Em 2015 adquiri, no concessionário Santogal Mini na Praça de Espanha, um automóvel novo de marca Mini matrícula 71-PR-61, cujo conta-quilómetros indica à data de hoje um total de 48.000 mil quilómetros. No dia 1 de junho de 2022 verifiquei que o carro deixou de passar mudanças (caixa automática) e começou a indicar algumas mensagens de erro no computador de bordo, com informação para circular a baixa velocidade e me dirigir a um concessionário. Como, entretanto, a marcha atrás deixou de entrar optei por chamar a assistência em viagem e mandei o carro para esta oficina:Santogal L - BMW Rua do Proletariado, 17 2790-045 Carnaxide No dia seguinte fui contactado a solicitar o envio das faturas das revisões dado que no histórico da oficina não encontravam todas as faturas das revisões informei que algumas das revisões foram feitas noutro concessionário autorizado (MIDAS) uma vez que eram simples revisões anuais de trocas de óleo. Depois de alguma insistência minha para o diagnóstico do problema apenas me transmitem o seguinte, telefonicamente:A caixa não tem reparação e a troca por uma caixa nova fica em aproximadamente 9.000€. Nesse dia disse-me que não faziam reparações de caixas de velocidade.Depois de eu reclamar por achar a situação inaceitável foi-me transmitido o seguinte:Reparação da caixa de velocidades terá um custo aproximado de 4.000€! Esta informação foi-me prestada sempre por telefone e recusaram enviar-me por escrito, mesmo após insistência minha. Perguntei como foi feito o diagnóstico do problema e disseram que foi feito através dos erros no computador de bordo pois não estavam autorizados para abrir a caixa de velocidades. Como achei esta situação pouco clara, e não estarem de boa-fé no processo, optei por retirar a viatura das instalações deste concessionário. Deste modo, o facto de me ter sido transmitido que recusavam assumir um defeito na caixa de velocidades com a justificação de que já estava fora de garantia e que as ultimas duas revisões não foram efetuadas na oficina MINI, não tem qualquer cabimento, dado que foram feitas em oficina autorizada e reconhecida por todas as marcas (MIDAS) mantendo garantia oficial, e também porque para estes Kms e idade do carro não estava no plano de manutenção qualquer intervenção à caixa de velocidades, pelo que não podem alegar esses factos para se descartarem de alguma anomalia na caixa de velocidades, ainda por cima não abriram a caixa para validar o que se passava e deram um diagnóstico pelos erros do computador quando existem muitos relatos de outros clientes com problemas nestas caixas de velocidades. Assim sendo, venho por este meio exigir que, no prazo de 15 dias, procedam à reparação do veículo, entrando em contacto comigo para articular essa reparação. Caso o problema não seja solucionado, irei proceder á reparação do mesmo às minhas custas, dado que necessito do veículo para circular, e comunicarei o sucedido às entidades competentes e recorrerei a todos os meios à minha disposição para defender os meus direitos enquanto consumidor.