back

ikea o que se passa lá dentro qur náo contam

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. C.

Para: IKEA

08/07/2025

Os gangues da Ikea A Ikea é governada por uma administração autoritária, agressiva, absolutista e tirânica. Estes gestores da Ikea promovem e criam o seu império e destroem ainda mais a cultura e os valores da empresa e dos seus colaboradores. De seguida, vêm os seus gestores, que são protegidos pelo conselho de administração, não têm liderança e espalham o terror através de assédio, discursos dominadores e envolvimento com os funcionários e procuradores, que são ameaçados. Depois, há os gerentes de secção, lojistas, gerentes de loja e chefes de equipa que sobem na hierarquia, através do clientelismo, por serem esposas de alguém, por serem familiares de alguém, através do envolvimento, através de amizades. Estão envolvidos, são família, são amigos, então como podem ser isentos nas suas decisões? Estão emocional e fisicamente ligados, deviam trocar de lugar, estão na mesma loja. Não há imparcialidade, nem neutralidade nas decisões; todo o crescimento na Ikea se faz através da familiaridade e das amizades. Estes gangues criados na Ikea permitem a falta de igualdade, a falta de transparência e injustiças que resultam em promoções duvidosas e graves danos para a saúde física e psicológica dos colaboradores. Estes grupos são protegidos pelos Gestores de Pessoas e Culturas do Gabinete de Serviços e da Unidade.Pessoas como Cláudio Valente e Paulo Carpinteiro, junto com aqueles responsáveis pela segurança, usam seus conhecimentos para controlar, monitorar e assediar funcionários, e depois tentam acusá-los. O CEO Jesper Brodin é responsável porque prefere tentar acusar funcionários em vez de agir contra os verdadeiros culpados (diretores, gestão, lojistas, chefes de seção, etc.) sobre o que realmente está acontecendo na Ikea Portugal. O gerente do Escritório de Serviços e Pessoas & Culturas da Unidade concede benefícios, protege e favorece chefes de seção, lojistas, gerentes de loja e líderes de equipe, além de alguns funcionários que fazem parte dessas verdadeiras gangues. Todos eles são culpados, destruíram os valores da Ikea e atuam gerando medo por meio de imposições e ameaças, enquanto a Ikea nega consistentemente todas as alegações e até tenta realizar investigações ilegais para culpar os funcionários.Estas gangues são governadas por regras erradas, tentam obter informações com o objetivo de intimidar, perfilam os empregados denegrindo a sua imagem, cometem muitas ilegalidades e nunca admitem os seus erros, protegem os responsáveis e escondem tudo fingindo não saber. Como podem não ser responsáveis por situações que prejudicaram muitos empregados e que foram trazidas ao conhecimento do Escritório de Serviços e do Gestor da Unidade de Pessoas e Culturas, que têm consentido e omitido porque essas pessoas também não agem bem, essas pessoas também prejudicaram muitos empregados. Vão sair para jantar, vão às casas uns dos outros, enviam mensagens de texto para partilhar informações e ajudarem-se a esconder. Existem casos reais em várias lojas que já foram trazidos à atenção da Ikea e nada acontece.Assédio, maus-tratos e racismo por parte do gerente de Alimentação da Ikea, Ivo, e do gerente do Restaurante, Sérgio, e da delegada sindical Helena, que está do lado dos empregadores, nada fez. Helena participa de várias reuniões internacionais e nada é comunicado, ela não defende os trabalhadores. A existência de uma delegada não é comunicada nem partilhada nas lojas, os sindicatos estão proibidos de entrar na Ikea, mas depois a empresa diz, para parecer bem, que é uma empresa que procura o bem-estar dos seus trabalhadores, mas o oposto é verdade. Eles permanecem impunes na empresa e são os empregados que sofrem danos irreparáveis. Entre muitos casos, o mais sério foi o de Maria Tavares em Alfragide e da Diretora Barbara Graf, a responsável por Pessoas e Cultura, Lélia, sabia da situação e a senhora Elsa do Gabinete de Serviço ambos pressionaram psicologicamente a Maria para assinar a mudança de categoria para uma categoria inferior e denegriram a imagem da Maria e dos responsáveis por Ivo e Sérgio da comida Ikea, apenas riram disso. A relação com os clientes onde os gerentes falam mal até mesmo para os clientes, não são imparciais e não são modelos a seguir, os funcionários são tratados de forma diferente e falam de maneira inadequada e os Líderes de Equipa foram promovidos por favoritismo. A caixa só permite que os funcionários se mudem para outras lojas ou seções se ela gostar deles e as vagas são preenchidas nomeando quem eles gostam, não há transparência. Os Líderes de Equipa em Alfragide, por exemplo, que não separam a amizade do trabalho e estão protegidos pela chefe de Pessoas e Cultura, Lélia, que até compartilha informações e cria estratégias para prejudicar os funcionários. Líderes de Equipa que estiveram envolvidos com várias pessoas na empresa, incluindo seguranças, e durante o horário de trabalho marcaram reuniões e falaram mal dos funcionários em mensagens, o que claro, os Líderes de Equipa negarão. Um líder de equipe em licença médica e depois envolvendo-se com o segurança? Onde estão a ética profissional?Um abuso de poder e um mau exemplo, como o caso de Melissa que muitos conhecem e negam. Os funcionários da linha de frente que falam mal dos empregados, discriminar aqueles de quem não gostam, passam seus turnos sentados na sala de caixa com os seus telemóveis e a ver futebol em vez de ajudar, e alguns deles fazem pausas abusivas diariamente. A logística tem estado em alta. Os líderes de equipas não só não têm um perfil de liderança, como também têm os seus familiares a trabalhar na loja, o que cria conflitos de interesse (casais de logística/bac; serviços/transportadora, gestor de logística/funcionário de vendas; logística/securança, etc.). Os líderes de equipas de logística que são agressivos, não sabem como liderar e prejudicam os empregados. Vendas: a incapacidade do gestor de iluminação José Martins e também de Joana Amorim. ~ João Ventura, gestor do negócio do Ikea no país, vários assédios a funcionárias, envolvendo-as e falando com imposição e agressividade. Muitos, muitos mais exemplos


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.