Na segunda feira, 24 de julho deste ano, enviei um e-mail para a gerência da Media Markt, Lda,. cujo conteúdo assentava numa reclamação sobre o facto do serviço de apoio ao cliente , não ter aceite o pedido de substituição de um frigorifico que no ato da entrega ( 12 de julho ), evidenciava danos na estrutura. ( A resposta revelou-se padronizada, não tendo o assunto sido objeto de apreciação pela gerência, como seria suposto )Tendo adquirido no dia 11 de julho, via on line um frigorifico da marca JOCEL à Media Markt, no ato da entrega que ocorreu no dia seguinte, o mesmo apresentava danos na parte lateral esquerda, concretamente uma mossa e que impedia o equilibrio do equipamento.Perante tal situação, foram efetuados vários contactos telefónicos para a empresa, inicialmente para o call center e posteriormente foram enviados e-mails para o endereço eletrónico do serviço de apoio ao cliente da marca no dia 14/07, e mais tarde, como a resposta obtida não era de todo justificável, foram contactadas as lojas de Rio de Mouro e a de Alfragide de forma presencial nos dias 17 e 19 de julho.De salientar, que esta empresa só comunica através de e-mails, não havendo nas lojas ninguém que possa rececionar as exposições/reclamações dos clientes ou seja : alguém que efetivamente dê a cara pela empresa !.A justificação que foi recebida via e-mail relativamente à não aceitação do pedido de substituição oriunda do serviço de apoio ao cliente, é a de que no ato da entrega, o cliente tem de verificar se o artigo encomendado está ou não em conformidade e assim de forma liminar acabam por não aceitar a substituição do produto como seria expetável, até porque ainda se encontrava a decorrer o periodo de reflexão de 14 dias, dado que a compra tinha sido efetuada via on line no dia 11 de julho.Isto, apesar de terem sido facultadas fotos e a fatura/recibo logo no dia 14 ao serviço de apoio ao cliente ou seja decorridos 3 dias desde a data da encomenda. Neste enquadramento, foram cumpridas por mim todas as etapas, visto que inicialmente entrei em contacto com o call center, que me informou que deveria apresentar a reclamação diretamente para um determinado e-mail que me foi facultado e posteriormente, como a argumentação não era de todo compreensivel ao não quererem aceitar o pedido de substituição, fui forçado a contactar de forma presencial as duas lojas fisicas como acima foi referido, embora sem ter obtido qualquer sucesso.O distribuidor, no ato da entrega, perante a nossa observação sobre a evidência de um dano no equipamento, adiantou que naquele caso, o equipamento poderia ficar, mas que deveríamos contactar com brevidade a empresa afim de requerer a substituição do equipamento e que entretanto até à fase da troca, deveríamos guardar a embalagem de cartão e as placas de esferovite, o que foi feito.Considerando que a marca se deveria pautar por rigorosos padrões comerciais, que supostamente visam a satisfação dos clientes que os procuram, não é de todo aceitável que face ao que se encontra plasmado na Lei quanto à substituição ou reparação do equipamento, se eximam às responsabilidades decorrentes da entrega de um equipamento que apresentava danos no ato da entrega, que foram documentados através de fotos enviadas para o serviço de apoio ao cliente no dia 14 de julho e que não se encontrava em conformidade com as características normais do aparelho.No meu caso, foi a primeira vez que me dirigi a uma das lojas da Media Markt,, não sendo entendivel que o cliente tenha de criar fortes expetativas relativamente ao facto do produto encomendado e mais tarde entregue, se vai encontrar ou não em condições normais de utilização.Parte-se do principio que o produto ( frigorifico neste caso ) deveria cumprir os requisitos normais de funcionamento, estéticos e de segurança, devendo ser ( entre outras ) uma das preocupações do vendedor, de forma a assegurar a reputação da marca e a sua credibilidade assentes numa base de sustentação da garantia da qualidade que se entendam normais para aquele tipo de equipamento.Embora tenha havido da minha parte uma tentativa para a resolução da questão de forma urbana, cordata, amigável, tal desiderato não foi alcançado.Assim, foi a primeira vez que me dirigi à Media Markt e será também a última.E o slogan comercial da empresa eu cá é que não sou parvo, aplica-se notoriamente ao meu caso.