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Obrigatoriedade de substituição

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. F.

Para: Via Verde Portugal SA

01/08/2024

Exmos Senhores, Expus ja de varias formas a dificuldade que tenho sentido na substituição do meu actual identificador Via Verde. A anomalia ou melhor o surgimento de luz laranja na passagem das portagens ocorre logo após a substituição da matrícula associada ao dispositivo. Apesar da luz laranja, o dispositivo regista todas as passagens do veículo na via verde, bem como as passagens em scuts e estacionamentos, pelo que se existe anomalia está necessariamente relacionada com o sistema informático, nomeadamente com a mudança de matrícula. Ainda assim, expliquei, que caso exista anomalia com o dispositivo, a solução é simples e visa somente a troca de pilha do mesmo, pelo que não se entende a necessidade de substituição. Mais ainda, confirmaram por chamada que a substituição do dispositivo, e para manter os actuais serviços que disponho, obrigam a uma subscrição mensal com valores mensais acrescidos. Ora desde a compra do meu actual dispositivo até ao momento, disponho de todos os serviços sem qualquer custo acrescido. Essa foi por si so a razão da compra. Pior ainda, informaram-me que para evitar uma subscricao, poderia adquirir um novo dispositivo mas que o mesmo apenas possibilitaria as passagens nas autoestradas sendo que desse modo seria impossibilitado na mesma de usufruir o actual servico que disponho. Assim, para manter as atuais condições que possuo, teria necessariamente de subscrever e pagar mensalmente por algo que neste momento não pago e usufruo. Claramente, o que aqui se passa reflete na obrigação do cliente a uma subscrição, o que em Portugal bem como na Uniao Europeia é ilegal e pode ser classificado como uma prática comercial agressiva. De acordo com o Decreto-Lei n.º 57/2008, que transpõe a Diretiva 2005/29/CE relativa às práticas comerciais desleais das empresas face aos consumidores, é proibido pressionar ou coagir os consumidores a comprar produtos ou serviços. A única coisa que pretendo é continuar com o serviço que possuo nas condições que possuo e encontro-me ainda disponível para deixar o dispositivo em loja para troca de pilha ou aguardar regularização da anomalia em sistema. Com os melhores cumprimentos, António Ferrete

Mensagens (1)

Via Verde Portugal SA

Para: A. F.

20/08/2024

Exmos. Senhores,Pela presente, vem a Via Verde Portugal – Gestão de Sistemas Eletrónicos de Cobrança, S.A. (“Via Verde”) acusar a receção de uma comunicação eletrónica através do portal www.deco.proteste.pt.Segundo informação apurada no referido portal, qualquer pessoa poderá, mediante registo no mesmo, inserir uma “reclamação” com carácter público dirigida a um qualquer prestador de serviços, sendo que a DECO PROTESTE pode não estar envolvida conforme se infere do teor da seguinte mensagem “Esta reclamação não foi mediada pela DECO PROTESTE nem por qualquer jurista”. Adicionalmente, e sem prejuízo do reconhecimento que a Via Verde tem pela DECO PROTESTE enquanto entidade que promove e defende os direitos dos consumidores, a Via Verde não tem como bastar-se com comunicações públicas cujo teor não é mediado pela DECO PROTESTE, vendo-se assim impossibilitada de atender ao pedido.Face ao exposto, entende a Via Verde que o meio utilizado para reclamar não é o adequado devendo os respetivos reclamantes recorrer, se for o caso, aos habituais mecanismos de atendimento ao cliente por parte da Via Verde.Com os nossos cumprimentos,Departamento de OperaçõesServiço de Suporte Operacionalwww.viaverde.pt

Assistência solicitada 04 setembro 2024

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