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DEFEITO FABRICO PEUGEOT 2008 1.2. PURETECH

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. A.

Para: Banque PSA Finance - Peugeot

09/03/2024

Em 2016 adquiri um Peugeot 2008 1.2 Puretech num concessionário Peugeot (matrícula 54-QX-60).Desde 2017 que tenho feito as revisões/manutenções periódicas em concessionários da marca.A 28/02/2024 surge uma avaria no carro por “defeito no motor”, com paragem repentina do veículo, pondo em causa a minha segurança e a do veículo, aos cerca de 117000km. Chamei o reboque e encaminhei para a Stellantis&You Sacavém, local onde efetuei as últimas duas revisões, em 2022 e 2023. Após várias insistências telefónicas para saber o resultado do diagnóstico, sou informada no dia 8/03/2024 que a correia de distribuição está partida e que em cerca de 90% dos casos, terá que se proceder à substituição do motor, no entanto teria que se desmantelar o motor para se perceber a extensão dos danos. Sendo que nas últimas revisões foram feitas verificações à correia de distribuição, tendo a Stellantis informado que estava conforme, e dado que o plano de manutenção só previa a sua substituição aos 170000km ou 10 anos, considero que a Stellantis foi negligente na revisão e não me informou do verdadeiro estado da correia. Além disso, é já do conhecimento da Peugeot que o grupo PSA reconhece um defeito nos motores a gasolina 1.2 puretech para viaturas fabricadas entre 2013 e 2017, inclusive foi emitida uma notificação de segurança por parte da CE em 2020 e recolhidas viaturas em França para revisão a este problema. Antes da última revisão informei que nos últimos anos tenho notado algumas “travagens”/perdas de potência na condução e que era uma situação que me preocupava. Nas observações da revisão efetuada a 10/2023 não indicaram nada de anormal para além da necessidade de limpeza do sistema de refrigeração e substituição de pastilhas de travões, às quais procedi de seguida.Sendo que é do conhecimento da Peugeot que este é um problema que afeta os veículos deste e outros modelos, fazendo a revisão na marca sem indicação de anomalias relacionadas com este problema e cumprindo o previsto no plano de manutenção, considero que a Peugeot deve ser responsabilizada pela resolução deste problema. Mais grave ainda é ter posto em causa a minha segurança e da minha família devido a esta avaria! Reparei ainda que o meu plano de manutenção na App MyPeugeot teve uma alteração entre a tarde e a noite de 8/03/2024, antecipando a necessidade de substituição do kit distribuição para os 7 anos ou 125000km. Reparei também que no livro de garantias e reparações, o índice faz referência a recomendações de manutenção na correia de distribuição, no entanto, as páginas indicadas nada têm que ver com este assunto, o que evidencia a omissão de informação relativamente a este tema.Exijo responsabilização por parte da marca, e irei até à última instância, se necessário judicialmente, para que a Peugeot se responsabilize por este defeito. É inadmissível que a correia de distribuição de um veículo com 8 anos, 117000km, utilização normal e com revisões efetuadas na marca tenha este comportamento e consequentemente provoque danos irreversíveis no motor do veículo.Tendo conhecimento que foram recolhidos milhares de veículos em França em virtude do mesmo problema, questiono o motivo para que a mesma ação não tenha sido tomada em Portugal, revelando um descaso completo para com todos os proprietários de veículos dos modelos afetados. Devido a estes constrangimentos que não são consequentes de uma utilização negligente da minha parte, encontro-me neste momento condicionada pelo facto de não ter viatura, o que acarreta implicações e encargos diários até à resolução deste problema. Envio informação que fundamenta o acima exposto:https://www.actualidadmotor.com/pt/modelos-de-grupo-psa-chamados-problemas-t%C3%A9cnicos-de-revis%C3%A3o/Comissão Europeia - Notificação_A12_01504_20_en - Notificação_A12_01505_20_enhttps://www.caroom.fr/blog/psa-reconnait-un-probleme-de-fiabilite-sur-son-1-2-puretech-7315.htmlhttps://www.fiches-auto.fr/articles-auto/rappels-constructeurs/s-2398-rappel-des-12-puretech.php

Mensagens (1)

M. A.

Para: Banque PSA Finance - Peugeot

20/03/2024

Recebi, através de contacto telefónico, a oferta de comparticipação para a reparação do meu veículo, no entanto, devo expressar a minha extrema deceção com a forma como esta situação está a ser tratada. A Peugeot Portugal oferece uma comparticipação de apenas 10% em peças, enquanto a Stellantis&You Sacavém oferece 15% de desconto em mão-de-obra. Os valores totais para a substituição do motor são 8051,68€ (dos quais 5530€ correspondem ao valor do motor), para a reparação de uma avaria consequente de um defeito e pelo qual não sou responsável.Conforme referi na minha reclamação, considero que houve omissão de informação relevante por parte da Peugeot Portugal sobre o histórico de problemas conhecidos com os motores 1.2 Puretech. É absolutamente inaceitável que, em Portugal, não tenham sido tomadas medidas para recolher os veículos afetados por este defeito, conforme foi feito em outros países. Esta inação revela um completo desrespeito pelos clientes portugueses e uma total negligência pela sua segurança e bem-estar.Além disso, questiono veementemente o motivo pelo qual este defeito não foi identificado durante as ações de manutenção realizadas em concessionários da marca. Como é possível que a correia de distribuição tenha sido considerada em conformidade durante as revisões anteriores, quando claramente estava em condições precárias e acabou por causar uma avaria catastrófica no motor do meu veículo?Peço que a Peugeot Portugal reconsidere a sua posição e forneça uma resposta mais abrangente às preocupações expressas na minha reclamação, nomeadamente através de justificação/resposta às seguintes questões:• A comparticipação definida pela Peugeot e pela Stellantis&You acaba por ser idêntica àquela que já tenho direito através do cartão MyPeugeot. A Peugeot não demonstra a valorização que a minha fidelidade tem para com a marca e não se responsabiliza pelo problema e constrangimentos causados?• Relativamente ao histórico de problemas conhecidos com os motores 1.2 Puretech fabricados entre 2013 e 2017, por que motivo a Peugeot Portugal não agiu de acordo com os padrões de segurança estabelecidos em outros países e recolheu atempadamente os veículos ou recomendou antecipadamente a substituição da correia de distribuição?• Qual o motivo pelo qual este defeito não foi identificado durante as ações de manutenção realizadas em concessionários da marca?• Como justificam que a correia de distribuição se tenha mostrado defeituosa muito antes do previsto no plano de manutenção?Acredito que este caso vai além da garantia contratual e se enquadra em questões de responsabilidade do fabricante perante defeitos de fabrico. Estou disposta a colaborar na resolução deste problema, mas também espero uma abordagem justa e transparente por parte da Peugeot.Aguardarei uma resposta urgente e abrangente para estas questões.


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