Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa ao aspirador robot da marca Xiaomi que adquiri em dezembro de 2022.
Em dezembro de 2023, ainda antes do final do período de garantia, o produto apresentou um defeito: ao iniciar um programa de limpeza, o aspirador desligava-se ao sair da base de carregamento, obrigando-me a colocá-lo manualmente na base para reiniciar o processo.
Comuniquei-lhes o problema de imediato, solicitando a reparação do aparelho. Após cerca de 15 dias, o aspirador foi-me entregue reparado.
No entanto, o problema voltou a surgir: o aspirador iniciava o programa de limpeza, mas por vezes parava a meio do processo e não deitava água no modo mop.
Comuniquei-lhes novamente o problema e o aspirador foi novamente reparado, com a substituição do depósito de pó e água.
Mais uma vez, o aspirador apresentou um defeito: não carregava a bateria. A base de carregamento foi trocada devido a oxidação, e desta vez foi-me cobrado um valor pelo serviço, aproximadamente 58€
Resumindo, o aspirador já foi enviado para reparação por quatro vezes, sempre com o mesmo problema de não carregamento da bateria. Neste momento, foi me apresentado um novo orçamento de aproximadamente 55€, pois foi identificada oxidação nos contatos do aspirador.
Considerando que se trata de um aparelho autónomo que se liga e desliga sozinho, percorrendo a casa sem intervenção humana, a oxidação nos seus contatos levanta a questão de um possível vício de fabrico. É de estranhar que, mesmo com uma nova base de carregamento, a oxidação reapareça em menos de 2 meses. E pela reparação já estariam cobrando-me 50% do valor de venda do produto.
Com base no exposto, exijo a reparação imediata do produto defeituoso, ao abrigo da garantia legal, sem quaisquer custos adicionais para mim.
Agradeço a vossa atenção para este assunto e aguardo uma resolução célere do mesmo.
Com os melhores cumprimentos,