Venho por este meio comunicar V.Exca. que:No passado dia quinze de junho, pelas 16h30m, o paciente Sérgio Amaro Ferreira de Castro Bastos deu entrada na receção de internamento para uma cirurgia cardiovascular do membro inferior esquerdo, sob comando do Prof. Dr. José Oliveira Pinto, prevista nesse mesmo dia às 19h30m. Cumprindo as formalidades de termos de responsabilidade, conhecimento do dito pacote de serviços da cirurgia com internamento e pagamento do mesmo num valor de 1710,20€, ainda questionei a gestora de cliente de no caso de ter alta ainda no próprio dia, pudesse reaver parte desse valor, se não ficasse internado. A gestora disse que esse valor do pacote incluía todo o serviço, independente de ficar ou não internado, acrescentando ainda que as despesas do serviço agendado estavam fechadas com este pagamento. Neste processo foi ainda solicitado um contacto telefónico de um responsável para eventual necessidade, ao qual dei o da minha esposa (que me acompanhava).Entretanto dei entrada no quarto destinado e cumpri todos os procedimentos pré-operatórios dados pelo enfermeiro de serviço.No momento de ida para a sala de recobro, na preparação para entrar no bloco operatório, fui sucessivamente abordado pela médica anestesista, médico cirurgia vascular (José Pinto) e enfermeiro, percebendo que o atraso intervenção se devesse a um impasse sobre o histórico de cardiologia. Nessa demora informei que o médico cardiologista do grupo Trofa Saúde de Braga Sul, Dr. João Português, me acompanha e confirma o baixo risco de uma anestesia geral face ao meu quadro cardíaco. Naturalmente que em cima de uma maca não poderia comprovar mas pedi-lhes que consultasse o boletim clínico feito pelo Dr. João Português sobre a minha situação. Perante o prolongar de mais de 30 minutos do horário previsto para entrar no bloco, aumentava a minha ansiedade face à indefinição, até que um clínico me aborda dizendo que para minha salvaguarda, após a operação, ficaria em vigilância nos cuidados intermédios (sem nunca referir acréscimos financeiros). Mediante à questão levantada, aceitei de pronto, até porque o estado de ansiedade aumentava perante tanta indefinição e prolongar do processo.Após entrada no bloco operatório, fui ainda surpreendido que levaria uma anestesia geral (quando inicialmente seria uma pequena cirurgia a laser, de ambulatório, presumindo uma anestesia local), até perder a consciência.Depois de acordar no recobro e ser transportado para a sala de cuidados intermédios, presumo que pelas 21h30, foi-me servido a refeição de jantar com bastante qualidade. Entretanto o Dr. José Pinto liga-me, transmitindo gentilmente que a operação correu bem. Com o avançar da noite, apesar de monitorizado com aparelhos de frequência cardíaca e tensão arterial, sentia cada vez maior desconforto e dores agudas nos tendões e calcanhar esquerdo, cada vez mais difícil de suportar. Infelizmente não tinha um enfermeiro permanente na sala e nas suas rondas solicitei que ajudasse e retirou uma das duas meias de compressão, e daí passei a suportar melhor o referido desconforto. Infelizmente descansei muito pouco nessa noite porque também tinha uma luz de presença frontal à minha cama e, ao longo das horas acordado percebi que o enfermeiro(a) passavam esporadicamente para monitorizar a minha situação.Pelas 8h, presumo que na mudança de turno, passou a estar um enfermeiro permanente (José Eduardo Mota) na sala de cuidados intermédios. Durante toda a manhã tive visitas regulares da médica, Dra. Vanessa Machado, que após mais pareceres emitiu uma nota de alta médica pelas 12h30m do dia 16 de junho. De seguida passei pela sala de receção do internamento a confirmar a minha alta médica e sou surpreendido com valor com um valor extra de 167,06€ referente a despesas não contempladas no acordo (pacote). Nesse momento confrontei o gestor de conta que custos adicionais eram esses quando em momento algum desde a receção de internamento e em todo o período jamais me foi transmitido. Pedi naturalmente para entrar em contacto com um responsável superior, ao qual não apareceu por supostamente estar em hora de almoço mas foi respondido por telefone à gestora de conta, que o enfermeiro chefe, Filipe Batista, me tinha transmitido na sala de recobro (minutos antes da operação) que iria ser vigiado nos cuidados intermédios e traria custos adicionais para o paciente. Essa afirmação está envolvida em muitas incongruências e revela falta de profissionalismo da pessoa em causa pelo seguinte:1.Nunca foi transmitido um valor adicional ao estipulado.2. Informar a necessidade de cuidados intermédios, antes de uma cirurgia (já de si atrasada), revela insensibilidade com o paciente, em crescente ansiedade.3. A decisão dos cuidados intermédios e do suposto valor adicional deveria ser imediatamente transmitida à pessoa responsável que me acompanhou até ao internamento (minha esposa) e deu o contacto telefónico (solicitado e registado pela gestora).Questiono ainda o serviço de cuidados intermédios:1. Não deveria estar um clínico permanente na sala de cuidados intermédios, no período noturno entre as 0h e 8h (apesar de monitorizado à distância)?Por estas ocorrências de mau serviço clínico, considero injusto exigir custos adicionais quando o paciente não foi devidamente tratado. Penso que a administração deveria certificar que tudo correu bem (e não correu), rever algumas das condutas dos seus profissionais (e prestação de serviço), antes de exigir cobranças adicionais.A saúde privada deve exigir qualidade acrescida, quando o serviço é pago e bem pago. Peço que reconsidere a cobrança exigida e tenha a humildade de a retirar (devolver) face as estas ocorrências.