back

Erro de contador - contagem anormal fora de vazio

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. M.

Para: EDP Comercial

25/11/2018

No dia 29/10/2018 enviei este mail à EDP:1. Tenho um contrato de fornecimento de energia elétrica com o Código de Identificação do Loca nº 0103008211. Após receber a vossa fatura nº 10612103403, de 09 de outubro de 2018, constatei o débito de um valor extremamente exagerado, no valor de 555,56€(!)2. Sou cliente EDP Serviço Universal, com um contrato casa Bi-horário semanal há aproximadamente 15 anos. Os meus consumos sempre foram relativamente baixos, na medida que sempre tive apenas lâmpadas economizadoras, o fogão e o aquecimento de água é a gás, possuímos aquecimento central a gasóleo, televisão, frigorifico, máquina de lavar loiça e roupa (que foram compradas com opção de início programável para serem utilizadas apenas no período de vazio). Fazendo uma análise das faturas dos últimos anos confirmei que o consumo sempre rondou, em média os 140/160Kw/h em vazio e um valor muito semelhante em fora de vazio totalizando sensivelmente 300 kw/h, em média por mês. O valor acumulado ao fim de cada ano de kw/h consumidos em vazio e fora de vazio foi sempre muito aproximado, como podem verificar se analisarem os meus consumos.3. No dia 7 de fevereiro de 2018 recebi a fatura nº 10605846702, no valor de 381,88€, valor elevado mas que na altura paguei. Nessa fatura constatei que no dia 13 dezembro de 2017 foi feita uma leitura pela empresa e passou a surgir na fatura três valores de consumo: vazio, ponta e cheias. Os valores referidos nessa fatura são:12/12/2017Vazio – 24589Fora de vazio – 2381213/12/2017Vazio - 24589Ponta – 4289 (?)Cheia - 22794 (?)4. A vossa fatura nº 10612103403, de 09 de outubro de 2018, no valor de 555,56€(!) indica um consumo, no período de 13/12/2017 a 25/09/2018 (aproximadamente 9,5 meses) de 1707 kw/h em vazio, 2510kw/h em ponta e 462 kw/h em cheias.Relativamente ao consumo em vazio, se dividirmos 1707 por 9,5 meses dá um consumo médio mensal de 179kw/h, concordante com a média mensal que referi no ponto 2. O consumo fora de vazio de 2972 kw/h (ponta=2510 + cheia=462) a dividir por 9,5 meses dá 312kw/h valor que representa o dobro (!) do consumo médio que indiquei no ponto 2 para o consumo médio fora de vazio.5. Contatei por 3 vezes os serviços da EDP. Nos dias 17 e 18 de outubro contatei a EDP serviço universal. Da primeira vez pedi para analisarem a fatura e para fazerem uma verificação do contador. No dia 18 de outubro veio um técnico que indicou apenas que o contador estaria apenas com os valores de ponta e cheia trocados (apenas!). No dia 18 voltei a contatar a EDP universal e a EDP distribuição relativamente ao problema em questão. Nos contactos que fiz referi sempre que a partir do momento que o contador foi intervencionado para apresentar três parciais (vazio, ponta e cheias) os consumos fora de vazio duplicaram e que alguma coisa deveria estar mal. A segunda vez que me atenderam descartaram responsabilidades e que o problema seria na minha instalação tendo um equipamento em curto-circuito. Se tenho um equipamento em curto circuito este não deveria estar em curto-circuito 24 horas por dia, sete dias por semana, aumentando o consumo em vazio e fora de vazio? Então por que razão só se verifica um aumento de consumo brutal fora de vazio e logo após a intervenção no contador? ….No terceiro contacto que fiz para a EDP distribuição pedi para me mudarem o contador. Disseram-me que não seria possível a troca uma vez que não estava a agendada a mudança do meu antigo contador (analógico com pequeno mostrador digital) por um moderno digital. Fiz um novo pedido para o contador ser novamente verificado relativamente à sua programação e referindo que um eletricista já se tinha deslocado à minha residência e não tinha detetado