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Infiltrações de água pluvial não resolvidas 3 meses depois

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. S.

Para: Servigrupo - Condomínios

08/04/2024

Tenho infiltrações relevantes de águas pluviais não resolvidas pela Servigrupo em 3 meses. As infiltrações resultam de uma obra realizada pela Servigrupo na cobertura.Alguns factos:- o problema foi identificado à Servigrupo em Janeiro 2024- o prédio tem mais de 40 anos sem qualquer infiltração prévia- em algumas zonas, em casos de chuva mais intensa, trata-se de entrada de água- a Servigrupo não só não resolve o problema, como não demonstra qualquer interesse na sua resolução, e demonstra total ausência de comunicação, após repetidos contactos por telefone, SMS, e e-mail.

Mensagens (2)

Servigrupo - Condomínios

Para: P. S.

19/04/2024

Exmo. Pedro Santos,após averiguação dos factos, verificamos o seguinte:Na assembleia de condóminos do dia 06/04/23, foi deliberado por unanimidade dos condóminos a intervenção na cobertura relativamente às patologias já existentes, ou jseja, há um ano atrás. Uma vez que a administração teve dificuldade em recolher orçamentos, devido à falta de segurança existente, visto que a cobertura não está contemplada com moretos, a administração consultou o empreiteiro sugerido por V. Exa. que se encontrava a efetuar a remodelação da sua fração, a empresa "MPM" para efetuar a intervenção na cobertura.Após recolha de orçamento o mesmo foi adjudicada por unanimidade dos condóminos.Durante a intervenção efetuada o empreiteiro indicou que seria necessário efetuar a substituição das ripas, visto que a madeira não estava em boas condições e ocorria o deslize das telhas. Foi recolhido orçamento, por esse mesmo empreiteiro, que foi entregue aos condóminos na assembleia de condóminos realizado no dia 23.05.23 que não foi adjudicado, sendo deliberado recolher orçamentos alternativos pelos condóminos presentes.Posteriormente, foi realizada uma nova assembleia extraordinária de condóminos onde foi deliberado a adjudicação do orçamento caso o empreiteiro tenha disponibilidade para efetuar o trabalho, caso contrário a administração devia recolher orçamentos alternativos.No dia 6.11.23 foi realizada uma nova assembleia de condóminos extraordinária, para adjudicar a o orçamento para colocação das ripas.Após a intervenção efetuada, rececionamos diversas reclamações por parte dos condóminos as frações superiores (5º Drt, 5º Esq), tendo a administração entrado em contato com o empreiteiro, que efetuou deslocação às frações para identificar a origem das infiltrações.A administração sempre auxiliou nas reclamações existentes, onde efetuou o papel de intermediário nestas circunstâncias, nomeadamente às suas reclamações pelo não entendemos porque afirma que o edifício tem mais de 40 anos e sem histórico de infiltrações. A intervenção realizada na cobertura, realizada por uma empresa selecionada pelos condóminos do edifício, foi para solucionar diversas anomalias da cobertura.No entanto, é de salientar que é notório a existência de patologias no edifício devido à falta de conservação no mesmo.Todas as comunicações enviadas (nomeadamente e-mail e whatsapp), foram sempre respondidas atempadamente e dado conhecimento á comunidade do edifício.Informamos que reencaminhamos esta situação para um gabinete de engenharia especializado que irá efetuar um relatório da patologias.Lamentamos que a sua fração esteja a ser prejudicada com infiltrações, e compreendemos que esta situação se protela há muito tempo, mas a Servigrupo Condomínios, na sua função de administradora do condomínio, tem realizado e continuará a realizar o máximo de esforços possíveis para resolver a situação com a maior brevidade possível.Cumprimentos,Servigrupo Condomínios.

P. S.

Para: Servigrupo - Condomínios

19/04/2024

Como resposta aos argumentos indicados pela Servigrupo, e indícios da total ausência de foco na resolução dos problemas, informo factos concretos que refutam cabalmente os argumentos elencados. Para garantir a parcimónia foram selecionados demonstrações associadas a cada argumento. (ilustrativas, mas não exaustivas).1 – O imóvel de que sou proprietário é detido pela minha família desde a sua construção em 1978, não tendo qualquer caso de infiltração conhecido até à realização das obras em causa. Esta informação já tinha sido partilhada com a Servigrupo por e-mail nos dias 14-01-24, no dia 08-02-24 ou no dia 02-03-24.2 - A situação é muito grave, reforço que com danos emergentes e lucros cessantes, pelo que incluo elementos adicionais descritivos da ineficácia de resolução:[14-01-24] informação de continuidade de infiltrações de água (em locais sem qualquer histórico de tal ocorrência)[26-02-24] informação da manutenção do problema de infiltrações de água, e do prazo mais do que razoável para resolução do problema até ao final de Fevereiro[02-03-24] informação da manutenção do problema de infiltrações de água, assim com dos impactos da situação[14-03-24] indicação da urgência da reparação das infiltrações da fração de que sou proprietário[18-03-24] indicação do envio de envio de vídeos para a Servigrupo demonstrando a entrada de águas pluviais, e da ausência de feedback[07-04-24] indicação da crescente urgência da reparação das infiltrações da fração de que sou proprietário (“MUITO URGENTE”)2 – Se necessário faremos uma resenha de todas as comunicações e respetivas respostas, inclusivamente não restritas a este tema contudo, e para suportar este caso concreto, envio cópias de excertos de comunicações, onde podem ser observadas as datas, teor e tom das trocas de informação. Torna-se perfeitamente clara a ausência de eficácia de resolução. Por favor notem a tipologia de expressões utilizadas:“(…) Vimos por este meio saber quando (…)”, “(…) voltamos a salientar que continua a chover (…)” [04-01-24]“(…) Gostaríamos de saber se já têm resposta ao mail infra (…)” [14-01-24]“(…) já tem respostas para nós fornecer? (…)” [20-02-24]“(…) Estamos a aguardar respostas… (…)” [22-02-24]“(…) Este mail ainda não teve resposta, para quando? (…)” [27-02-24]“(…) Relativamente às infiltrações do 5 Direito, já falou com o Sr André para vir cá reparar? É urgente… (…)” [14-03-24]“(…) Estamos desde Sexta-feira 22-/03 a aguardar que retribua a chamada (…)” [26-03-24]Nota: estes são apenas exemplos recentes (de 2024) demonstrativos da situação.3 – Para complementar e exemplificar em simultâneo i) os timings de resposta e ii) a concretização dessa resposta, incluo os seguintes dados adicionais como complemento à vossa indicação no Portal da Queixa de encaminhamento para um gabinente de engenharia. [05-03-24] e-mail recebido com a indicação que iria ser solicitada a intervenção de um gabinete de engenharia[11-03-24] mensagem whatsapp recebida com a indicação que iria ser solicitada a intervenção de um gabinete de engenharia[19-03-24] e-mail recebido indicando já ter sido solicitado o apoio de um gabinete de engenharia com agendamento a ser efetuado nos dias seguintes (“próximos dias”)4 – Factos como estes demonstram ser absolutamente falso que a Servigrupo esteja a realizar os esforços possíveis, ou razoáveis, para resolver a situação, em qualquer momento.5 – Em paralelo à reclamação no Portal da Queixa, foram ainda realizadas reclamações da Servigrupo junto da ASAE, Direção-Geral do Consumidor ou Deco. A visibilidade do caso e recursos envolvidos serão continuamente escalados até à sua resolução.


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