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Impossibilidade de fazer o check in on line e ter de pagar para fazer o check in no aeroporto

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. P.

Para: Edreams Portugal

28/12/2023

Ainda em relação à Edreams, aproveito a ocasião para dar conhecimento do meu desagrado, relativamente a mais uma viagem que comprei em nome de Ana Noro, cujos dados envio de seguida:Referência da reserva da eDreams: 12943422102Companhia aérea voo ida: RyanairReferência da reserva da companhia aérea voo ida: RP6JMXPassageiro: Ana NoroIda: 30 de outubro 2023 (Ryanair) houve pagamento dos 55€Volta: 03 de novembro 2023 (Iberia)A minha reclamação acontece, porque não entendo como é que esta plataforma continua a utilizar a boa fé dos seus compradores quando na verdade apresenta informação pouco clara, por exemplo quando da compra da passagem para Bolonha não estava escrito em lado nenhum que o comprador, por causa de ter comprado o voo nesta plataforma não poderia fazer check-in nem através da própria plataforma (Edreams) nem através da app da companhia aérea em questão(Ryanair), porque ambos não estão em sintonia e, por esse motivo, o valor pago pela passagem seria acrescido de 55€ quando do check-in presencial no aeroporto. De quem é a culpa? Do comprador que de boa fé confia no serviço da Edreams? Penso que não.Neste caso a plataforma Edreams deve informar da situação a priori e não informar que o passageiro deve fazer o check-in online quando essa ação é impossível, visto a app da Ryanair não deixar fazer esse check-in por a passagem ter sido comprada na Edreams.Pergunto que culpa tem o consumidor que a plataforma Edreams e a Companhia aérea Ryanair estejam em desavença? Não deveria ser informado desse factor. O correto seria: ou a Edreams não vende passagens desta companhia aérea ou deve ter obrigação de informar que não se consegue fazer o check-in online através da companhia aérea e, por isso acresce de um valor de 55€, em vez de promover esse check-in quando o mesmo não se consegue fazer.Ou a companhia aérea deverá ser responsabilizada, pois deveria proibir a dita plataforma de vender passagens aéreas na sua plataforma.Esta situação aconteceu duas vezes à passageira Ana Noro, pois comprou outro bilhete para Roma nessa plataforma antes de lhe acontecer isso na primeira vez.Por esse motivo, a passageira resolveu preencher uma reclamação no livro branco da empresa Groundlink III Handling, Lda pertencente a Ryanair. Reclamação número 33589170 do livro de reclamações dessa empresa.Por fim, envio do dados do voo de Lisboa-Roma-Lisboa no qual a passageira Ana Noro voltou a pagar 55€ por não ter conseguido mais uma vez fazer o check-in online nem através da Edreams nem através app da Ryanair, devido à passagem ter sido comprada na plataforma da Edreams. A passageira porque já tinha tido a primeira experiência tentou por todas as maneira fazer o check-in online atempadamente sem qualquer sucesso.Referência da reserva da eDreams: 12815518393Companhia aérea voo ida: RyanairReferência da reserva da companhia aérea voo ida: JHDK4MPassageiro: Ana Noro e Flávia BorbaIda: 25 de novembro 2023 (Ryanair) houve pagamento dos 55€Volta: 29 de novembro 2023 (Ryanair) não houve pagamento dos 55€Por fim, saliento que o denominador comum das três reclamações é a Edreams que não se responsabiliza por nada, nem sequer pela sua política pouco ou nada clara.

Mensagens (2)

Edreams Portugal

Para: M. P.

29/12/2023

Estimado cliente,     Gostaríamos de confirmar que a sua reclamação foi registrada no nosso sistema e encaminhada para a nossa equipa dedicada à experiencia de viagem para análise.     Para o ajudarmos da melhor forma possível, indique-nos sempre o número de confirmação da reserva ou o seu e-mail. Se ainda não o fez, sugerimos que responda acrescentando esta informação.     Agradecemos a sua paciencia enquanto trabalhamos para resolver a sua reclamação e garantir que as suas experiencias de viagem correspondem às suas expectativas.     Com os melhores cumprimentos,     eDreams - Travel Experience Team

Edreams Portugal

Para: M. P.

03/01/2024

Estimado cliente, Como indicado no ponto 3.5.2 dos nossos Termos e Condições Gerais, fornecidos aos utilizadores durante o processo de reserva e no e-mail de confirmação da reserva, algumas companhias aéreas de baixo custo aplicam taxas adicionais se o cartão de embarque não for impresso no aeroporto, como é o caso da Ryanair. Note-se que o check-in online é gratuito e que, caso o passageiro tenha problemas com o processo de check-in, a eDreams pode oferecer apoio para o completar com sucesso. No entanto, não há registo nos nossos registos de que o passageiro nos tenha contactado a solicitar apoio a este respeito antes da partida do voo 12943422102. Por esta razão, dado que a Sra Ana Noro decidiu, por sua conta e sem contactar previamente a eDreams, fazer o check-in diretamente com a companhia aérea no aeroporto, a Ryanair, tal como indicado nos seus termos e condições, pode aplicar taxas pelo serviço. Por esta razão, o cliente recebe todas as informações necessárias para poder efetuar o seu check-in online gratuitamente e de forma clara. No entanto, temos registro de seu contato dia 21/11/2023, para realização do voo 12815518393. Concluímos informando a resolução final da sua reclamação foi enviada ao seu email pessoal. Estamos à disposição para fornecer qualquer informação adicional que possa ser necessária ou para abordar quaisquer preocupações que tenha. Com os melhores cumprimentos, eDreams - Travel Experience Team   '‹


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