi ao meu vizinho que fosse à rua (pois eu encontrava-me doente) e o estafeta não estava lá, apesar de estar a dizer-me o contrário.
Disse-lhe que o meu vizinho tinha ido à rua e ele lá não estava, ao que me respondeu: "espere 5 minutos".
Entretanto, recebo indicação de que o pedido tinha sido entregue.
Tento reclamar na plataforma da Uber Eats que, infelizmente, não tem um contacto telefónico de apoio ao cliente, e sou informada que receberam a indicação de que o estafeta tinha estado na minha morada e que eu não o tinha atendido, tendo o mesmo, deixado o pedido à porta. Incluíram uma foto do suposto local onde o mesmo teria sido deixado mas o irónico é que não se identifica qualquer local, uma vez que a foto é apenas da embalagem!
Descrevi tudo o que sucedeu, inclusivamente, enviei foto do outro pedido que acabei por fazer na Globo e, pedi que procedessem à análise das mensagens trocadas entre mim e o estafeta e a resposta da Uber manteve-se a mesma:
"Olá, Ariana,
Agradecemos por nos contactar novamente.
No entanto, conforme esclarecemos anteriormente, não é possível emitir um reembolso porque o parceiro de entrega tentou entrar em contacto consigo e aguardou o tempo necessário antes de assinalar o pedido como concluído na aplicação.
Agradecemos a sua compreensão."
Considero uma falta de profissionalismo e de respeito para com o cliente! O cliente acaba por ficar desprotegido, perante este tipo de situações e a plataforma contribui para a impunidade e desresponsabilização deste tipo de comportamento desajustados!
Pedi, inclusivamente que comprovassem o que o estafeta alegava, ao que a resposta continuou a ser a mesma.
Contactei o restaurante, que me disse que a Uber teria que se responsabilizar pela situação e que a mesma, infelizmente era recorrente. Os estafetas fazem isto para ficar com as refeições, pagas por quem as encomenda!
Sinto-me burlada, pois fiquei sem o pedido e sem o pagamento e ainda tive que pagar por outro pedido!
Foi para mim, uma situação inédita, inesperada e desconcertante, especialmente, pela falta profissionalismo e de responsabilização da plataforma onde fiz o pedido: a Uber Eats!
Cumprimentos.
Ariana de Sá