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Incumprimento do prazo de resposta em pedido de autorização

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. D.

Para: Multicare-Seguros de Saúde SA

14/12/2015

Fiz pedido de autorização para realizar sessões de fisioterapia (através do Hospital onde serão realizadas).Recebi no dia útil seguinte um pedido da seguradora em causa (Multicare) por email (de Marta Sofia Freire) para que indicasse se esta necessidade teria sido consequência de acidente (para poderem alegar a cláusula de exclusão, penso eu), e (citando: “Se sim, pedimos que preencha o documento “Informações Adicionais” em anexo, devolvendo-o por correio electrónico”). Imediatamente respondi para o mesmo email que não tinha havido acidente e que aguardava a aprovação do processo com urgência. Ou que me indicassem outros elementos de que necessitassem.Passaram 15 dias e não obtive mais nenhum contacto. Contactei então o Hospital que me disse que ainda aguardava a autorização da Multicare para poder iniciar os tratamentos. Estranhei, já que o contrato que assinei (Condições Gerais do Seguro de Saúde Multicare, Art. 20º - Obrigações do Segurador, alínea b)) menciona claramente que constitui obrigação do Segurador Analisar com prontidão e diligência os pedidos de autorização, decidindo sobre os mesmos em prazo não superior a 5 dias úteis, contados desde a data em que forem recebidos todos os elementos necessários à sua apreciação.Telefonei para a Multicare, estive mais de 20min ao telefone, para perceber qual o motivo da demora, da ausência de respostas, acima de tudo do incumprimento do contrato assinado entre as partes. Rui Caeiro começou por dizer que o pedido estava pendente porque eu ainda não tinha feito o envio do documento “informações adicionais”. Li-lhe o email (citação acima) e expliquei que, de acordo com o texto do email, não havia lugar ao envio desse documento. Rui Caeiro disse-me então que aguardasse, que ia contactar o Depto. de Gestores. Após longa espera, Rui Caeiro diz-me então que foi informado que iam proceder à autorização para realização de fisioterapia de imediato...! Apenas resolveram a situação devido ao meu telefonema. Infelizmente após ter passado o triplo do tempo estipulado no contrato citado. Tempo esse, em que a minha situação clínica se agravou.Para rematar: pedi um contacto para proceder ao envio de uma reclamação. Rui Caeiro primeiro diz-me que será ele a fazê-la internamente. Após a minha insistência em obter um contacto para que eu pudesse fazer a reclamação por escrito, indica-me por duas vezes o email geral atendimento, e quando lhe pergunto pelo email indicado no site reclamacoes@multicare.pt, diz-me que não garante que haja recepção de email nesse contacto!Acabei por enviar email com a minha reclamação para todos os emails que me foram indicados ou que constam do site e ainda de outros locais de informação existentes na internet.Nota:Segundo indicação sonora no início do telefonema, este terá sido gravado, podendo comprovar a minha descrição. Existe também a prova escrita (email trocado com Marta Freire).


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