Há vários anos que trabalho na Ikea, sempre com empenho e
dedicação. No entanto ao longo do tempo, tem sido impossível ignorar o
agravamento de diversos problemas internos, que apesar de terem sido
comunicados por várias pessoas as direções competentes, continuam sem resolução
e em muitos casos tornam-se cada vez mais graves, chegaram a obrigar pessoas chefias
a se despedirem.
O ambiente interno deteriorou-se, criando-se um clima de
medo e desconfiança. Muitos colaboradores sentem medo de expressar opiniões ou
de relatar situações injustas e situações graves praticadas por direções e
chefias, por receio de represálias ou de verem a sua imagem prejudicada.
Existem também colaboradores por necessitarem do seu trabalho e alguns cm
cargos de chefias por conveniência preferem alinhar-se com o que a empresa diz,
dizendo mesmo que o que falam ou dizem sobre a empresa não é nada assim, ignorando
a realidade vivida por quem enfrenta as dificuldades do dia a dia. Há quem
invente histórias, distorce conversas e use isso para denegrir a imagem de colegas.
É uma forma de controlar, pressionar para que as pessoas desistam e saiam por
conta própria, só para que a empresa pareça correta e não tenha de assumir
nada.
Existem ainda práticas e comportamentos de liderança que
revelam falta de sensibilidade e de capacidade de gestão de pessoas, como a Ana
Vilhena, Pedro Barroso e a Marisa … Pessoas em cargos de chefias há vários anos
permanecem alheias e ignoram os graves problemas das pessoas, preocupando-se
mais consigo próprias e com as falsas pessoas que são e falsas imagens do que
com o bem-estar coletivo.
 No service office ficam
a maioria que falham nas lojas e então são quase 300 pessoas os que estão em
service office, uns nem se sabe o que fazem, entram picam, andam por ali, saem
cedo e no final folgas fixas, feriados em casa, bons ordenados e muitos deles
tem vindo há anos a prejudicar várias pessoas também no service office e também
nas lojas, Bruno Nabais, Daniel Oliveira, Liliana Cruz; Carla Pires, Teresa
Barradas etc. etc.
Também tem sido reportada situações de assédio,
perseguições, pressões psicológicas a chefias colaboradores que acabam
sistematicamente por ser negadas ou ignoradas. O resultado é uma cultura
organizacional valoriza a aparência de sucesso em detrimento da verdade e da integridade.
Podem faturar muito sim, mas enquanto fecharem os olhos ao
sofrimento de quem se dedica e faz que seja possível o sucesso financeiro desta
empresa dia, dia, não vão prosperar para sempre pois a parte dos valores e
humana está danificada, e só se a empresa atuar e restruturar direções, cheias,
teams leader e o service office será possível. 
Falo porque também tenho sofrido em service office com RH que nada sabe
lidar com pessoas, espero que a mensagem sirva para reflexão e que reestruturem.