back

Falta de urbanidade / Arrogância / prepotência/ omissão de dados para reclamar

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. S.

Para: Petit Pied - Comércio de Calçado, Vestuário e Acessórios Lda

22/08/2020

No dia 22/08/2020 ás 12:35 pm, dirigi-me com a minha mulher e com o meu filho e 2anos a loja de calçado da marca Extreme Urban Footweat no centro comercial deTelheiras, loja nº 10, para comprar uns ténis para o meu filho.Na referida loja encontrava-se dois funcionários, uma senhora loira e um senhor de corque foi referenciado como sendo o gerente da loja, da qual este mesmo senhor nosatendeu de uma forma muito indelicada, arrogante e prepotente.Na loja estava um casal com um filho aproximadamente de 6 anos a ser atendido pelafuncionária e que experimentava um calçado sem o saco de proteção, utilizado para aproteção e segurança conforme as regas da Covid 19, o que acho normal paraproteção de todos nós, quando o senhor veio com o saco para o meu filhoexperimentar uns ténis questionamos o porquê que o outro menino não estava a usaro saco de proteção, visto que as regas tem de ser aplicadas a todos e não para alguns...De modo que não nos sentimos seguros em comparar os ténis naquela loja, porpresenciar que tal regra não estava a ser aplicada naquele caso, o que nos leva apensar que ser habitual em outras situações, pondo em causa a segurança dosconsumidores dessa loja, até mesmo a do meu filho e família devido á fácil propagaçãodeste vírus.O funcionário que nos atendia (suposto gerente da loja) respondeu com prepotência earrogantemente que as regras são para usar o saco, caso não quisesse que fosse paraoutro lado, a minha mulher respondeu que ele não poderia responder assim e queestava a ser mal-educado e que deixasse estar os ténis, não íamos experimentarporque o senhor estava a ser inconveniente e não nos respondeu ao queperguntamos, de seguida o funcionário responde a levantar a voz em um tom dedesrespeito “se queres é assim como digo se não queres pode ir embora e procurarem outro lugar... “ eu disse-lhe que ele tinha de ser mais educado com os clientes eque não era forma de atender ninguém, o casal que estava a ser atendido pela outrafuncionária saiu da loja sem comprar nada e revoltada com a atitude do funcionárioque nos atendia, disse-me (nesta loja são muito mal-educados, peça o livro de reclamações)Como vi que o funcionário continuava a ser mal educado a continuava a levantar a voztanto para mim como para a minha mulher, pedi-lhe os dados da empresa que exploraa loja e o seu nome, a fim de fazer uma reclamação on-line, visto que no Decreto nº 2-C/2020, de 17 de Abril, enquanto durar o estado de emergência devido a PandemiaCovid 19, a partir de 18 de Abril encontra-se suspensa a obrigação de disponibilizar olivro de reclamações físico, o mesmo recusou-se a dar os dados da empresa e o seunome por várias vezes consecutivas, dizendo para ir ver na Net e que não era obrigadoa dar essas informações que se quisesse procurasse por o nome da loja que chamaExtreme... Sem sequer dar indicação que poderia reclamar no livro de reclamações online,visto que nem ele nem a colega estavam identificados com o nome, como deveser normal nos atendimentos ao publico.Sai da loja e procurei um segurança do centro comercial que acompanhar-me à loja e osegurança disse-lhe que ele tinha de dar os dados da empresa para eu fazer areclamação no livro de reclamações on-line, porque se fosse chama a PSP ele poderialevar uma multa por não fornecer esses elementos, visto que o livro físico ele poderiarecusar mas seria sempre obrigado a direcionar-me para o livro de relações on-line.Com esta situação e após ele ouvir os seguranças que a PSP seria chamada ao local, elecedeu e autorizou a colega dele mostrou-me a página do livro de reclamações fiscoonde consta os dados da empresa, mas continuava a recusar a fornecer o nome dele.A capa que deveria estar afixada em local visível, para informação a existência de livrode reclamações, estava afixado dentro do balcão de atendimento escondido por umexpositor de modo a que ninguém consegue visualizar essa informação, na montra daloja ou seja em que parte for, não existe nenhuma informação visível dos dados daempresa que explora o espaço, por esse motivo falei com a segurança para ajudar-mena identificação da empresa.Pelo facto de ser 12:35 pm e o meu filho de 2 anos ainda não ter almoçado, tive de terem conta que a prioridade seria o meu filho, visto que já bastava ele ter ficado nervosoao presenciar tal situação, esse foi o motivo de não ter chamado a PSP ao local paraidentificar este senhor.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.