Exmos. Senhores
Infelizmente e porque não é a primeira vez que acontece, tive cancelamento do voo EJU7727 (Porto →
Lyon) marcado para o dia 27 de setembro de 2025, com partida às 6:00 e com regresso a 29 de setembro
de 2025.
Eu e os restantes passageiros do mesmo bilhete fomos informados do cancelamento apenas 3 horas
antes da partida, quando já estávamos no aeroporto.
A companhia alegou no seu email de comunicação, "falta de visibilidade no aeroporto do Porto", como motivo do cancelamento.
Apesar de todos os esforços que fizemos para poder comprar bilhete naquele dia noutra companhia e inclusive no aeroporto de Lisboa, não nos foi possível devido ao número de passageiros do grupo. Éramos 7!
Para além dos valores que os bilhetes tinham a cada minuto que passava... eram cada vez mais astronómico, como já se previa.
No balcão de entendimento pouco ou nada nos disseram.
Zero alternativas...
Apenas para usar a plataforma que nos dava um voo no dia seguinte ao final da noite. O que não era viável, uma vez que a viagem de regresso estava agendada para a segunda feira ao inicio da manha.
Contudo, este episódio e as alegadas "circunstâncias extraordinárias" que tem vindo a ser um hábito nos cancelamentos da Easyjet não corresponde verdade.
Fizemos reclamação para a companhia aérea, juntamos provas de que isso não era verdade e exigimos a compensação que nos é devida pelo sucedido. A resposta foi a mesma "restrições de controle de tráfego aéreo no Porto regularam substancialmente o espaço aéreo devido às condições climáticas adversas, o que resultou em longos atrasos nos voos, pois as aeronaves aguardavam os 'slots' de espaço aéreo para operar, às vezes por várias horas, o que significou que não tivemos outra opção a não ser cancelar seu voo. Tomamos medidas razoáveis para evitar atrasos e cancelamentos de nossos voos, mantendo tripulações substitutas e aeronaves sobressalentes disponíveis em nossa rede. No entanto, nessas circunstâncias, essas opções não teriam ajudado, pois seu voo foi cancelado devido a restrições do controle de tráfego aéreo.
Contudo tal argumento é falso.
Primeiro voo da manha
Eu e os demais passageiros, confirmamos que outros voos da EasyJet e de outras companhias aéreas levantaram e aterraram normalmente no Aeroporto do Porto e
em Lyon na mesma janela horária, pelo que não existiam condições meteorológicas que impedissem
a operação do voo, como foi alegado.
Não havia vento, nem nevoeiro
Assim, expõe-se publicamente que o cancelamento não se enquadra nas chamadas “circunstâncias extraordinárias”.
Ao abrigo do Regulamento (CE) nº 261/2004, exijo, com carácter urgente: -Reembolso integral da Compensação financeira por cada passageiro, conforme a distância do voo ida e volta e o - Reembolso de despesas adicionais razoáveis e comprovadas resultantes deste cancelamento
(transporte de carro, aluguer de parque de estacionamento, reservas não utilizadas) — cfr anexei os
respetivos recibos e confirmações,
Número(s) de bilhete: S532, S533, S534, S535, S536, S537, S524, S525, S526, S527, S528, S529
Número de passageiros afectados: 7
Solicito que esta reclamação seja tratada com celeridade e que a easyJet proceda ao pagamento da
compensação e ao reembolso das despesas.
Não podem alegar "circunstâncias extraordinárias" quando as mesmas não existem.
Como é que é possível que nesse dia, apenas a easyjet tenha cancelado o voo para lYon às 06:00 e as outras companhias tenham levantado à mesma hora normalmente, sem nenhum outro cancelamento?
Não podem enganar os consumidores, nem oferecer preços competitivos se depois não se responsabilizam pelo não cumprimento das vossas obrigações.
Falta de tripulação, problemas de aparelho, isso é outra conversa.
Não me fico por aqui e como é meu direito, informo que já apresentei queixa à ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) e à entidade reguladora
competente, bem como ao Centro Europeu do Consumidor.
Ninguém nos paga os danos que estas situações têm na nossa vida pessoal.
Muito menos quando injustificáveis.
Irei até onde for preciso.
E como eu, outras pessoas que sintam lesadas não devem desistir pelo cansaço ou pelas burocracias.
Recorrer a meios legais, incluindo Tribunal de Pequenas Causas / acção judicial para indemnização
por danos materiais e morais, é sempre uma opção.
Agradeço a confirmação de recepção desta reclamação e a indicação do número de referência do
processo.
Com os melhores cumprimentos,