Após um pequeno sinistro, dirigi-me à MCoutinho Aveiro para proceder ao arranjo da porta do meu veículo, e fui atendida pela rececionista Marisa.
Durante o atendimento, perguntei à Marisa se a reparação demoraria muito tempo pois o carro teria de ir à inspeção até dia 30.11.
A Marisa sugeriu que a própria MCoutinho levasse o carro à inspeção.
No processo de preparar o carro para inspeção foram identificados alguns problemas a reparar (espelho e farolim traseiro), tendo-me sido apresentado um orçamento de aprox300€ para efetuar essas reparações, o qual aceitei e paguei.
Durante a reparação foi-me disponibilizado um carro de substituição.
No dia 21.11, às14h, recebi uma chamada da Marisa a pedir para eu entregar o carro de substituição nesse mesmo dia, com urgência.
Informei que estava a caminho do trabalho, em Albergaria, e que apenas conseguiria deslocar-me à oficina as 19h. Ela disse que não, pois estariam fechados. Sugeri sábado de manhã, mas foi também negado, pois também estariam fechados.
Expliquei que não estava a conseguir encontrar solução de momento, porque me estavam a ligar com pouca antecedência. A Marisa demonstrou pouca flexibilidade, chegando inclusive a sugerir que talvez uma amiga minha pudesse ir entregar o carro, o que considerei uma sugestão desadequada.
Foi-me então dito que seria organizada a troca dos carros em Albergaria, no meu local de trabalho, o que eu concordei e disse que faria o meu melhor para coordenar, mas ninguém me contactou para concretizar essa troca.
No dia 24 de novembro,de manhã cedo, fui à MCoutinho entregar o carro. Fui recebida pela Marisa com total ausência de cordialidade.
Ao perguntar como tinha corrido a inspeção, fui informada de que o carro tinha reprovado. Não me foi dada qualquer explicação adicional.
Descobri depois que o documento (carta vermelha) que me foi entregue pela Marisa apresentava menções a “reincidência”, algo que não fazia sentido, uma vez que tais observações só surgem quando já houve reprovação anterior pelos mesmos motivos, o que não constava da inspeção anterior do meu carro.
Entendi depois, já numa outra oficina, que a MCoutinho tinha levado o carro duas vezes à inspeção, sem o meu conhecimento e sem ter reparado os problemas identificados.
Regressei à MCoutinho e fui atendida por um colaborador que se identificou como responsável. Este confirmou que:
-O meu carro foi efetivamente submetido a inspeção duas vezes no mesmo dia.
-A oficina não me informou da primeira reprovação.
-A segunda inspeção ocorreu com os mesmos problemas não reparados.
-A decisão de não me informar foi justificada como tentativa de “tentarem resolver tudo sozinhos, sem me maçar”.
Esta explicação é inaceitável, dado que:
-A oficina não efetuou reparações básicas, nomeadamente algo simples com luzes de nevoeiro.
-Ao levar o carro à segunda inspeção sem reparar os problemas, impediram-me de tomar decisões informadas.
-Ao reprovar duas vezes, recebi apenas 15 dias para resolver os problemas, em vez de um mês, prejudicando-me gravemente.
Toda esta situação originou:
-Necessidade de reorganizar a minha vida profissional, e perda de rendimentos;
-Custos adicionais, deslocações e tempo perdido;
-Stress, preocupação e ausência de informação transparente e honesta por parte da oficina;
-Falta de profissionalismo grave por parte da rececionista e da própria gestão da oficina;
-Conduta que considero lesiva, negligente e enganadora, com impacto direto no meu dia-a-dia.