Boa tarde,RESPOSTA A RECLAMAÇaO (CPTPT01474944-59):Assunto: CPTPT01474944-59Em resposta à reclamação efetuada pela Sra. Bruna Abreu no passado dia 26/02/2022, referente à situação desagradável que se desencadeou no Restaurante, venho desta forma esclarecer e repor a verdade dos fatos do sucedido.1° - Desde logo, a Sra. Bruna Abreu solicita um pedido de desculpas, contudo entendemos que o mesmo deverá advir da mesma, porquanto não se poderá aceitar que as ofensas verbais tenham sido prestadas por parte da gerencia do restaurante, mas sim por parte da cliente, a qual insiste em mante-las, mencionando inclusive algumas ofensas no título e no texto da reclamação que efetuou.2° - Com efeito, a Sra. Bruna veio ter com a responsável do restaurante e pediu para colocar na lista de espera um grupo de 7 pessoas, tendo lhe sido respondido que para esse grupo o tempo de espera nunca seria inferior a 30 - 40 minutos, pois tinha outros clientes a aguardar mesa e também outros grupos grandes e para 7 pessoas só podia utilizar 3 mesas que estavam ocupadas com cliente a meio da sua refeição.3° - Toda a situação foi bastante cordial, não tendo a responsável que atendeu a cliente sido arrogante, violenta ou mal-educada, pois se assim fosse a cliente não ficaria à espera de mesa.4° - Considerando que existiam outros clientes a aguardar mesa há mais tempo, bem como que as mesas que vagavam eram apenas de 2 ou de 4 pessoas, sem possibilidade de junção a outras mesas contiguas (que se encontram ocupadas), não era possível sentar o grupo de 7 pessoas, pelos que essas mesas iam sendo ocupadas por outros clientes (de 2 ou 4 pessoas), sob pena o restaurante ficar com mesas inutilizadas e, consequentemente, com prejuízo.5° - Passado algum tempo veio um senhor do grupo informar que já não eram 7 mas sim 6 pessoas, que uma pessoa já não viria, tendo sido alterada a reserva e informado que o tempo de espera se estimava em 15 minutos.6° - De repente, apareceu novamente a Sra. Bruna, a falar num tom muito alto em pleno restaurante, tendo retirado à responsável o livro de espera, afirmando em tom alterado que esta tinha sentado várias pessoas à sua frente e que a sua mesa tinha ficado para trás, entre outros coisas, tendo lhe sido explicado, de forma tranquila e cordial, que apenas tinham vagado mesas de 4 ou de 2 pessoas, e não mesas de 6 pessoas e que seria insustentável para o restaurante deixar uma mesa de 2 ou 4 pessoas vazia cerca de 1 hora, com pessoas em lista de espera.7° - Logo a seguir a Sra. Bruna aparece com uma criança ao colo (mas que já andava pelo seu próprio pé), da qual a responsável do restaurante nunca foi informada, e mais uma vez fez começou em tom alterado e bastante alto a dizer que iria comer, mas que queria o livro de reclamações, ao que foi respondido que não haveria problema, que o mesmo lhe seria fornecido.8.° - Nesse seguimento, a mesa ficou vaga e o grupo de 6 pessoas, a discutir entre si, foram sentar-se, tendo a responsável ido indicar outra mesa para outros clientes que, entretanto, também ficou vaga.9.° - No entanto, de repente, aos gritos a Sra. Bruna diz no meio da sala: 'se o livro de reclamação vai demorar também tanto tempo'. Foi respondido educadamente pela responsável que se encontrava a sentar outras pessoas que lhe levaria o livro de reclamações e que, entretanto, poderiam fazer o pedido das refeições.10.° - Nessa sequência a Sra. Bruna e outra senhora do grupo que estava na mesma mesa começam a gritar que iam comer, mas antes queriam fazer a reclamação e começaram a ofender verbalmente a responsável do restaurante, chamando a mesma de IGNORANTE, MAL EDUCADA, SEM ESCRUPLOS, ETC....11.° - A responsável do restaurante tentou explicar e acalmar a situação, mas não conseguiu faze-lo, pois as clientes não deixavam, continuando a gritar em pleno restaurante perante dos demais clientes. A responsável foi, de imediato, buscar o livro de reclamações (o qual nunca lhe foi negado) e quando o entregou à cliente, esta começou, uma vez mais, aos gritos e inclusive em tom de gozo, a ofender a responsável.12.° Atendendo a toda a situação e ao comportamento inaceitável da cliente e ao tom injurioso e provocatório da mesma, foi lhe dito que poderia fazer a reclamação no livro de reclamações que lhe tinha sido facultado, mas que não se poderia admitir que atendendo ao seu comportamento esta permanecesse no restaurante, uma vez que já tinha insultado a responsável, os colaboradores do restaurante e perturbado os demais clientes - os quais foram testemunha desta situação -, bem como o normal funcionamento do estabelecimento.13.° - Quem conhece o restaurante e o frequenta sabe que esta situação foi isolada, que efetivamente a responsável e restante equipa de trabalho são pessoas cordeais, afáveis e sobretudo profissionais, não se podendo aceitar que situações lamentáveis destas sucedam.14.° - Deste modo, atenta a situação e face à solução pedida pela Sra. Bruna, somos a informar que o restaurante e a respetiva responsável aqui visada aceitam fazer um pedido de desculpas, contudo o mesmo é direcionado exclusivamente a todos os clientes que presenciaram esta lamentável situação, bem como aos demais senhores do grupo e à criança (que não era de colo), pois estiveram sempre à margem da situação criada pela Sra. Bruna e pela outra senhora e que em nada contribuíram para o sucedido.15.° - Em relação à Sra. Bruna e à outra senhora que a acompanhava, entendemos não ser devido qualquer pedido de desculpas (embora estejamos disponíveis para falar pessoalmente com a cliente e ultrapassar a situação), pois consideramos que fomos injustificadamente ofendidos, quando tentamos todos os dias fazer o nosso trabalho da melhor forma. Respeito, Justiça e Verdade é tudo o que desejamos. GERÊNCIARestaurante Boina Verde Gostaria que a resposta ficasse pública, de forma a todos verem a resposta à mesma reclamação.Cumprimentos escreveu no dia quarta, 2/03/2022 à(s) 12:15: