back

Devolução na mesma forma de pagamento

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. C.

Para: LUÍS, VITALIANO & LUÍS, S.A. (GEOX - BRAGA)

02/08/2020

No dia 01 de agosto de 2020, adquiri, um par de sapatilhas na loja Geox do mar shopping. Desconhecendo a política de trocas/devoluções, trouxe as sapatilhas, e optei também por compra um outro par numa loja ao lado. Primeiramente pensei ficar com os dois pares, mas cheguei à conclusão que devia devolver o par de sapatilhas adquirido na Geox. Dirigi-me à mesma loja no dia seguinte, com a intenção que o dinheiro me fosse devolvido (através da mesma forma de pagamento - MB). O funcionário, diz-me que é política da empresa não restituir o dinheiro ao cliente, apenas podem emitir um vale. Aceitei o vale, mas não concordo, uma vez que se eu não gostar de mais nada daquela loja, nunca irei usufruir do dinheiro que investi em algo que a empresa franchisada da Geox, pode voltar a vender. Ou seja, o comerciante fica sempre em vantagem. Num caso extremo e hipotético, se mais uma centena de pessoas fizesse a mesma coisa que eu fui obrigado a aceitar, e essas mesmas não gostassem de mais nada da loja, o comerciante já teria vendido o mesmo artigo 100x (algo que custasse 50€, significaria 5000€), sem nunca compensar monetáriamente o consumidor. Com estas medidas de soberania por parte dos comerciantes, os consumidores veem-se obrigados a procurar alternativas, deixando automaticamente de consumir nestas lojas. Saliento que o par e sapatilhas não saiu da caixa, como o funcionário pode comprovar. O direito ao arrependimento, deveria ser sempre reconhecido por qualquer entidade, excepto em artigos de foro higiénico ou alimentar, p.e.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.