Em 2016 adquiri um Peugeot 2008 1.2 Puretech num concessionário Peugeot (matrícula 54-QX-60).Desde 2017 que tenho feito as revisões/manutenções periódicas em concessionários da marca.A 28/02/2024 surge uma avaria no carro por “defeito no motor”, com paragem repentina do veículo, pondo em causa a minha segurança e a do veículo, aos cerca de 117000km. Chamei o reboque e encaminhei para a Stellantis&You Sacavém, local onde efetuei as últimas duas revisões, em 2022 e 2023. Após várias insistências telefónicas para saber o resultado do diagnóstico, sou informada no dia 8/03/2024 que a correia de distribuição está partida e que em cerca de 90% dos casos, terá que se proceder à substituição do motor, no entanto teria que se desmantelar o motor para se perceber a extensão dos danos. Sendo que nas últimas revisões foram feitas verificações à correia de distribuição, tendo a Stellantis informado que estava conforme, e dado que o plano de manutenção só previa a sua substituição aos 170000km ou 10 anos, considero que a Stellantis foi negligente na revisão e não me informou do verdadeiro estado da correia. Além disso, é já do conhecimento da Peugeot que o grupo PSA reconhece um defeito nos motores a gasolina 1.2 puretech para viaturas fabricadas entre 2013 e 2017, inclusive foi emitida uma notificação de segurança por parte da CE em 2020 e recolhidas viaturas em França para revisão a este problema. Antes da última revisão informei que nos últimos anos tenho notado algumas “travagens”/perdas de potência na condução e que era uma situação que me preocupava. Nas observações da revisão efetuada a 10/2023 não indicaram nada de anormal para além da necessidade de limpeza do sistema de refrigeração e substituição de pastilhas de travões, às quais procedi de seguida.Sendo que é do conhecimento da Peugeot que este é um problema que afeta os veículos deste e outros modelos, fazendo a revisão na marca sem indicação de anomalias relacionadas com este problema e cumprindo o previsto no plano de manutenção, considero que a Peugeot deve ser responsabilizada pela resolução deste problema. Mais grave ainda é ter posto em causa a minha segurança e da minha família devido a esta avaria! Reparei ainda que o meu plano de manutenção na App MyPeugeot teve uma alteração entre a tarde e a noite de 8/03/2024, antecipando a necessidade de substituição do kit distribuição para os 7 anos ou 125000km. Reparei também que no livro de garantias e reparações, o índice faz referência a recomendações de manutenção na correia de distribuição, no entanto, as páginas indicadas nada têm que ver com este assunto, o que evidencia a omissão de informação relativamente a este tema.Exijo responsabilização por parte da marca, e irei até à última instância, se necessário judicialmente, para que a Peugeot se responsabilize por este defeito. É inadmissível que a correia de distribuição de um veículo com 8 anos, 117000km, utilização normal e com revisões efetuadas na marca tenha este comportamento e consequentemente provoque danos irreversíveis no motor do veículo.Tendo conhecimento que foram recolhidos milhares de veículos em França em virtude do mesmo problema, questiono o motivo para que a mesma ação não tenha sido tomada em Portugal, revelando um descaso completo para com todos os proprietários de veículos dos modelos afetados. Devido a estes constrangimentos que não são consequentes de uma utilização negligente da minha parte, encontro-me neste momento condicionada pelo facto de não ter viatura, o que acarreta implicações e encargos diários até à resolução deste problema. Envio informação que fundamenta o acima exposto:https://www.actualidadmotor.com/pt/modelos-de-grupo-psa-chamados-problemas-t%C3%A9cnicos-de-revis%C3%A3o/Comissão Europeia - Notificação_A12_01504_20_en - Notificação_A12_01505_20_enhttps://www.caroom.fr/blog/psa-reconnait-un-probleme-de-fiabilite-sur-son-1-2-puretech-7315.htmlhttps://www.fiches-auto.fr/articles-auto/rappels-constructeurs/s-2398-rappel-des-12-puretech.php