Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar reclamação contra a empresa HOMYCASA Online, relativamente a um processo de garantia referente à compra do seguinte produto:
Produto: Sofá Chaise Longue LEON Relax Manual
Cor: Branco Memphis
Lado da Chaise (visto de frente): Direita
Referência: 125480
Quantidade: 1 unidade
Preço pago: 699,00 €
Data da compra: 16/06/2025
Fornecedor: Homy Casa
O produto apresentou defeitos desde a sua entrega. Desde o dia 19/08/2025, comuniquei por e-mail, com envio de fotos e vídeos, os problemas no sofá. De forma clara e consistente, manifestei a minha pretensão pela substituição do artigo pelo mesmo modelo, não aceitando reparo ou reposição de peças isoladas, dado que os defeitos comprometem o produto por inteiro.
Apesar disso, a empresa respondeu em várias ocasiões que não poderia efetuar a troca, impondo unilateralmente a recolha do sofá com devolução do valor. Informei repetidamente que não desejo o estorno, mas sim a troca do produto defeituoso, estando inclusive disposto a aguardar até outubro, mês em que a própria empresa afirmou que teria novamente o artigo em stock.
Adicionalmente, pedi que, caso fosse mesmo necessário o estorno, a empresa prolongasse a data de recolha, de modo a permitir que eu adquirisse outro sofá antes de ficar sem o bem essencial. No entanto, a empresa manteve a recolha agendada para 29/08/2025, sem respeitar a minha posição, obrigando-me a recusar a retirada nessa data.
Considero que os meus direitos enquanto consumidor não estão a ser respeitados, uma vez que:
1. Tenho direito a optar pela substituição do produto defeituoso (Decreto-Lei n.º 84/2021).
2. Caso a solução seja o estorno, não pode a empresa deixar-me privado do bem essencial de forma imediata, sem considerar um prazo razoável para substituição.
3. A empresa insiste numa conduta unilateral, ignorando as soluções equilibradas propostas da minha parte e o registo de vários e-mails enviados.
Face ao exposto, solicito a intervenção da DECO Proteste, para que a HOMYCASA:
Proceda à substituição do sofá assim que disponível em stock (conforme aceitei esperar até outubro); ou, em alternativa,
Se mantiver o estorno, que prolongue a data de recolha até que eu adquira um novo produto, evitando que eu fique sem sofá.
Agradeço a vossa atenção e apoio na defesa dos meus direitos de consumidor.
Com os melhores cumprimentos,
Luis Carlos Carvalho