O motor da carrinha Mercedes do meu genro parou em andamento. O motor não voltou “a pegar” apesar das tentativas.
Chamou a assistência do seguro e rebocaram a carrinha para a oficina Auto Russo em Moita do Norte, Vila Nova da Barquinha.
O responsável pela oficia, depois de ter analisado o problema, comunicou ao meu genro que o motor “estava agarrado”, isto é: gripado.
Perguntei ao meu genro se tinha deixado acabar a água ou o óleo no motor. Condições necessárias para que um motor “agarre”. Garantiu-me que não.
Desloquei-me de Lisboa a casa do meu genro, perto da oficina, e fomos os dois falar novamente com o responsável pela oficina, que suponho que seja o gerente.
Conduzi a conversa sem demonstrar os meus conhecimentos. O senhor confirmou-me o mesmo diagnóstico: o motor “está agarrado”.
Eu mesmo fui diagnosticar a avaria e percebi de imediato que o motor não estava gripado como nos tinha sido comunicado. Descobri que o tubo de alimentação à entrada do filtro de combustível estava danificado. Um tubo que custou menos que 1 euro.
Substituído o tubo a carrinha ficou a trabalhar.
É lícito interrogar-me o motivo pelo qual o senhor mentiu ao dizer que o motor estava agarrado. Deixo à imaginação de quem ler esta reclamação.
Uma coisa posso garantir: A oficina Auto Russo não merece a mínima confiança.
Não pretendo nenhuma indemnização. Basta que este caso seja do conhecimento público para que potenciais clientes se possam acautelar.
José Farinha