Boa tarde, Venho por este meio mostrar o meu desagrado e total falta de profissionalismo com todo o processo desde que a minha encomenda vinda dos Estados Unidos da América através da Fedex chegou a Portugal, e a empresa Rangel Logistics Solutions sem o meu consentimento tomou posse da mesma. Após tomar posse a referida empresa contactou-me no intuito de iniciar o processo para desalfandegar a minha encomenda. Nesta primeira aproximação disseram que a encomenda ia chegar ao aeroporto da Lisboa via Fedex e que iria ficar no depósito temporário da referida empresa, solicitaram os documentos necessários para o desalfandegamento (Despacho Aduaneiro e tributação de taxas). Até aqui tudo bem, mas mais abaixo no mesmo e-mail vem a seguinte ressalva “Poderá nomear outra entidade oficial despachante para o desalfandegamento, mas será cobrado 43,05 €, pela cedência da documentação, por desalfandegar (IVA incluído), devendo referenciar nome e contacto da pessoa responsável”. Qual foi a entidade que lhes conferiu o poder para reter documentos, de um objeto que não lhes pertence. Enviei os documentos necessários para o desalfandegamento, no meu entendimento o serviço de envio já estava pago á Fedex. No dia 20 recebo o Documento Único Aduaneiro (DUA) com o valor a pagar de taxas. Neste documento, na minha leitura foi erradamente preenchido em dois campos e que me lesa nas taxas a pagar. Num primeiro campo o valor da fatura que enviei da companhia a quem requeri o serviço compreendia dois campos que foram contabilizados no valor total e não deveriam (transporte dentro E.U.A e taxas nos E.U.A), não tenho de pagar iva sobre esses serviços. Se a fatura não servia para os Serviços Aduaneiros deveriam ter requerido uma fatura detalhada ou separada. Num segundo campo, acrescentaram o valor de Despesas opt. 35,40 Euros/100kg quando na fatura vem discriminado o valor pago pelo shipping e no primeiro e-mail que enviaram consta lá esta nota “Na ausência de documento que ateste o valor pago pelo transporte (shipping), a legislação aduaneira obriga, para cálculo do IVA aduaneiro e Direitos CE, à adição do valor de transporte internacional – freight int. - em função da tabela PVP FedEx à importação, com base no peso e proveniência da carga”. O que me leva a suspeitar que o funcionário só olhou para o valor final e não para a fatura em si. Entrei em contacto com a referida empresa a solicitar clarificações e numa primeira resposta foi como é calculado a taxa e numa segunda foi que eram a parceira da Fedex. Em nenhuma das respostas via e-mail responderam ás questões colocadas para clarificar. O mais gritante é que quando o estafeta veio entregar a encomenda trazia uma fatura com as taxas aduaneiras mais 49.20€ para pagar por serviços prestados pela Rangel Logistics Solutions. Como posso pagar a uma empresa quando sou lesado com o serviço prestado e em que sou forçado aceitar. Depois da encomenda ser entregue cessaram as comunicações. Não recebi mais nenhum e-mail da referida empresa. Escrevi uma reclamação na Fedex que foi remetida para a empresa acima, ainda não obtive resposta. Contactei a empresa nos E.U.A. que me fez o envio, a informar o sucedido. Responderam que irão abrir um processo de averiguações. Pois todas as simulações que fazemos em nenhuma entra em conta com uma empresa Rangel (43,50€).