Exmos. Senhores,
Na sequência de um diagnóstico de demência da minha tia (presentemente hospitalizada), a MEO cancelou o contrato que tinha com esta e enviou uma carta (em anexo) para a sua residência com informação como proceder à devolução do equipamento, nomeadamente um router e equipamento de TV cabo. Nesta carta a MEO oferece 3 formas de fazer a devolução dos equipamentos:
1) "Ligue 961 001 620 ou 16200 e solicite o agendamento de uma recolha gratuita em sua casa."
Liguei 3 vezes. A primeira vez "a chamada caiu". A segunda vez passaram-me para a linha errada (internamente) e simplesmente apareceu uma gravação a pedir que ligasse para o número onde tinha ligado. A terceira vez, depois de me pedir desculpas pela inconveniência, a operadora da MEO garantiu-me que iria passar a chamada para "os colegas que tratam disto". Estive ao telefone 39 minutos à espera que alguém atendesse, sem qualquer indicação de quanto tempo tinha que esperar, nem qualquer informação, apenas o sinal de chamar... óbviamente depois de tanto tempo à espera, fiquei convencido que a opção da alegada "recolha gratuita em sua casa" era uma piada de mau gosto, a qual a MEO simplesmente não honrou.
2) "Adicione os equipamentos dentro de uma caixa, dirija-se a uma estação dos CTT e solicite gratuitamente o serviço Easy Return com o código DE*********PT."
Assim fiz, coloquei tudo numa caixa, selada com o nome e morada da minha tia, e dirigi-me aos CTT em Alcabideche para fazer a devolução dos equipamentos. Para minha grande surpresa, o número da guia, estava emitido como se a MEO fosse o remetente, e a minha tia a destinatária! Isto é perfeitamente inacreditável. Mais uma das opções "simpáticas" da MEO completamente falhada uma vez que os CTT não podiam emitir a guia conforme estava criada pela MEO.
3) "Vá a uma das nossas lojas, listadas no verso, e leve consigo os equipamentos para devolução,"
A loja "listada no verso" mais próxima de Cascais era em Sintra ou em Lisboa - um absurdo, quando a MEO tem uma loja em Cascais. Uma vez que a minha tia reside em Cascais, está hospitalizada, e eu já tinha perdido meio dia com esta brincadeira, dirigi-me à loja da MEO em Cascais no Cascais Shopping. Tirei senha, aguardei a minha vez (A45), e quando expliquei a situação por completo a resposta da representante da MEO foi: "lamento mas não podemos fazer nada, aqui não aceitamos equipamento". Já perfeitamente desesperado, pedi-lhe então que me emitisse uma nova guia ou que agendasse a recolha em casa ao que me respondeu: "também não podemos fazer isto aqui, tem que ir a Lisboa ou a Sintra fazer a devolução".
Perante esta perfeita intransigência, estando eu numa loja da MEO, virei-me para a representante da MEO e disse-lhe "olhe, aqui está o equipamento, consider-o devolvido, eu fiz tudo o que podia, agora está na sua posse e da MEO".
Perante isto a representante da MEO entrou visivelmente em pânico e em boa e alta voz disse-me "mas o senhor é atrasado mental?". Não respondi. Tirei uma fotografia da senhora a carregar a caixa com o equipamento e fui-me embora.
É patente que a MEO tem uma política de dificultar a devolução do equipamento aos seus ex-clientes, com o aparente intuito de lhes cobrar as coimas associadas.
Muito particularmente num quadro em que um cliente é hospitalizado de emergência e tem uma demência grave diagnosticada, e não tem a capacidade de ela mesma fazer a devolução do equipamento, quando um familiar tenta intervir, a MEO simplesmente não quer saber e tem em vigor um processo que o torna simplesmente impossível.
Isto é perfeitamente inaceitável.
Grato desde já pela vossa atenção para este assunto.
Melhores cumprimentos,
D.D.