Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente a uma cobrança indevida de uma subscrição Prime Plus que me foi feita pela empresa eDreams no dia 19/09/2024, no seguimento de uma reserva que efetuei através da dita plataforma (referência nº 19027903798).
No dia 18/09/2024, fiz uma reserva de um voo Lisboa-Dublin através do meu computador profissional, pelo que estava ligada à minha conta Google profissional (que nunca tinha utilizado para efetuar reservas na eDreams). Foram-me apresentados dois preços diferentes para estes voos: um preço normal, e um preço reduzido que poderia ser obtido através de uma subscrição Prime. Ao selecionar esses voos, foi-me apresentada uma mensagem que indicava que tinha direito a um período experimental de 15 dias dessa subscrição Prime, e para confirmar se tinha efetivamente direito a essa oferta, avancei com a reserva e até ao final foi-me indicado que pagaria apenas o preço mais reduzido dos referidos voos, e a subscrição Prime estava refletida a 0,00€ na fatura respetiva.
Ora, a única razão pela qual eu fiz esta reserva com a eDreams e não com outra plataforma foi, precisamente, porque no seu website me foi mostrado um preço reduzido, justificado pela oferta de um período experimental do plano Prime. Foi esta a condição pela qual me guiei e que aceitei para reservar os voos através da eDreams, visto que eu, enquanto utilizadora, acredito no que me é apresentado no momento do ato da compra. Inclusivamente, o e-mail de confirmação que recebi após a reserva indica efetivamente que o custo "eDreams subscrição Prime" foi de 0,00€.
No entanto, no dia seguinte (19/09/2024) e sem qualquer tipo de tentativa de contacto ou pré-aviso por parte da eDreams, recebo uma notificação da minha conta PayPal a informar que me foi debitado o valor de 89,99€ pela eDreams, que se trata do preço de uma subscrição Prime Plus. Cerca de 8 horas depois, recebo um e-mail da eDreams a indicar que me cobraram porque eu já tinha usufruido antes de um período experimental, conforme o excerto abaixo:
"No entanto, ao rever os nossos registos, verificámos que já usufruiste de uma subscrição Prime experimental gratuita na eDreams. O primeiro período experimental começou em 2024-01-31 e esperamos sinceramente que tenha sido benéfico para ti. De acordo com os nossos Termos e Condições Prime*, só podes usufruir de um período experimental gratuito, pelo que activamos a tua subscrição Prime, assegurando um acesso ininterrupto aos benefícios Prime. Esta ativação reflecte o nosso empenho em proporcionar-te valor e comodidade contínuos nas tuas viagens.
Aviso de cobrança da subscrição
De acordo com as nossas regras, cobramos-te a taxa de subscrição Prime Plus no valor de 89,99 €.”
Verifiquei ser verdade que na data indicada eu usufruí efetivamente de um período experimental do Prime na minha conta pessoal da Google, portanto não o neguei. No entanto, este comportamento e gestão da situação por parte da eDreams foi altamente desonesta e errada. A verdade é que eu acreditei mesmo que tinha direito a um outro período experimental, pois foi o que me foi apresentado no website. Se eu enquanto cliente vejo um preço e faço uma reserva com sucesso aceitando as condições que naquele momento me são apresentadas, sem na altura me ser questionado algo contra, a empresa não pode simplesmente decidir no dia a seguir reverter essas condições e cobrar-me algo que eu não pretendi subscrever antes de sequer me tentar contactar. Compreendo que não tenho direito a dois períodos experimentais e não foi nunca isso que pretendi obter, porém tratou-se de uma situação insólita de utilização de contas de e-mail diferentes que levou a este equívoco e falha de comunicação.
Por esta razão, no próprio dia 19/09/2024 contactei a linha de apoio da eDreams a explicar a situação e a exigir o reembolso integral desta cobrança indevida (89,99€), bem como o cancelamento da subscrição, porque foi, de facto, uma situação de engano e sem intenções erradas da minha parte. Nesse primeiro contacto, a agente de suporte indicou-me que, em sistema, não conseguia proceder ao reembolso, pelo que me sugeriu recorrer a uma outra via de contacto para solicitar apoio, nomeadamente através do preenchimento de um formulário da página de Customer Support do website da eDreams, onde expliquei novamente a situação e solicitei a compreensão e apoio por parte da eDreams na resolução da situação, referindo até que estaria disposta a que cancelassem a minha reserva se entendessem que seria justo, visto que foi feita com base em preços da subscrição Prime, e com isso devolver-me o dinheiro na íntegra incluindo o que foi cobrado pela subscrição, de forma a tentar propor uma solução justa para ambas as partes.
Infelizmente, a resposta que obtive por parte da eDreams foi de uma falta de interesse e compreensão absolutamente descabidas. Não só se recusaram a demonstrar a flexibilidade necessária para gerir uma situação de carácter excecional de um cliente, como ainda assumiram e argumentaram que eu já sabia dos termos e condições e que, portanto, sabia o que estava a fazer quando efetuei a reserva com o período experimental de oferta que me foi apresentado, logo não teria direito a qualquer reembolso. Esta posição é de uma falta de profissionalismo abismal. Ao contrário do que dão a entender, eu não quis em momento algum agir de má fé, porém tive sim alguma ingenuidade pois acreditei que tinha direito a algo que me estava a ser mostrado, ingenuidade essa da qual a eDreams se aproveitou imediatamente sem qualquer hesitação e sem sequer me tentar contactar primeiro. Não é assim que se comunica com um cliente. Portanto, não estou disposta a pagar por uma subscrição que nunca quis comprar.
Não me pode ser exigido que eu saiba os termos e condições de cor, se aquilo que me é apresentado como preço final é aquilo em que eu acredito e que eu aceito pagar, pelo que a eDreams não pode simplesmente assumir que eu fiz esta subscrição propositadamente e decidir cobrar-me a subscrição sem sequer tentar comunicar comigo. Conforme já indicado, eu estava conectada com a minha conta profissional e foi por isso que me foi disponibilizado o período experimental de 15 dias, eu enquanto utilizadora e cliente acredito no que me é mostrado e foi essa a razão pela qual acreditei que tinha, efetivamente, direito a um outro período experimental. Protestei uma vez mais à resposta que me foi dada, porém a segunda comunicação foi semelhante.
A eDreams recusou-se, em ambos os momentos, a efetuar o reembolso dos 89,99€ e é essa a razão pela qual pretendo apresentar esta queixa formal contra a atitude errada da empresa, da qual eu sou cliente há vários anos mas que, tendo em conta o ocorrido, deixarei claramente de ser.
Agradeço a atenção e a justa resolução do caso, esperando a melhor colaboração das entidades envolvidas.
Muito obrigada desde já.
Melhores cumprimentos