Exmº Srs: Na qualidade de esposa de Ricardo Jorge Esteves Alegria, contribuinte nº 205069428, detentor de Contrato de Fornecimento de Gás Natural com o Comercializador Galp Energia desde Fevereiro de 2017, com o nº 90716000, venho por este meio manifestar o meu descontentamento perante a situação que a seguir vou descrever:No dia 24 de setembro de 2018, recebo um e-mail com pré-aviso de corte, relativo a uma fatura por pagar, que só mais tarde percebi ser do ano anterior. O meu marido já tinha mencionado ter recebido um sms com informação de fatura em atraso, mas ignoramos, pensando tratar-se de um erro/fraude, pois para além de termos o pagamento a debito direto, e eu saber que as contas estavam todas liquidadas, o valor que era apresentado como estando em atraso não correspondia a nenhuma das nossas ultimas faturas. Apenas depois de receber o e-mail é que fiquei de facto intrigada, e recorri à linha de apoio ao cliente para esclarecer. Pedi então ao operador que me enviasse uma 2ª via da fatura em atraso e só depois de a receber percebi:Em primeiro lugar que se tratava de uma fatura com precisamente 12 meses, enviada em setembro de 2017, relativa ao período de faturação de 19/07/2017 a 24/09/2017 Em segundo lugar, ao perceber de que fatura se tratava, recordei-me que nesse período do ano anterior havia ligado uma ou duas vezes para a vossa linha de apoio a questionar um atraso na receção das faturas. Na sequencia do meu telefonema fui informada que de facto existia um problema com a emissão das faturas que se deveria a uma troca/alteração de programa de faturação, e que enquanto os dados não “migrassem “todos para o novo programa, as faturas não seriam emitidas. Não conseguiriam apontar uma data especifica para resolução da situação, mas pediram para continuar a fornecer as leituras porque estas iriam ser contabilizadas quando fosse possível emitir a fatura. Assim fiz.Recordei-me também que, quando recebi a dita fatura em atraso, no dia 6/10/2017, relativa ao período de 19/07 a 24/09 de 2017, esta vinha com a ultima leitura real datada de 19/07, sendo que havia em sistema registos de mais duas leituras posteriores a essas, nomeadamente em 19/08 e 19/09 que contrariamente ao que me tinha sido dito, não foram contabilizadas, o que resultou numa fatura estimada, com um valor superior ao que era de facto o meu consumo, e que poderia ter sido evitada se tivessem tido em conta as leituras recebidas. Eu não queria uma fatura estimada. Tinha direito a uma fatura com valor real, até porque tinha enviado as leituras. No dia em que recebo a fatura e verifico essa situação, entro em contacto com a linha de apoio, onde me foi dito que iam então retificar a fatura e que receberia uma nova. Hilariamente, no dia seguinte, dia 07/10/2017, recebo uma fatura, mas exatamente igual, com a mesma estimativa e o mesmo valor! Voltei a contactar com a linha de apoio. A resposta foi a mesma: pedem-me para aguardar a emissão de nova fatura retificada. Eu aguardo e no dia 27/10/2017 recebo uma fatura (do período de 24/09 a 23/10) com a minha ultima leitura real, no valor de 0,28 cêntimos, e assumi que fosse a tão aguardada fatura retificada. Pensei que finalmente a questão estivesse resolvida! Nunca mais pensei no assunto… até receber o e-mail!Agora, depois de verificados os extratos bancários desse período, juntamente com todas as faturas e respetivos períodos de faturação, consigo de facto perceber que a fatura em questão nunca chegou a ser retificada, mesmo com dois telefonemas meus, em dois dias seguidos. a solicita-lo de forma expressa. Por conseguinte, e pela leitura que faço é que, em resposta ao meu telefonema, a fatura ficou de facto pendente e nunca chegou a ser posta a pagamento, mas, por motivos que me são alheios, também nunca chegou a ser substituída por uma fatura com os valores reais, tal como solicitei.Ora precisamente um ano depois, a Galp lembra-se de me solicitar o pagamento de uma fatura que foi, à data, emitida com valores errados – as leituras que dispõem em sistema, e as quais envio em anexo fazem prova disso – e da qual eu solicitei, em linha de apoio ao cliente, por duas vezes, a sua correção. Por lei, a Galp não pode cobrar faturas com mais de 6 meses, e por esse mesmo motivo não procedi ao pagamento da fatura em questão, sendo que descobri posteriormente – depois de me ter sido efetivamente cortado o fornecimento de gás – que deveria ter solicitado por escrito a anulação do debito.No dia em que me deparo com o corte do fornecimento, recorri mais uma vez à linha de apoio ao cliente, e depois de explanar toda esta situação, quem me atendeu foi de um profissionalismo exemplar, e resolveu (finalmente) a questão da pendencia da fatura, e ainda tratou de tudo de forma célere, para que no mesmo dia me fosse feita a religação do gás. E foi! O Assunto ficou resolvido!Agora (mais uma vez) para meu espanto, na ultima fatura que recebi, em 31-12-2018, referente ao período de 13/11/2018 a 24/12/2018, deparo-me com a imputação dos custos de corte e religamento de energia, no valor de 47,33€ (+Iva)!Então a Galp erra comigo:1) Quando se atrasam no envio das faturas de mais de 2 meses 2) Quando, depois desse atraso, não tem em conta as leituras por mim envidas nos dias estabelecidos, e emitem uma fatura estimada de valor superior ao real3) Quando, na altura, depois de alertados para esse facto, não procedem a retificação da fatura e enviam, com diferença de um dia, a mesma fatura com os mesmos valores, o que chega a parecer anedótico não tivesse eu os e-mails4) Quando, depois de alertados pela 2ª vez, não procedem novamente a alteração da fatura em questão5) Quando tentam cobrar uma fatura com mais de 6 meses, precisamente um ano depois para fazer corresponder ao mês atual, o que num primeiro olhar induz em erro o cliente6) Quando perante o meu descontentamento após verificar que já haviam ultrapassado o prazo de cobrança, nada fazem para anular a pendencia7) Quando mesmo assim procedem ao efetivo corte de fornecimentoE, com esta serie sucessiva de erros, ainda me imputam os custos de corte e ligação de fornecimento??? Venho assim por este meio, com base em tudo o que aqui tentei explicar, juntamente com todos os dados que dispõem em sistema, desde todos as leituras por mim fornecidas nas datas estipuladas aos contactos telefónicos com a linha de apoio ao cliente, solicitar a anulação dos custos de corte e fornecimento de energia, pois por todos estes motivos que enumerei, não considero serem da minha responsabilidade.Sem mais assunto, encontro-me ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.Com os melhores cumprimentos:Patrícia Tavares 917920173 / tixxa_sv@hotmail.com