consumos anormais e ele próprio recomendou-me fazer o pedido de mudança do contador. Referi também nesse telefonema que iria proceder à instalação de um contador particular no interior da habitação.No dia 19 de outubro deslocou-se novamente um técnico e para surpresa minha procedeu imediatamente à troca do contador. Seria para não ver a discrepância na contagem? Onde está esse contador que foi retirado?6. Pela forma como decorreu o atendimento, vejo que a EDP não está minimamente interessada em analisar o problema, o que, à semelhança do que se ouve falar em relação a imensos cidadãos, parece deixar estes à mercê da vontade de um qualquer funcionário desta empresa “sem coração”.Em primeiro lugar, devo esclarecer que não pedi para o primeiro contador que tinha fosse programado para horário tri-horário. Se tenho um contrato bi-horário porque razão mudaram a programação do contador? Porque razão a partir do momento que foi modificada parametrização do contador o consumo fora de vazio duplicou?Dado o exposto não posso deixar de discordar, impugnar e reclamar a fatura atrás mencionada (10612103403), assim como todas as anteriores faturas emitidas e posteriormente pagas.Até comprovativo em contrário, dado haver, com toda a certeza, erro na parametrização do meu contador, exijo que façam a correção dos consumos anómalos verificados de dezembro de 2017 até à troca pelo novo contador em 19 de outubro de 2018.Se não obtiver resposta sobre o descrito serei obrigado a recorrer a todos os meios ao meu dispor: livro de reclamações, queixa no provedor do cliente EDP, ERSE, exposição nos sites de queixas online, e inclusive o judicial, para defender os meus direitos.Nota final: Aguardo resolução rápida do problema, pois o prazo da fatura termina a 30 de outubro e cancelei o pagamento automático da mesma.Pede DeferimentoViseu 29 de outubro de 2018João António Loureiro MarquesTel: 924419766No dia 5 de novembro recebi esta resposta:Caro Cliente,Reportamo-nos ao seu contacto em que nos comunica que não concorda com o consumo faturado.A Fatura nº 10612103403 de 9 de outubro de 2018, está corretaNa fatura em causa é englobado o acerto ao consumo feito entre 13 de dezembro de 2017 e 25 de setembro de 2018. Nesse período foram registados 1.639 kWh em vazio, 2.996 kWh em fora vazio.As estimativas anteriormente cobradas estão deduzidas nesta fatura.Recolha de leiturasOs consumos são faturados de acordo com os dados transmitidos pelo Operador da Rede de Distribuição (ORD), que recolhe as leituras com periodicidade trimestral, quando tem acesso ao aparelho de medida instalado.Consumo faturadoDe acordo com a informação prestada pelo ORD o equipamento é um contador com três registadores, pelo que o consumo que é registado em fora vazio, está dividido nos dois registadores (ponta e cheias).Isto não implica mais consumo, pois o consumo registado em ponta e cheias é faturado na tarifa de fora vazio, como poderá confirmar na fatura reclamada.O contador substituídoAté 12 de dezembro de 2017 o contador estava a faturar por dois registadores quando era de três, tendo sido feita uma correção de leituras e recuperado o consumo que não estava a ser considerado.Face ao exposto, consideramos portanto, que a faturação emitida não carece de qualquer correção.Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidasSe precisar de falar connosco, não hesite em contactar-nos como preferir:- na sua área de cliente- através do nosso site www.edpsu.pt- ligando 808 505 505, nos dias úteis, das 8h00 às 22h00 (custo de uma chamada local).Com os nossos cumprimentos,Ivo SousaSubdiretorNo dia 7 de novembro envei esta mensagem ao serviço da EDP:1º - O contador no início tinha apenas duas leituras porque tinha tarifa bi-horária. Como expliquei no ponto 4, desde que o contador foi intervencionado e subsequentemente passaram a ser feitas 3 leituras, o valor fora de vazio (pontas+cheias) praticamente duplicou face ao que era normal, nos 14 anos anteriores, antes de contador ter sido alterado. Ou o contador foi mal programado ou estaria avariado, isso é certo. Com a colocação do novo contador no dia 19/10/2018 verifiquei que no dia 2/11/2018, exatamente 2 semanas após a colocação do mesmo, o consumo registado era:Vazio - 62Ponta – 16Cheia - 61Se fizermos uma estimativa para um mês dará:Vazio - +/- 124Fora de vazio - (15+61)*2 = +/- 152Total +/- 276 kW/h - mêsO total andará perto dos 300 kW/mês que indiquei no ponto 2 da minha exposição como sendo a média normal de consumo da minha habitação. Muito longe dos valores que o contador antigo estava a registar desde a alteração (vazio 150kW + fora de vazio 300 kW) por mês.Face à postura autista da vossa empresa perante a minha situação (como se fosse normal um cliente doméstico pagar faturas de 400 e 550 euros como já aconteceu este ano) não me resta outra solução senão continuar a reclamar por todas as vias que me são facultadas. Tenho também a noção que acabarei muito provavelmente por pagar a fatura em causa mas não continuarei a ser vosso cliente porque a partir de amanhã começarei a procurar outro fornecedor de energia, que não será, com toda a certeza, a EDP.Com os melhores cumprimentos,Resposta no dia 9/11/2018:Caro Cliente,Recebemos o seu contacto em que nos comunica que discorda da nossa resposta.Reiteramos a nossa anterior respostaApós uma nova análise à situação, mais não poderemos do que reiterar a nossa anterior resposta, pois não temos conhecimento de elementos adicionais que alterem a nossa posição.Operador da Rede de Distribuição (ORD)O ORD é a entidade responsável pela gestão das leituras e pela manutenção dos contadores.Os consumos são faturados pelas leituras que nos são confirmadas pelo Operador da Rede de Distribuição (ORD).Contador substituídoNo nosso sistema de gestão comercial, o anterior contador estava assumido como tendo dois registadores.Contudo, o ORD confirmou-nos que o contador estava parametrizado para três registadores, pelo que parte dos consumos feitos não estava a ser considerado.A retificação dessa situação foi na altura feita pela fatura nº 10605846702, de 7 de fevereiro de 2018.Confirmamos que existiu efetivamente uma troca nos consumos registados em ponta e em cheias.Contudo, essa situação não lhe foi prejudicial, pois como tem contratada a tarifa bi-horária, o consumo em ponta e em cheias tem o mesmo custo.Em 19 de outubro de 2018, o ORD fez deslocar uma equipa técnica ao local, tendo sido feita a substituição do contador.Após informação já solicitada ao ORD, foi-nos confirmado que:- o contador foi retirado com as leituras de 26.337 kWh em vazio, de 23.256 kWh em ponta e de 6.905 kWh em cheias- não foi identificada nenhuma anomalia no funcionamento do contador retirado.FaturaçãoAssim, qualquer esclarecimento adicional face às leituras ou ao funcionamento do contador deve ser por si diretamente solicitado ao ORD.Enquanto o ORD não se pronunciar em contrário, consideramos que a faturação está correta.Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidasSe precisar de falar connosco, não hesite em contactar-nos como preferir:- na sua área de cliente- através do nosso site www.edpsu.pt- ligando 808 505 505, nos dias úteis, das 8h00 às 22h00 (custo de uma chamada local).Com os nossos cumprimentos,Ivo SousaSubdiretorRealço que neste momento, 5 semanas após a substituição do contador pela EDP por um novo contador tenho os seguintes consumos:Vazio - 182kwFora de vazio (pontas mais cheias) - 204Estes valores agora considero normais e estão em linha com os consumos que sempre tive nos últimos anos até terem reprogramado o contador antigo para tri-horário em 12 de dezembro de 2017.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.