Foi-me pedido por parte dos CTT para proceder ao desalfandegamento de um pacote, cujo número de rastreamento é o LT786130636NL, no dia 31 Maio, e juntar ao processo enviando os comprovativos de facturas e pagamento relacionado com o mesmo.Fui ao site - as compras foram feitas no Aliexpress a vários vendedores, pois fiz várias compras, mas este número concreto de rastreamento correspondia a 7 compras diferenciadas, feitas a 7 vendedores chineses diferenciados - para obter as facturas, encomendas, dados dos pagamentos e outros dados que permitissem fechar o processo de forma rápida e sem nenhum constrangimento. Foi quando percebi que o Aliexpress em determinadas situações junta compras de vários vendedores para facilitar o transporte, a entrega e segundo eles o meio ambiente.Assim, no site dos CTT na secção de desalfandegamento coloquei como informação principal uma das 7 compras que fiz que correspondia ao descritivo do desalfandegamento e em observações coloquei também todas as demais 6 encomendas onde informava do valor dos bens e do valor dos portes para cada uma. Em anexo acrescentei PDF's dos pagamentos bancários (foi mais do que um pagamento porque foram feitos em dias diferentes), dos printscreens dessa encomendas em ficheiros diferentes e das respectivas confirmações também em ficheiros diferentes, onde estão espelhados os números das mesmas, os nomes dos vendedores, a forma de pagamento, quem foi o transportador, a fotografia do bem, os valores pagos pelo bem e dos seus portes, bem como os números de rastreamento chineses (começam todos por 635 e é um número com bastantes algarismos), diferentes para cada encomenda, incluindo o número combinado holandês (LT786130636NL ) que consta em cada encomenda, tudo isto para facilitar a percepção. Acrescento que individualmente nenhuma das encomendas ultrapassa os 20 euros mesmo com portes incluídos.Após uns dias, mais concretamente a 2 de Junho, foi-me enviado um email, que para meu espanto informava-me que teria que pagar taxas aduaneiras para desalfandegar o pacote considerando que como tinha explicado são encomendas distintas de vendedores distintos – processo 2021PT00023664355494. Liguei para os CTT que não foram de grande ajuda, em boa verdade a senhora Carina foi bastante antipática e de uma ineficiência atroz, com respostas vagas, e como eu referi que queria fazer uma reclamação remeteu-me para a área dos CTT com esse pelouro. Nessa área fui atendida pela senhora Joana Cruz, bastante simpática e disponível, mas não me conseguiu fazer a reclamação directamente porque segundo ela estava com problemas no sistema e nem conseguia ter acesso ao número de rastreio que indicava, remeteu-me para um formulário dos CTT para proceder à minha reclamação e anexar novamente toda a informação que tinha para sustentar o que dizia.Para além dos documentos que já tinha disponibilizado antes, anexei também um printscreen do site do Aliexpress informando que para aquelas encomendas tinham feito um agrupamento para facilitar o cliente.Foi dado o número de referência dos CTT SR0002128238 (e SR0002128640 que por erro meu fiz a mesma reclamação num outro pedido de formulário, mas que continham a mesma informação e os mesmos anexos). Obtive a mesma resposta em ambos os formulários, dizendo que e passo a citar: “Reforçamos que a declaração foi efetuada pela totalidade de valor da mercadoria e portes de envio declarados nos pedidos (1,2,3,4,5,6,7=79,41€) fornecidos pelo cliente em processo aduaneiro, uma vez que todos os documentos aferem o nº de rastreio LT786130636NL, comprovando-se por isso terem sido todos remetidos na mesma remessa.”Voltei a responder ao número de referência dos CTT SR0002128238 pelo formulário e por email, acrescentando mais outro printscreen por cada encomenda feita, com a informação de cada um dos números de rastreio chinês e a passagem para o número único de rastreio holandês, tendo sido agrupado no PosteItaliane, conforme informação detalhada que consegui encontrar no site do Aliexpress.Foi-me dado novamente a mesma resposta, e pelo qual tenho que fazer um pagamento de taxas aduaneiras e dos serviços CTT de 33,03€, quando não faz sentido algum considerando que são artigos completamente diferentes, comprados a vendedores chineses completamente diferentes, com valores inferiores a 22 euros, porque a dado momento fizeram um agrupamento de encomendas e que embora esteja a explicar o mais detalhado possível (até à data não me pediram mais nenhum documento para detalhar seja o que for) continuam a manter a mesma explicação. Este pacote se for aberto poderão verificar que lá dentro tem pacotes de encomendas individualizados com os meus detalhes para entregas individualizadas. Também acrescento que se se estão a justificar por ser um único pacote deveriam considerar que ele veio da Holanda e por isso vindo dum país da EU, se se justificam que a origem dos bens é chinesa terão que verificar como é que passaram a um pacote holandês considerando todos os justificativos que apresentei que num primeiro momento os CTT poderiam não saber, mas que passaram a saber quando eu informei no site de desalfandegamento e posteriormente nas reclamações efectuadas.Gostaria de acrescentar que já fiz uma exposição às Alfandegas do aeroporto de Lisboa que me remeteram para os CTT por serem o declarante, pois só cumpriram com os valores declarados.O que pretendo com esta reclamação é que seja revisto o valor aduaneiro e dos serviços dos CTT, que deverão ser nulos, a serem pagos, referente ao número de rastreamento indicado, em conjunto com toda a informação que disponibilizei, e caso seja necessário mais alguma informação que pretendam para que seja retirado o valor, pois que seja pedido, pois este é a situação justa.Considerando que o prazo de pagamento está quase no seu limite será provável que faça o respectivo pagamento, e chegando a essa situação também a reclamação passa a incluir a devolução dos respectivos valores já pagos.