back

Garantia na efectivada.

Resolvida Pública

CAETANO RETAIL

Reclamar

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

L. L.

Para: CAETANO RETAIL

23/01/2025

Adquiri um Dacia Jogger matrícula AR-88-NX em junho de 2022 na Caetano de Vila Nova de Gaia. Nos primeiros 15 dias de utilização acenderam várias luzes de alerta(Antipoluição, ESC, Travões, Injecção e Arranque em Subida). Imediatamente falei com a vendedora que relatou ser normal por conta do calor. Achei estranho, mas aceitei a informação. As luzes continuaram acendendo e reclamei na primeira revisão oficial. Nada foi feito. Apenas apagaram os alertas. Continuaram acendendo e vieram os prpblemas: queima do alternador, problema no Turbo, Problema em válvulas do motor, Problema na Bomba d'agua, recentemente Problema no compressor do AR e por último (com a persistência da luz de antipoluição) o catalisador. Todos estes problemas foram acontecendo de forma faseada. Apesar da relutância da Dacia e da Caetano Fórmula, conseguimos que a garantia fosse usada. Todas as intervenções foram feitas pela garantia. Foram pelo menos 7 vezes que este carro teve que ser reparado. Na última intervenção em 31.12.2024, foram relatados os problemas do compressor de AR e da Luz Antipoluição. O compressor de AR foi substituído pela garantia e me informaram que a Luz antipoluição não era nada. 2 dias depois voltou a acender e voltei à oficina Caetano Dacia Porto Grijó. Desta vez apareceu um problema de Catalisador. Para minha surpresa, a marca não que cobrir, alegando que está a faltar as revisões de 60mil e 90mil. Ora, todas estas revisões (foram 8), estão lá. Para às intervenções anteriores, foram apresentadas. Antes não houve contestação. Por que agora há? Apresentei às últimas 3 revisões oficiais que era o que faltava. Mesmo assim, houve recusa. Veja que absurdo! Tudo foi feito pela garantia, inclusive a intervenção de 31.12.24 (quando já havia sido mais uma vez relatado o problema da luz antipoluição). Porque agora recusam. É ilegal e imoral. Comprei um veículo 0km que veio cheio de defeitos. Não aconselho a ninguém. Atendimento sem clareza. Sem transparência. Exijo aquilo que tenho direito. Tenho ainda mais 6.meses de garantia. Recebi como resposta o seguinte em 17.01: A durabilidade e fiabilidade do catalisador dependem do cumprimento do plano de manutenção e tendo em conta que o mesmo não foi cumprido de acordo com as preconizações da Marca, a intervenção não pode ser imputada à garantia, motivo pelo qual não temos forma de intervir comercialmente na situação exposta. No entanto respondi que: Sra. Paula, O distribuidor Dacia Caetano Fórmula Boa Vista está à agir de má fé. Vos explico abaixo: Em Abril de 2023 este mesmo veículo esteve em intervenção para troca do Turbo. A resposta da marca foi a seguinte, A durabilidade e fiabilidade do Turbo dependem do cumprimento do plano de manutenção e tendo em conta que o mesmo não foi cumprido de acordo com as preconizações da Marca, a intervenção não pode ser imputada à garantia. A resposta dada à época, foi a mesma de agora. Na ocasião, precisei apresentar todas as provas das revisões feitas, todos os questionamentos anteriores. A marca voltou atrás e fez a troca do Turbo. Antes disso, também aconteceu com o alternador, que cheguei a pagar e foi-me devolvido a quantia após meus questionamentos. Após essa intervenção do alternador e Turbo, houveram outras 4 mais. Todas pela garantia. Assim pergunto: se eu não tivesse feito às revisões e apresentado os comprovativos, teria direito mesmo assim à todas estas reparações pela garantia? A resposta parece clara : Óbvio que não. Portanto, tratar esta questão desta forma, é uma clara tentativa de constranger o cliente. Não vou parar enquanto não me for garantido todos os direitos. Irei até o fim para que me seja dado o direito que me foi garantido. Não posso ser penalizado pela desorganização da marca e do distribuidor. Assim, peço que revejam a decisão e cumpram aquilo que são dever da Dacia Caetano.

Mensagens (1)

CAETANO RETAIL

Para: L. L.

01/07/2025

Boa tarde Exmo. Sr. Jordan Locio, Apresento desde já os meus cumprimentos. Em reposta à sua reclamação transcrevo informação anterior: “No seguimento do seu último e-mail, reforçamos junto do construtor o seu pedido, mas a resposta é a mesma: “A durabilidade e fiabilidade do catalisador dependem do cumprimento do plano de manutenção e tendo em conta a documentação apresentada, não nos é possível aplicar a garantia contratual do veículo”. Ao dispor, Cumprimentos, Henrique Alves Chefe Após-venda CAETANO FORMULA Grupo Salvador Caetano Rua de Grijó 123 - 127 4150 – 384 Porto T: 963200 270 E: henrique.alves@caetanoretail.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 23 de janeiro de 2025 22:30 Para: Henrique Alves henrique.alves@caetanoretail.pt Assunto: Garantia na efectivada. Atenção: Este e-mail vem de fora da nossa organização. Não clique em links ou abra anexos, a menos que reconheça o remetente e saiba que o conteúdo é seguro. ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.