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Cancelamento de Contrato Negligênciado

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. G.

Para: LUZBOA

21/04/2021

A 8 de Março de 2021 contactei telefonicamente a empresa em causa, com a qual tenho celebrado contrato de fornecimento de energia eléctrica, no sentido de proceder ao cancelamento do mesmo a dia 1 de Abril de 2021, uma vez que iria deixar de residir no respectivo imóvel.Fui aconselhado pelo serviço de Apoio ao Cliente a fazer essa mesma solicitação via e-mail após o dia 15 de Março, por ser a altura idónea em termos de procedimento empresarial.Dia 17 de Março procedi à respectiva solicitação, obtendo resposta positiva nesse mesmo dia, após o que, nunca mais fui contactado para o efeito.Entretanto, a última factura que me foi enviada (anexada a esta reclamação) foi alvo de reclamação pela minha parte (a 8 de Março quando solicitei o cancelamento do contrato pela primeira vez, telefonicamente), uma vez que foi uma factura calculada por estimativa cuja última leitura estimada tinha valores de 35 dias atrás em relação à data da facturação, com um cálculo que estimava mais 300 KWh do que realmente tinha sido consumido (o dobro, portanto). Durante essa mesma reclamação, a atendente numa primeira fase tentou por tudo dificultar a emissão de uma nova factura com a leitura actualizada alegando que o recebimento de leituras correctivas por parte do cliente tem que ser efectuado até uma semana antes do dia de facturação (no meu caso dia 15)... Ora estávamos a dia 8 ao fim da manhã, exactamente uma semana antes daquela data.A atendente ilibou as responsabilidades da empresa sobre aquela leitura excessivamente alta, remetendo-as para a empresa E-Redes, que alegadamente não forneceu a leitura automática à Luzboa e que terá sido por essa razão que a empresa não teve acesso à leitura.(Contactei logo em seguida a E-Redes solicitando uma vistoria ao contador, que é automático, de onde se concluiu que estava a funcionar normalmente sem qualquer tipo de irregularidade).Após troca de argumentos onde ameacei começar a comunicar com a empresa através do aconselhamento da Deco (uma vez que considerava que a Luzboa estaria a agir de má vontade), a atendente lá mudou o discurso dizendo que iriam então proceder ao envio de nova factura com a leitura actualizada por mim e que a mesma iria ser enviada até ao final daquele mesmo dia para o meu endereço de e-mail (o que nunca aconteceu).Continuei a receber mensagens sucessivas no sentido de pagar a factura alvo de reclamação, via sms e e-mail...Perto do fim do mês de Março, contactei novamente a empresa Luzboa no sentido de saber como e quando se iria proceder ao cancelamento do contrato por mim solicitado, solicitando ainda que me enviassem uma factura de fecho de contrato para eu saldar todos os valores em dívida de acordo com uma leitura real.Nunca me foi enviado tal documento nem recebi qualquer comunicação nesse sentido comecei no entanto a receber mensagens de Aviso de Corte, a última das quais a 9 de Abril - ridículo, uma vez que 1 mês antes solicitei o cancelamento para dia 1 de Abril, dia em que efectivamente abandonei o imóvel.Ainda segundo informação da senhoria, o fornecimento de energia terá sido efectuado por volta de dia 2 ou 3 de Abril.O contador fica fora de casa, pelo que a empresa não necessita de aceder ao imóvel para a respectiva leitura (que aliás já terá sido efectuada aquando do corte, mas não me foi comunicada).Considero toda a actuação da empresa Luzboa uma falta de respeito para com as regras básicas de comunicação entre partes contratuais, negligenciando de forma grosseira as minhas solicitações.Pretendo pagar o que devo tendo em conta a última leitura real e um documento escrito que comprove o cancelamento do contrato bem como a inexistência de valores em dívida.

Mensagens (1)

LUZBOA

Para: R. G.

04/05/2021

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