Ao tentar aceder ás gravações na minha box, surgiu-me um ecrã novo exigindo que eu aceitasse alterações/novas condiçoes de acesso ao serviço, não constantes do meu contrato impondo-me a obrigação de ver publicidade. O ecrã indica As gravações automáticas estão mais inteligentes sendo que se não aceitar o serviço que me pretendem contratar o acesso fica bloqueado. Esta ação pretende alterar as minhas condições de contrato com um clic na televisão sem salvaguardar os meus direitos de NÂO ACEITAR . Somente aceitando uma das condições publicitárias expostas poderei ter acesso ás gravações da box. Nunca me foi comunicado pela MEO que isto se iria passar.Neste momento é uma alteração que alguns podem considerar minor (essa não é a minha opinião). No entanto temo que seja o abrir de um precedente , em que nos apresentam no ecrã novas condições de acesso ao serviço, nos forçam a aceder e mudam as nossas condições contratuais. Ao mudar de ecrã apresentam um texto extenso com múltiplas clausulas que não são passiveis de análise ponderada em ecrã de televisão. Para além disso o texto sugere que estamos a contratar uma nova funcionalidade do serviço quando era uma funcionalidade contratada desde o inicio com outras condições.Acresce a isto o facto de qualquer pessoa que use a TV (uma criança ou um visitante) poder aceitar por mim a funcionalidade, pois não tem qualquer mecanismo de segurança, e sendo eu a detentora do contrato só eu deveria ser autorizada a subscrever as Condições de utilização da funcionalidade de gravações automáticas como é designado o documento (devo chamar-lhe assim?) que apresentam no ecrã. Solicito à DECO que actue de forma a anular a validade desta atuação da MEO e a velar de forma a que no futuro, esta não venha a ser uma forma desonesta de as operadoras nos alterarem os contratos ou de subrepticiamente nos vincularem a extensões de fidelizaçãoEnviei esta reclamação á MEO que entretanto me enviou uma resposta padrão que não responde a nenhuma das minhas dúvidas nem sugere qualquer intenção de alterar a situação. Segue abaixo a resposta padrão que me enviaram:Exma. Senhora AF,Em resposta à reclamação por V/ apresentada relativamente ao assunto em epígrafe, prestamos os seguintes esclarecimentos:A evolução do paradigma inerente à sociedade de informação, tem contribuído para uma alteração na forma de consumo de conteúdos audiovisuais, independentemente do respetivo suporte, nomeadamente no que respeita à forma diferente de aceder aos mesmos, que passou a conciliar a visualização de canais lineares (os tradicionais canais de televisão) com o acesso não linear aos conteúdos dos canais (ex. gravações automáticas).Com esta evolução de tendências, surgiu uma necessidade de adaptação dos modelos de negócio que garantam o investimento contínuo dos canais, para manterem a produção de conteúdos de qualidade e a preservação da diversidade. Os tradicionais anúncios publicitários que sempre fizeram parte do consumo de conteúdos de televisão linear, são fundamentais para a viabilização do modelo económico que permite aos canais manterem investimento em conteúdos, pelo que se torna premente a adoção de novas práticas que permitam dar resposta a esta necessidade, adaptada à nova realidade.Dessa forma, os principais operadores que prestam o serviço de distribuição de televisão, em articulação com canais de televisão aderentes, e em linha com as boas práticas internacionais, adotaram um novo modelo que permite que, de forma equilibrada e adaptada aos interesses do consumidor, sejam veiculadas mensagens publicitárias que, repita-se, desde sempre fizeram parte das características da remuneração dos conteúdos em televisão.A experiência que agora se inicia pretende melhorar a experiência de televisão, pois a publicidade será apresentada previamente ao início da visualização de alguns programas. Os anúncios serão apresentados, caso selecione a opção “anúncios personalizados”, de acordo com o perfil de utilização de cada consumidor, sendo, por isso, mais relevantes. Conscientes que nem todos os utilizadores ficarão confortáveis com esta opção, deixámos ao critério de cada um receber anúncios desconsiderando o seu perfil de utilização. Garantimos, em qualquer caso, que toda a informação será tratada de forma anonimizada e devidamente protegida, em linha com as melhores práticas de proteção de dados pessoais e em cumprimento de toda a legislação aplicável.Importa ainda referir que a publicidade, terá uma duração máxima de 30 segundos e não será apresentada em todas as gravações de todos os canais, sendo respeitados períodos de guarda que salvaguardem a boa experiência do cliente.Por fim, informamos que a possibilidade de efetuar e aceder às gravações dos conteúdos dos canais constitui apenas uma de várias funcionalidades extra no serviço de televisão. Esta funcionalidade não está, aliás, disponível para todos os conteúdos. Nessa medida, a alteração dos termos e condições da funcionalidade das gravações automáticas não implica qualquer alteração ao contrato. Sublinha-se, assim, que o serviço de televisão continua a ser prestado de forma integral, não existindo, no âmbito do serviço de televisão contratado, uma diminuição no conteúdo da funcionalidade das gravações.Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em meo.pt. Se é cliente empresarial, contacte o seu gestor de cliente, ligue 16 206 ou aceda à Área de Cliente em ptempresas.pt.Com os melhores cumprimentos.Cristina TorresGabinete de Satisfação do Cliente