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Corrente Partida Mini Cooper D Clubman 1.6

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. C.

Para: BOMCAR

07/03/2019

Como proprietário da viatura Mini Cooper D Clubman 1.6, com a matrícula 10-OL-49, adquirida a 5 de Março de 2014 no concessionário BMW - Bomcar de Leiria, informo que aos 109.879 kms a minha viatura avariou em plena auto-estrada no passado dia 18/02/2019, foi levada para o serviços oficinais da Bomcar de Leiria, ao que pedi um diagnóstico ao que supostamente aconteceu, onde me foi dito por parte do técnico, que a viatura teria partido a corrente de distribuição e que teria de pagar a reparação no valor (x).Sempre cumpri todo plano de manutenções do fabricante, inicialmente nas oficinas da Bomcar e ultimamente nas oficinas Bosch Car Service, junto da minha área de residência, pelo motivo que não tenho disponibilidade horária, para perder uma manhã / tarde para me deslocar a Leiria para fazer as manutenções, sendo-me mais cómodo, deixar o carro na oficina oficial Bosch que tenho aqui junto da minha residência, ao que tenho como comprovativo, todas as facturas dos serviços efectuados por ambas as oficinas (Bomcar e Bosch).Estou estupefacto com esta situação, uma vez que a viatura tem apenas 109.879 kms, segundo as indicações da marca, e confirmação que tive por parte de várias empresas BMW a nível nacional, é feito um teste a este componente do motor, entre os 150.000 e 200.000 kms, de acordo com o plano de manutenção do fabricante. O meu carro com apenas 109.879 kms, ainda não estava dentro da quilometragem exigida para ser feito qualquer teste/substituição dos componentes da corrente, que acabou por partir!Gostaria de saber qual a justificação que a BMW como representante da MINI tem a dizer perante esta situação, ao que já expus a minha situação à BMW Portugal, através do email (info@mini.pt), ao que continuo aguardar uma resposta por parte desta entidade desde o dia 28/02/2019. Acho uma injustiça a Bomcar exigir-me que seja eu assumir com uma reparação deste valor, se o fabricante de cada marca de automóveis quando faz um plano de manutenções dos seus veículos, está a dar uma garantia de durabilidade de um componente do veículo e indicação para que o futuro proprietário desse mesmo veículo, tenha a atenção, que deve fazer essa intervenção quando chegar essa quilometragem / nº anos.Se a quilometragem tivesse sido ultrapassada, poderiam negar as responsabilidades do concessionário, alegando que o proprietário é que não tinha realizado a manutenção recomendada pelo fabricante, o que não foi o caso, uma vez que o carro ainda não atingiu sequer a quilometragem recomendada pelo fabricante, para ser submetida a testes a dita corrente.O carro continua em parque das oficinas da Bomcar de Leiria, sem ser reparado, pois não estou para assumir com esse encargo injustamente fiz também uma reclamação via email à Bomcar, no dia 27/02/2019, ao que me responderam ontem via email, o Sr. José Hingá, (responsável após-venda)......Boa tarde Sr. Daniel Feteira Compreendendo a espectativa de V. Exa. em relação à possibilidade da marca efetuar a reparação necessária, ao abrigo das condições de Garantia, lamentamos informar que tal não será possível.A viatura por vós adquirida tem uma garantia legal dada pelo fabricante MINI contra defeitos de fabrico por um período de 2 anos a partir da data de matricula sem limite de quilómetros, esta garantia terminou em 5 de Março de 2016 ou seja há cerca de três anos.Como outros componentes que sofrem desgaste, não existe uma quilometragem exata definida para a substituição das correntes de distribuição pois o seu desgaste também depende das condições de utilização e das manutenções efetuadas, (quer atempadamente quer com a utilização dos materiais corretos).Essa necessidade de substituição é detetada pela evidência de um ruído de raspar durante o funcionamento do motor ou verificada medindo o alongamento das corrente.Como referi é durante as operações de manutenção que se poderá verificar a necessidade da sua substituição, situação que não poderemos de modo nenhum comprovar pois as manutenções não têm sido efetuadas nas nossas instalações nem na rede oficial MINI.Embora estando fora do período legal de garantia existem mecanismos de apoio que podem de algum modo reconhecer a fidelização do cliente e traduzir-se numa eventual cortesia pela relação comercial existente. Situação que a vossa viatura infelizmente não cumpre pois não tem uma manutenção regular na rede oficial BMW / MINI. Desde Fevereiro de 2016 que a vossa viatura não realiza qualquer serviço na rede oficial.Lamentamos assim não poder satisfazer a vossa pretensão de assumir os custos desta reparação ou ter qualquer apoio por parte da marca pelas razões que atrás referi.Poderemos no entanto, caso estejam interessados, dar um orçamento para uma eventual reparação para a qual teremos uma atenção comercial sobre a forma de desconto em peças e mão de obra...Depois de ler este email, resta-me questionar...que ruído? Que sintoma poderia detectar, se a viatura sempre trabalhou na perfeição, a última revisão completa foi efectuada foi aos 93.335 kms, em Dezembro de 2018, aos 107.160 kms foi substituído os discos, pastilhas e avisadores, cumprindo novamente todas as necessidades de manutenção da viatura, a trabalhar nunca fez qualquer barulho estranho/ruído como este sr. refere...imagino se os minis fazem este teste à corrente entre os 150.000 kms e 200.000 kms, a barulheira que não devem de fazer...se o meu com 109.879 kms, este sr. já diz que devia de fazer ruídos...como é que não andaram os outros carros por aí! Atenção esta informação do teste da corrente foi me confirmada por várias oficinas BMW...e todos informam que só fazem um check up à mesma a esta quilometragem...


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