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Pagamento indevido

Não resolvida Pública

Sporting Clube de Braga

Reclamar

Problema identificado:

Problemas de pagamento

Reclamação

F. F.

Para: Sporting Clube de Braga

03/07/2025

Realizei o pagamento no dia 02/07/2025 meu e o da minha esposa relativamente a mensalidade de julho e também a renovação da matrícula o qual foram 90€ no total. Entretanto, não tenho interesse em dar continuidade com as atividades para o próximo ano letivo devido ao aumento abusivo que foi anunciado pelo SCBRAGA no reajuste da mensalidade (cerca de 45% ao mês). Fui até o local e estive a falar com o Pedro na receção, o qual me explicou o motivo desse aumento de preço e me orientou enviar um email para pedir o estorno do valor das duas renovação da matrícula (40€), pois eu e a minha esposa não temos condições financeiras para suportar um reajuste desse nível. É uma pena, pois eu e a minha esposa ficamos em fila de espera por essa oportunidade por mais de 12 meses e fomos surpreendidos por essa decisão do SCBRAGA. Enviei o email conforme orientação e fui surpreendido com o posicionamento do SCBRAGA, pois informaram que mesmo eu não seguindo com as atividades no próximo ano letivo, o valor da matrícula não será devolvido. É meu direito optar por continuar ou não a dar seguimento na modalidade, entretanto com um ajuste de 45% na mensalidade, infelizmente não temos outra opção a não ser não continuar. Dessa forma, peço que façam o estorno do valor total de 40€ referente a matrícula a qual não deveria ser aplicada.

Mensagens (1)

Sporting Clube de Braga

Para: F. F.

11/07/2025

Exmo. Senhor, Acusamos a receção da reclamação apresentada no Livro de Reclamações Eletrónico, com o número 45311276. Cumpre-nos, por este meio, esclarecer o seguinte: No dia 27 de junho, pelas 17h21, foi enviado um email a todos os utentes da modalidade de natação, informando sobre a abertura do período de renovações para a época 2025-2026, com início previsto para setembro. Nesse mesmo contacto foram disponibilizadas todas as informações relevantes, incluindo, em anexo, o flyer 25-26e o Guia do Utente 25-26. O Sporting Clube de Braga, de forma transparente e consciente do ajuste nos valores das mensalidades, fez questão de comunicar essa atualização de forma clara no corpo do email, com o objetivo de garantir que todos os utentes estivessem devidamente informados antes de procederem à renovação. Inclusive, foi solicitado que “todos os utentes, antes de renovar, consultassem o novo flyer e o Guia do Utente.” No dia 28 de junho, foram enviadas as referências para pagamento. Verificámos que, no dia 2 de julho, pelas 19h27, o utente procedeu ao pagamento de forma voluntária, utilizando essas mesmas referências. No dia 3 de julho, durante o período da manhã, o utente deslocou-se às nossas instalações para solicitar o reembolso do valor pagoe, posteriormente, pelas 13h53, reforçou o pedido por email. Contudo, conforme mencionado nas Normas Gerais do Guia do Utente da modalidade de natação(pág. 9), documento previamente enviado, consta expressamente que: “O SC Braga não realiza reembolsos de montantes regularizados.” Estamos conscientes de que, foram realizados alguns ajustes nas mensalidades que poderão levar ao descontentamento de alguns dos nossos utentes. Os valores praticados já estavam para ser alvo de ajuste há uns anos a esta parte, tendo o SC Braga protelado a situação durante algum tempo, com o intuito de beneficiar os nossos utentes. Efetivamente, tendo em conta os valores praticados no mercado, os nossos eram consideravelmente inferiores, sendo que, já pretendíamos atualizar os mesmos anteriormente. Em forma de esclarecimento, este aumento, foi transversal a todo o Clube, resultou de um estudo exaustivo de outras realidades mais próximas e também nacionais.Este trabalho, realizado pela estrutura das Modalidades e pelos departamentos de Marketing e Financeiro, teve por objetivo tomarmos a melhor decisão possível e responder aos desafios cada vez mais difíceis que o Clube tem pela frente. Esta decisão procurou ser o mais abrangente possível, fazendo com que todos os utentes e atletas das modalidades do SC Braga tenham condições semelhantes e exigências similares. Assim, com base em toda a informação apresentada, consideramos que toda a comunicação foi efetuada com clareza e transparência, cumprindo os princípios de boa-fé e respeito pelos nossos utentes. Agradecemos a sua compreensão e permanecemos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional. Com os melhores cumprimentos, Mariana Lopes SC BRAGA Gestora Operacional das Modalidades SCBRAGA Gverreira nº 18290 Tel.: +351 253 206868 (chamada para a rede fixa nacional) E-mail: modalidades@scbraga.pt

Assistência solicitada 11 julho 2025

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