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Debito posterior não esclarecido

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. R.

Para: KLASS WAGEN PORTUGAL

25/06/2025

Exmos. Senhores, Conforme vários contatos por e-mail, com respostas pouco empáticas e que me suscitaram dúvidas, venho desta forma reclamar do seguinte: Aluguei uma viatura nas vossas instalações, em 27 de maio, com a proposta de Seguro mais cara que paguei até hoje. Ou contratava o v/ Seguro, ou teria que deixar uma caução de 1.800€, o valor da franquia. Acrescento, que esta caução, é também a mais cara que me foi pedida até hoje. E estou a alugar viaturas do mesmo nível todas as semanas. Pelo valor da caução exigido, tive que optar pelo seguro, que seria á partida facultativo. Sublinho que o valor máximo que deixei de caução até hoje na concorrência foi de 600€. Para que se tenha uma noção dos valores que estamos a falar. E sempre aluguei carros "pequenos" (Fiat 500, Toyota Yago, etc). Mas até aqui, ok. São as vossas condições, e só aceita quem quer, e eu não vou aceitar mais. A minha indignação veio posteriormente com o seguinte: Todos os documentos de reserva e contrato (15 páginas) foram enviados por mail, exclusivamente em Inglês. Questiono desde já os Juristas da DECO (associado nº 657277-05) se existe fundamentação legal para esta prática junto de um consumidor final. Ao contrário do que me foi respondido, eu nunca acordei com ninguém a documentação em Inglês. Depois, no dia 24 de junho, sou surpreendido com um débito de 15.96€, alegadamente pelo aluguer diário do aparelho de "Via Verde" de 2,23€/dia... Acontece que eu apenas passei uma única vez numa SCUT na A33, que pode ser paga sem qualquer aparelho, e portanto, não faz sentido alegarem o uso deste aparelho, e muito menos obrigarem-me a pagar o seu aluguer todos os dias, sem o utilizar. Trata-se de um acessório que está no carro, que nem sequer o posso retirar, e portanto, não tenho outra opção. A resposta da Klasswagen, é que esta informação consta no contrato, em Inglês, que só recebi quando já tinha a viatura, apesar de ter rubricado um écran de Ipad no balcão. Acontece que esta informação não consta claramente nas condições da Klasswagen, que recebi no momento da reserva, feita através da plataforma Rentalcars (print em anexo). E também não é prática corrente no mercado. Questão: não estaremos aqui perante um procedimento algo "abusivo" para com o consumidor final? Peço ajuda junto da Defesa do Consumidor. E á Klasswagen, que reanalise a questão. Cumprimentos. João Rodrigues

Mensagens (1)

KLASS WAGEN PORTUGAL

Para: J. R.

09/07/2025

Olá, Sr. Rodrigues, Muito obrigado por nos ter informado sobre a sua situação. Muito obrigado por ter dedicado o seu tempo a escrever uma reclamação. Permita-me explicar: Primeiro, em relação ao valor do depósito: cada empresa de aluguer de automóveis decide quanto precisa de bloquear como depósito de segurança. O mais importante é deixar isso bem claro desde o início. Fez esta reserva utilizando um site intermediário e, com certeza, informaram exatamente quanto dinheiro será bloqueado no seu cartão de crédito à chegada. É muito importante saber que a Klass Wagen nunca obrigará ninguém a escolher entre bloquear o depósito ou contratar um seguro local. Fazemos o possível para explicar tudo sobre ambos e, no final, a escolha é sempre do cliente. Relativamente ao aluguer pela Via Verde: Os regulamentos da Via Verde também estão disponíveis no site do intermediário. Além disso, todas as informações necessárias também estão disponíveis no nosso site: 2.10 Portagens Eletrónicas em Portugal Depósito de Segurança Reembolsável para Portagens: 150 euros. A Caução Reembolsável é apenas um depósito temporário no cartão aceite. No prazo de 30 dias após a devolução do veículo, caso não existam Portagens, a caução será devolvida à conta do CLIENTE. A LOCADORA oferece ao CLIENTE a opção de alugar um dispositivo Via Verde válido para todas as autoestradas de Portugal, que lhe permite pagar as portagens após a devolução do VEÍCULO. De acordo com o Decreto-Lei n.º 84-C/2022 e a Portaria n.º 190/2013 (Artigo 27.º), o aluguer do dispositivo eletrónico, denominado Via Verde, é agora obrigatório. O custo do aluguer do dispositivo Via Verde é de 2,23 euros/dia, máximo de 22,30 euros/aluguer (IVA incluído). Se o CLIENTE continuar a utilizar o dispositivo Via Verde (comprovativo da declaração enviada pela Via Verde), ao custo das portagens, da sua responsabilidade, será acrescido o custo do dispositivo, conforme acima explicado. A cobrança das portagens e do dispositivo Via Verde será efetuada a partir da Caução no prazo máximo de 30 dias a contar da devolução do automóvel. Todos os carros da frota estão equipados com um dispositivo OBU, instalado no pára-brisas, que facilita o transporte em auto-estrada. É expressamente proibido ao CLIENTE desmontá-lo ou alterar o local de instalação. É expressamente proibido ao CLIENTE utilizar os seus próprios dispositivos no carro alugado. Caso a LOCADORA verifique a falta do dispositivo no momento da devolução, o CLIENTE pagará uma taxa de 50 euros, conforme especificado no Anexo 1 – Custos de penalização dos presentes Termos e Condições de aluguer. Pode sempre optar por pagar as portagens por si próprio, e o aluguer do dispositivo não será cobrado. No entanto, no seu caso, houve uma portagem que não pagou e o dispositivo está registado, o que significa que estava a utilizá-lo. Neste caso, o aluguer deverá ser cobrado. Espero ter esclarecido as coisas. Atenciosamente, Equipa Klass Wagen Bianca Iasmina Mocanu Portugal Team leader Customer Care Departament


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