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Crédito habitação

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

E. C.

Para: Caixa Geral de Depósitos

03/02/2021

Emidio José Verdades Correia (cabeça de casal) Largo Filinto Elísio 13 – 7º F 2805 – 141 Almada NIF: 198 942 656 Conta Caixa Geral de Depósitos (Faculdade-Monte da Caparica): 029 800 717 090 0 Telemóvel: 967 523 959 emidio_correia@hotmail.com Assunto: Conflito em processo de empréstimo habitação Exmo. (s) Sr.(s) Após tomar a decisão conjuntamente com a minha esposa de adquirir nova habitação e contrair empréstimo habitação para o efeito contactei a agência da Caixa Geral de Depósitos em Moura. Conforme solicitado no balcão disponibilizei todos os documentos necessários para avançar com o processo de contratação de crédito. Concluída a entrega da documentação viria a receber um parecer positivo no dia 26/10/2020 via telefone informado pela funcionária que conduzia o processo. Tendo em conta que o empréstimo se considerava aprovado nesse mesmo dia avancei com o pagamento do sinal junto do proprietário do imóvel a adquirir, facultando a quantia de 2500 EUR através de transferência bancária nacional a partir da minha conta CGD. Entretanto foram-me debitadas da minha conta CGD as custas de processo (encargos) em 04/11/2020 no valor de 239.20 EUR e em 10/11/2020 são cobrados da avaliação (encargos) 301.60 EUR. Já com todo o processo aprovado e em conclusão no início de Janeiro de 2021 foi-me solicitado que facultasse fotocópias dos cartões de cidadão dos intervenientes no processo de compra-venda para que fossem preenchidas as minutas da escritura. Duas semanas depois, em meados de Janeiro, depois de um silêncio por parte do banco resolvo visitar pessoalmente o balcão CGD Moura e é nesse momento que me é solicitada a apresentação de um documento que comprove um vínculo laboral efectivo sob a pena do empréstimo não se concretizar. Tendo em conta que o processo decorreu dentro da normalidade entregando nós interessados toda a documentação solicitada pela entidade bancária é de todo lesivo que após o decurso de várias fases que implicaram custos para os contratantes do crédito, venha agora a entidade solicitar um documento que nunca havia solicitado, nomeadamente um documento comprovativo de vínculo de laboral efectivo (apenas da cabeça de casal). Referir que nunca da nossa parte foi dito que detínhamos vínculo laboral efectivo mas sim que eu (Emidio) beneficiava de uma prestação mensal atribuída pelo Pole Emploi do Estado francês pelo período de 3 (três) anos e que a minha esposa trabalha a contrato numa instituição local. Atendendo a toda esta situação, à qual somos inteiramente alheios, o volte-face, entre despesas bancárias e não devolução do sinal por parte da vendedora causou –nos um prejuízo total de 3040.80 EUR sem contabilizar as horas de trabalho despendidas no tratamento de documentação. Quando confrontadas com a situação a responsável de balcão e a funcionária que conduziu o processo as mesmas ilibaram-se de responsabilidades alegando que o sinal de compra foi entregue ao vendedor antes do suposto lançamento das cartas de aprovação no dia 28/10/2020. Contudo o pagamento dos 2500 EUR de sinal foi efectuado no dia 26/10/2020 após um contacto telefónico por parte da responsável pelo processo, como mencionado acima, pelo que deve a entidade bancária responsabilizar-se. O registo de chamadas poderá ser averiguado e atestado no sistema de chamadas do banco e poderão constatar ainda que a transferência do sinal é afectuada justamente após a chamada. Desta forma e conforme o exposto vimos pelo presente exigir a resolução desta situação de forma a reparar todo o transtorno económico e financeiro causado ao nosso agregado familiar. Quer-se com isto dizer que não aceitamos o desfecho da situação, pretendendo-se desta forma que a entidade bancária se responsabilize pela restituição do valor em prejuízo ou se digne a avançar definitivamente com o processo de empréstimo e compra. Melhores cumprimentos Emidio Correia Sónia Correia

Mensagens (3)

Caixa Geral de Depósitos

Para: E. C.

02/03/2021

Exmos. Senhores,No seguimento do V/ mail infra, informamos que a resposta à reclamação em apreço vos foi enviada, em 2021-02-18, conforme anexo.Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos cumprimentos.[cid:image002.jpg@01D4B261.33354D10]Direção de Organização e Qualidade.www.cgd.ptAntes de imprimir esta mensagem, pense no meio ambiente.Este e-mail, assim como os ficheiros eventualmente anexos, é reservado aos seus destinatários, e pode conter informação confidencial ou estar sujeito a restrições legais. Se não é o seu destinatário ou se recebeu esta mensagem por motivo de erro, solicitamos que não faça qualquer uso ou divulgação do seu conteúdo e proceda à eliminação permanente desta mensagem e respetivos anexos.Caixa Geral de Depósitos, S.A. Sede Social: Av. João XXI, 63, 1000-300 LISBOA Capital Social 5 900 000 000 Eur C.R. comercial Lisboa Matrícula 2900 Contribuinte IVA PT 500 960 046

E. C.

Para: Caixa Geral de Depósitos

03/03/2021

Boa tarde, não posso aceitar a vossa decisão , pois sinto-me lesado e enganado. O crédito foi aceite , paguei as respetivas despesas de processo depois de me terem dito que só pagaria as despesas de processo se o parecer fosse favorável, as cartas de aprovação de crédito saíram e de seguida paguei as despesas de avaliação do imóvel que foram debitadas pela CGD sem falar no valor do sinal que foi dado ao proprietário do imóvel posteriormente à aprovação do crédito, ao fim de 3 meses vêem me dizer que o crédito não pode ser concedido . Alguém da CGD fez asneira e não assumem a responsabilidade, só pedimos que nos devolvam os valores que pagamos, pois não temos responsabilidade pelo sucedido e somos os lesados. Sem outro assunto de momento

Caixa Geral de Depósitos

Para: E. C.

16/03/2021

Assunto: Crédito ImobiliárioN/ Referências: 01921003630S/ Referências: CPTPT01187324-44Exmos. Senhores,Informamos que, em 2021-03-15, remetemos a EMIDIO JOSE VERDADES CORREIA, a resposta relativa à reclamação mencionada em assunto, apresentada por V. Exas. em seu nome.Apresentamos os melhores cumprimentos,[cid:image002.jpg@01D4B261.33354D10]Direção de Organização e Qualidade.www.cgd.ptAntes de imprimir esta mensagem, pense no meio ambiente.Este e-mail, assim como os ficheiros eventualmente anexos, é reservado aos seus destinatários, e pode conter informação confidencial ou estar sujeito a restrições legais. Se não é o seu destinatário ou se recebeu esta mensagem por motivo de erro, solicitamos que não faça qualquer uso ou divulgação do seu conteúdo e proceda à eliminação permanente desta mensagem e respetivos anexos.Caixa Geral de Depósitos, S.A. Sede Social: Av. João XXI, 63, 1000-300 LISBOA Capital Social 5 900 000 000 Eur C.R. comercial Lisboa Matrícula 2900 Contribuinte IVA PT 500 960 046


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